ERC/CPR, Azores Rallye: O que mudou no ERC 2022

Por a 23 Março 2022 10:05

O FIA European Rally Championship sofreu muitas alterações para 2022. O Campeonato da Europa de Ralis, antes promovido pelo Eurosport, está agora sob a esfera de influência do WRC Promoter e, nessa condição, as suas regras e definições estão agora muito mais próximas daquelas que vigoram no campeonato principal. O calendário volta a integrar oito provas. A abertura da temporada teve lugar no passado fim de semana com o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas e prossegue, entre os dias 25 e 27 de março com o Azores Rallye. A época inclui ainda as deslocações às Islas Canarias, entre 12 e 14 de maio, Polónia, 10 a 12 de junho, Liepaja, 1 a 3 de julho, Roma Capitale, 22 a 24 de julho, Barum Czech Zlin, 26 a 28 de agosto, e ainda uma outra prova a designar.

Uma das grandes novidades de este ano é a inclusão de uma Power Stage, sempre a última classificativa do programa e que atribui pontos de bonificação aos cinco melhores, e ainda a transmissão em direto de todos os troços cronometrados, através da plataforma WRC+. Esta mediatização obriga por vezes a algumas mudanças na estrutura dos eventos pois nunca duas provas especiais podem estar a ser disputadas em simultâneo para os primeiros concorrentes na estrada. Esta necessidade levou, por exemplo, a que os troços de ligação na 56ª edição do Azores Rallye sejam maiores e que o programa se estenda por um maior período de tempo. Os ralis deverão ter entre 180 e 210 km de classificativas e não podem decorrer ao longo mais de mais de quatro dias entre o início dos reconhecimentos e a publicação da classificação final provisória.

O campeonato passou a estar desdobrado em novas competições. Para além do ERC absoluto, existem agora o ERC Open, aberto aos concorrentes com viaturas Rally2 Kit, RGT e os antigos N4, ERC3 para os pilotos que estejam ao volante de carros Rally3, ERC4, para aqueles que dispunham de veículos Rally4 e Rally5, e ainda o ERC4 Junior, destinado unicamente aos pilotos, e não aos navegadores, que se enquadrem no ERC4 e tivessem até 27 anos a 1 de janeiro.

Apesar de ter havido a intenção de mudar, o sistema de pontuação, este volta a premiar os 15 primeiros classificados mas deixam de existir pontos de bónus por etapa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado