Campeonato de Portugal de Montanha arranca com tudo para ser um dos mais competitivos de sempre
Quase seis dezenas de pilotos, muitas e boas novas “máquinas” nas diversas categorias e a garantia de discussão acesa em todos os títulos em disputa. O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2022 vai arrancar em Murça já no próximo fim-de-semana sob o signo do entusiasmo dos amantes da modalidade.
Está tudo a postos para o arranque da temporada 2022 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. O CPM JC Group é organizado por um consórcio, constituído pela APPAM-Associação dos Pilotos Portugueses de Automóveis de Montanha e pelos clubes organizadores das provas do campeonato (CAMI, Clube Automóvel da Régua, Clube Automóvel do Minho, Clube de Motorismo de Setúbal, Demoporto e Targa Clube), que terá a missão de dar continuidade ao crescente sucesso desportivo e mediático da modalidade em Portugal.
Com uma média de 62 pilotos por prova em 2021, o que representou um aumento substancial quando comparado com as épocas anteriores “normais” (40,3 em 2019, 41,7 em 2018 e 41 em 2017), o CPM JC Group registou na época passada quase meio milhão de espetadores presentes nas provas e um impacto mediático medido pela CISION que representou um valor publicitário equivalente a mais de seis milhões de euros.
Este sucesso consolidado do CPM JC Group é pela entidade federativa. Ni Amorim, presidente da FPAK, assume que “a Federação está muito satisfeita pelo trabalho que tem sido feito pelos clubes e pela APPAM, enquanto promotores do campeonato. O crescente número de participantes, as organizações de grande nível, o impacto junto do público e o crescente retorno mediático, provam que estamos no caminho certo”, salientando ainda que “tudo indica que em 2022 o campeonato ainda será melhor. Os dados que temos apontam para um aumento de participantes nas provas e isso irá, certamente, fazer crescer o impacto da modalidade!”.
E será já no próximo fim-de-semana, 19 e 20 de março, que, sob a batuta organizativa do CAMI Motorsport regressa a Rampa Porca de Murça, após dois anos de interregno.
O Calendário volta a ter as habituais oito provas, depois de sete cumpridas em 2021 e apenas 3 no auge da pandemia, em 2020.
Logo após Murça, será a vez do Demoporto assumir, a 2 e 3 de abril, nova edição da Rampa da Penha Paisagem Protegida, em Guimarães. Abril terá dose dupla de competição, pois, o campeonato rumará sem delongas a sul para comemorar, nos dias 23 e 24, o 40º aniversário da Rampa PÊQUÊPÊ Arrábida, que, por essa efeméride, terá o acrescento ao programa normal de um “Arrábida Revival 2022”.
E serão novamente apenas duas semanas para os motores descansarem, pois, a 6 a 8 de Maio, a cidade dos arcebispos recebe o habitual encontro competitivo entre o CPM JC Group e o Europeu de Montanha. Será na Rampa Internacional da Falperra, com o Clube Automóvel do Minho a protagonizar este momento sempre impactante e capaz de atrair multidões. 3 semanas depois, a “Família da Montanha” assentará arraiais na Covilhã, para disputar a Rampa Serra da Estrela, que dará arranque a segunda metade da temporada, sendo anda a segunda tirada do ano para o CAMI Motorsport como organizador.
O Douro Vinhateiro não poderia faltar. O Clube Automóvel da Régua assumirá a 7ª Edição da Rampa de Santa Marta, em terras de Penaguião, nos dias 11 e 12 de junho.
Pouco mais de um mês depois, a mítica Serra do Caramulo acolhe a sétima prova, disputada nos dias 16 e 17 de julho, com o momento de fecho da temporada a acontecer já nos idos de setembro. Boticas começa a ser tradição para este embate final. O Demoporto terá o leme da oitava prova, a 24 e 25 de setembro.
Campeonato de Portugal de Montanha 1300 é novidade em 2022
Um regulamento técnico e desportivo sólido e capaz de garantir equilíbrio ao longo de várias épocas, têm sido um dos fatores por detrás do sucesso do campeonato.
Como tal, o consórcio promotor, em parceira com a FPAK, introduziu apenas algumas alterações, depois de ouvidos pilotos e clubes.
O principal destaque vai para a criação do Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group, que junta e sucede às taças de Portugal 1300 para automóveis modernos e clássicos.
O CPM 1300 JC Group terá duas Divisões diferenciadas, Divisão Modernos e Divisão Clássicos. A primeira englobará os carros 1300 Legends (H85 a H99, Categoria Especial, Categoria Livre, FEUP e Turismos após 1999). Já a Divisão Clássicos, vai agrupar os 1300 H65 a H 81 e os Grupos 5.
Quando à estrutura das provas, saliência para algumas alterações no alinhamento e nos horários. Em 2022, as subidas oficiais de prova terão início às 10 da manhã, seja no sábado, seja no domingo, se os treinos foram na sexta-feira. Já no caso dos treinos se realizarem ao sábado, mantém-se o início de todas as subidas às 13 horas de sábado e às 10 de domingo.
Muitas novidades no arranque da temporada
O defeso entre campeonatos foi muito animado. O CPM JC Group assistiu a uma “escalda de armas”, com vários pilotos a assumirem novos projetos, dotando o campeonato de melhores argumentos para se tornar ainda mais competitivo.
Nos Protótipos, onde estão normalmente os candidatos ao título nacional absoluto, o plantel ficou muito mais musculado.
Hélder Silva, campeão em título, irá tripular a Osella PA21S EVO que pertencia a José Correia. A sua equipa Power House fará ainda alinhar outra Osella PA21S EVO para o bracarense Sérgio Nogueira, que assim dá o saldo desde os Turismos 3 para a discussão dos triunfos absolutos. Por sua vez, José Correia foi ao mercado adquirir uma Norma FC20, de última geração, com o “patrão” e piloto da JC Group a querer recuperar o título, que foi seu em 2020. Por sua vez, António Rodrigues protagonizou a novidade mais recente. A poucos dias do arranque do campeonato, o rápido piloto a quem chamam a “Bala do Douro”, anunciou a aquisição de um SilverCar EF10, transformando-se assim em mais um candidato ao cetro nacional absoluto. Ainda nos protótipos, mantêm-se os rápidos Nuno Guimarães (SilverCar S2) e Joaquim Rino (BRC BR49 EVO).
De regresso, está a “Princesa da Montanha”. Gabriela Correia vem com “músculo” pois vai apostar num Mercedes AMG GT4 para tentar levar as cores da JC Group Racing Team ao sucesso na Categoria GT, onde para além dos habituais pretendentes, Vítor Pascoal e Pedro Silva, ambos em Porsche, junta-se ainda Bernardo Castro (Porsche 997 GT3 CUP) e, a partir da Penha, Daniel Vilaça que “imigra“ dos clássicos para os GT com um Nissan Nismo 370Z. Nos Turismos, o campeão em título Luís Nunes aposta agora num Skoda Fabia R5 para medir forças com os seus adversários, que continuam com os mesmos argumentos competitivos, destacando-se Joaquim Teixeira (Cupra TCR), José Pedro Gomes (Opel ASTRA OPC), Manuel Pereira (Mitsubishi EVO VI), Paulo Silva (Audi RS3 TCR) e Manuel Rocha e Sousa (Cupra TCR).
Nos clássicos, Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII) começa em Murça a defender o título conquistado em 2021 e, para além dos habituais adversários mais diretos Ricardo Loureiro e Luís Moutinho, vê agora juntar-se José Carlos Magalhães, atua campeão Legends em título, que tentará chegar ao título com o Toyota Starlet Grupo 5 da MNE Sport. Como tal, no Campeonato de Portugal Legends de Montanha temos o “patrão fora” e a loja fica “a saque”. O “assalto” deverá ser protagonizado por Carlos Oliveira (Ford Sierra Cosworth) e Luís Silva (BMW M3), sem descurar uma surpresa por parte dos restantes adversários na corrida ao título.
No novel Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group estão inscritos, até ao momento, 7 pilotos. Pelas performances anteriores, Armando Freitas (Toyota Starlet), Tiago Santos (Citroen AX e Eva Laranjeira, com um Peugeot 205 Rallye, serão os principais pretendentes a este novo trono.
Poder feminino muito reforçado em 2022
O CPM JC Group 2022 vai ficar ainda marcado pelo reforço intenso do naipe de pilotos femininas que anunciaram programas completos. Às “titulares” de 2021, Daniela Marques, que realizou uma excelente época aos comandos do Subaru Impreza com que continuará, a anteriormente citada Eva Laranjeira, vencedora da Taça de Portugal de Clássicos de Montanha 1300 em 2021 e Daniela Ferreira (Citroen C1) e Rute Brás (Peugeot 206 RC) que assinaram miniépocas em 2021 e agora estarão a tempo inteiro, juntam-se agora, pelo menos, mais 4 contendoras. Ao já salientado regresso de Gabriela Correia juntam-se as estreantes em termos de CPM JC Group Alexandra Rino (VW Golf GTi), Sónia Pereira (Seat Ibiza 2.0) e Rita Matos (Fiat Uno 45s), subindo assim para oito as representantes femininas no plantel da Montanha.
CALENDÁRIO 2022
19 e 20 de março – Rampa de Murça
2 e 3 de abril – Rampa da Penha Paisagem Protegida
23 e 24 de abril – Rampa PÊQUÊPÊ Arrábida
6 a 8 de maio – Rampa Internacional da Falperra (Europeu)
28 e 29 de maio – Rampa Da Covilhã Serra da Estrela
11 e 12 de junho – Rampa de Sta. Marta Penaguião
16 e 17 julho – Rampa do Caramulo
24 e 25 de setembro – Rampa de Boticas
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