WEC: 2022 será um ano competitivo e exigente

Por a 14 Março 2022 16:04

De olhos postos em 2023, a 10ª época do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA promete ser bastante disputada durante as seis provas do calendário. Filipe Albuquerque e António Félix da Costa mantêm-se como fortes candidatos ao título da sua classe. 

O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), organizado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), arranca no próximo fim de semana para a 10ª época, com o regresso das 1000 milhas de Sebring ao calendário, depois do cancelamento da prova nas duas épocas anteriores devido à situação pandémica. 

Pela segunda vez na história do WEC, a prova no lendário circuito dos EUA, de seis quilómetros de comprimento, marca o início da época. 

Durante a corrida de oito horas, os carros mais rápidos percorrerão uma distância de cerca de 1.000 milhas (1.609 quilómetros). Isto lança grandes desafios às equipas, aos pilotos e aos seus carros. Cerca de um terço do circuito de 6,02 quilómetros da Flórida consiste em placas de betão, que até à década de 1940 faziam parte da pista do antigo Aeródromo de Hendricks, apresentando fortes vibrações para os pilotos e carros. O circuito rápido e exigente é composto por 17 curvas, incluindo a direita de 180 graus apelidada de “The Sunset Bend”. 

No campeonato, a categoria Hypercar atraiu vários fabricantes (antigos e novos) para as corridas de resistência e o cenário para os próximos anos do WEC é entusiasmante.

As 24 Horas de Le Mans realizar-se-ão na tradicional data em junho. O calendário também apresenta pistas bem conhecidas e icónicas como Spa-Francorchamps, Monza, Fuji e Bahrein, para além do já referido circuito de Sebring. O calendário está sujeito a alterações de acordo com a evolução da pandemia.

G-Drive retirou inscrição

A G-Drive Racing confirmou no início do mês a retirada da inscrição no WEC na sequência das condições impostas pela FIA a pilotos e equipas russos e bielorrussos. 

Antes do anúncio oficial, Roman Rusinov, piloto e dono da G-Drive Racing, deu conta que, “recusei-me a aceitar as condições discriminatórias da FIA”, contra as condições impostas para poder competir internacionalmente. O mais expectável era a desistência da estrutura do campeonato mundial e do programa no European Le Mans Series (ELMS), como se confirmou mais tarde. A equipa russa, que celebraria o seu 10º aniversário no automobilismo internacional, retira a entrada do Oreca 07 Gibson LMP2 que seria pilotado por Daniil Kvyat, Rene Binder e James Allen, mas a Algarve Pro Racing, que operava o programa da equipa russa, assumiu a entrada de forma independente e inscreve o carro na primeira prova do ano, Steven Thomas a tomar o lugar de Kvyat. A inscrição nas restantes corridas do ano, será analisada prova a prova. 

Peugeot só depois de Le Mans

Há muita expectativa para ver o novo Hypercar da Peugeot, o 9X8, com estreia marcada para este ano. No entanto, a Peugeot Sport que o carro só irá para a pista após as 24 Horas de Le Mans em junho.

A Peugeot “prevê a estreia competitiva dos 9X8 após a edição de 2022 das 24H de Le Mans”, foi possível ler-se no comunicado da marca. Ainda assim, os franceses prometem estar “em Le Mans este ano com uma série de surpresas para fãs e espectadores”. 

Cada Hypercar depois de homologado, não pode sofrer alterações até 2025, sendo apenas possível utilizar cinco modificações, designadas de “EVO jokers”, sendo por isso muito importante a Peugeot ter o máximo de trabalho desenvolvido antes da homologação, por isso preferem atrasar o início da estreia competitiva do carro, mas esperando que esteja desenvolvido ao máximo. 

Olivier Jansonnie, diretor técnico do programa WEC da Peugeot, afirmou que apenas competir depois das 24 Horas de Le Mans “dar-nos-á o tempo necessário para atingirmos o nível de fiabilidade necessário. Por razões óbvias no que diz respeito aos ajustes do Balance of Performance, não teria sido possível competir nas 24 Horas de Le Mans sem primeiro realizar a corrida anterior do WEC – as 6 Horas de Spa-Francorchamps no dia 7 de maio. Desta forma, o nosso planeamento permitir-nos-á colocar todo o peso das nossas equipas e recursos por detrás das nossas próprias sessões de teste, sem a interrupção das corridas em Spa-Francorchamps e Le Mans”.

Atualizações nos Toyota

A Toyota, campeã em título do WEC, continuou o seu trabalho de evolução do seu GR010 durante a pré-temporada e garantiu algumas atualizações para o seu Hypercar.

A especificação do GR010 HYBRID de 2022 utilizará pneus e rodas de tamanhos diferentes em comparação com o ano passado. À frente, rodas de liga de magnésio de 12,5 x 18 polegadas da RAYS suportarão pneus 29/71-18’ Michelin enquanto na traseira, os pneus 34/71-18 são montados em rodas de 14×18 polegadas. A especificação 2022 substitui a opção 2021 de pneus 31/71/18 nos dois eixos. Esta alteração resultou em “pequenas modificações” na carroçaria, e uma cobertura do motor ligeiramente maior. A Toyota também ajustou as definições do motor de combustão interna em resposta à introdução de um novo combustível renovável no campeonato.

Na classe Hyperca, a Toyota terá como adversários, para já, a Alpine e a Glickenhaus Racing, que regressa ao WEC na primeira prova apenas com um carro, mas terão dois na mítica prova de Le Mans. A equipa norte-americana tentou inscrever um terceiro carro para a corrida francesa, aproveitando a reabertura das inscrições devido à saída da G-Drive, no entanto isso não foi possível. 

Do lado da Alpine, campeões de 2016 e 2019 e três vezes vencedores das 24 Horas de Le Mans em LMP2, renovaram a sua confiança na tripulação formada por Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere. A equipa pretende, tal como em 2021, que os três pilotos consigam subir ao pódio em todas as corridas. 

Em 2022 será também a oportunidade da equipa preparar o futuro LMDh, concebido a partir de um chassis Oreca e um motor da Alpine desenvolvido em Viry-Châtillon, que correrá na categoria Hypercar a partir de 2024. 

Muita competitividade nos LMP2

Como tem acontecido nos últimos anos, a classe LMP2 apresenta um pelotão de extrema qualidade. A classe serve ainda para as marcas que estão a preparar a entrada nos Hypercar para colocar os seus pilotos, o que aumenta a exigência deste pelotão.

António Félix da Costa e Filipe Albuquerque continuam na Jota e na United Autosports, respectivamente, e são candidatos fortes ao título de 2022 nesta classe. Rui Andrade, piloto angolano, também está inscrito nos LMP2 pela equipa Realteam By WRT, operada pela equipa WRT que tem aspirações à renovação do título conquistado na época passada e compete com dois carros. A WRT tem aspirações em competir na classe Hypercar num futuro próximo, mas não deverá acontecer com a Audi, que segundo um porta-voz da marca em declarações ao autosport.com, “estamos agora a fazer uma pausa de dois ou três meses no projecto. As capacidades estão a ser utilizadas de forma diferente e mais sensata neste momento”.

É também na classe LMP2 do WEC que Sebastien Ogier vai competir em 2022. O oito vezes campeão do mundo de ralis, fará a estreia na resistência em Sebring com a equipa Richard Mille Racing Team. 

Os candidatos à conquista do título nesta classe são muitos, mas a WRT, a Jota, a Prema e a United Autosports serão as equipas, à partida, que deverão andar na frente deste excelente pelotão. 

Mais inscritos no GTE AM

No pelotão de carros GT, a classe LMGTE Am apresenta mais inscritos que a classe Pro. Dois Ferrari 488 GT EVO, dois Porsche 911 RSR – 19 e um Chevrolet Corvette C8.R totalizam os carros na classe Pro, que quando comparado com os 12 carros que estarão em pista nos Am, é muito pouco. 

Nos Am destacamos a presença de Harry Tincknell e Sebastian Priaulx, pilotos da Multimatic, aos comandos do Porsche da Dempsey-Proton Racing, juntamente com Christian Ried. 

O piloto português Henrique Chaves foi inscrito para o Prologue, que se realizou na semana anterior à prova inaugural do WEC, pela Northwest AMR por precaução, caso o apelo de David Pittard ao pedido de revisão do ranking de pilotos da FIA não fosse bem sucedido. Pittard, no entanto, irá correr tendo recuperado o ranking Prata.

Calendário

Corrida Circuito País Data
1000 milhas de Sebring Sebring International Raceway EUA 18 março
6 Horas de Spa-Francorchamps Circuit de Spa-Francorchamps Bélgica 7 maio
24 Horas de Le Mans Circuit de la Sarthe França 11 e 12 junho
6 Horas de Monza Autodromo Nazionale di Monza Itália 10 julho
6 Horas de Fuji Fuji Speedway Japão 11 setembro
8 Horas do Bahrein Bahrain International Circuit Bahrein 12 novembro

Lista de inscritos para 1000 Milhas de Sebring:

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