F1, Ross Brawn “Não antecipamos o conceito da Mercedes”
O W13 B da Mercedes vai ser o centro das atenções nos próximos dias. A abordagem radical da equipa germânica vai ser alvo de uma análise detalhada pela FIA e FOM nos próximos tempos, como explicou Ross Brawn em entrevista à F1TV.
O responsável técnico da F1 admitiu que o conceito da Mercedes o surpreendeu:
“Não antecipamos o conceito da Mercedes. É um conceito extremo que teremos de analisar para ver se está de acordo com o espírito do regulamento. Tentamos fechar dezenas de hipóteses nos regulamentos mas a inovação na F1 é mesmo assim. Temos de analisar o conceito da Mercedes e entender se está de acordo com o que queremos para este regulamento. As equipas sabem que o regulamento pode ser mudado durante a época com 80% dos votos a favor das equipas e todos sabem disso, como tal o regulamento pode ser mudado se virmos que é necessário para garantirmos que mantemos o rumo que definimos. Quando uma equipa apresenta inovação e novidade não deve ser imediatamente penalizada. Vai haver muita discussão pois a FIA pode analisar e considerar que a ideia é legal mas uma equipa surgir com outro ponto de vista que faz o regulador entender que afinal está para lá da legalidade. Mas é bom ver que um conjunto de regulamentos que todos diziam que era demasiado restritivo estar a criar tantas soluções diferentes.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Depois do que se passou no final do campeonato passado, todo o processo decorrente e suas conclusões, é bem notório que a Mercedes vai adoptar uma estratégia bem agressiva em todos os parâmetros possíveis, porque os inteligentes responsáveis dos organismos que tutela a f1 deixaram ficar no ar que a Mercedes foi muito penalizada e por consequência credora perante o processo. Vai ser um filme giro de apreciar e vai vender muito, assunto que muito prezam os detentores dos direitos da f1, que se pelam todos por um bom filme. Alguns nem sabem o que é f1, desde que venda,… Ler mais »
A juntar ao que falou, se mais equipas tiverem carros rápidos que disputem com a RedBull e se continuarem a deixar o Max pilotar como ele sabe (à lá “bumper cars”) vai ser um festim de assuntos interessantes para acompanhar (para quem gosta disso) à parte da competição propriamente dita.
Paletes de pipocas se vão consumir durante a época.
A FIA abriu o precedente no final do ano passado, vai agora ter bastante trabalho para descalçar as botas que calçou no final da última época.
Cá se fazem. Cá se pagam.
Esta é uma das inovações mais importantes nos carros de F1, independentemente da alteração aos regulamentos. É preciso recuar até 2017, com o formato e localização das entradas de ar para os radiadores do Ferrari desse ano, para encontrar uma inovação com a mesma relevância. Mesmo não sendo adepto da Mercedes ou dos seus pilotos, não tenho qualquer problema em dizer que esta solução é brilhante. (Como não é aos comentaristas como eu que compete discutir a questão da sua regularidade, abstenho-me de abordar esse assunto.) Deixo uma sugestão ao autosport.pt: publiquem um artigo técnico sobre o assunto, acompanhado de… Ler mais »
Há pelo menos um site só sobre questões técnicas da F1. f1technical. Nesse site há um fórum interessante, separado por temas, e em que participam pessoas com formação na área.
Agradecemos a informação. No entanto, para quem quiser mesmo aceder a uma abordagem profunda e sustentada recomendo que esperem pela análise do Gui.
lol
Já o tinha dito noutro comentario e volto a dizê-lo, o discursso do Ross continua a ser o de termos os carros todos iguais, se é este o conceito que a F1 quer para o futuro, digam-no de uma maneira clara e arranjem um unico fornecedor para o chassis e motores. No fim teremos uma qualquer formula americana.
Não, Ross Brawn, o regulamento não deve ser mudado durante a época. Nunca. Esse tem sido um procedimento recorrente, com o qual nunca concordei. Se a FIA não tem gente suficiente para analisar os conceitos dos carros antes do início da temporada, contratem mais gente, ou arranjem mais espaço temporal entre os testes e o início da temporada.
Quanto à questão Mercedes, ainda estão a tempo de decidir pela sua legalidade ou não, e espero que o façam antes do primeiro treino livre.
‘Fish’ Brown. Isto ainda não é o Troféu F1. Os regulamentos são produzidos e publicados. As equipas criam, trabalham e fabricam carros. Em principio sabem as regras a fundo e interpretam-nas, frequentemente com inteligência, brilhantismo e competência.Umas mais que outras. E agora? Chegou um conceito que aborda uma zona técnica de um ponto de vista incomum. Há que avaliar e fiscalizar se está tudo conforme, é só isso. Agora mudar regulamentos a meio do jogo porque alguém faz diferente ou melhor, parece de uma grande lata. E os moços da RB, não precisam de estar logo a cortar. Têm um… Ler mais »
‘Fish’ Brown. Isto ainda não é o Troféu F1. Os regulamentos são produzidos e publicados. As equipas criam, trabalham e fabricam carros. Em principio sabem as regras a fundo e interpretam-nas, frequentemente com inteligência, brilhantismo e competência.Umas mais que outras. E agora? Chegou um conceito que aborda uma zona técnica de um ponto de vista incomum. Há que avaliar e fiscalizar se está tudo conforme, é só isso. Agora mudar regulamentos a meio do jogo porque alguém faz diferente ou melhor, parece de uma grande lata. E os moços da RB, não precisam de estar logo a cortar. Têm um… Ler mais »
Não anteciparam!?. …
Alteram o regulamento? Mas porquê …para as equipas significa ter de alterar todo o conceito do carro… tempo? Custos? Limites orçamentais …etc..
Creio que devem sim pronunciar-se legal / não legal. Se está legal então cai em inovação … e isso sempre foi F1.
(Brawn … o seu tempo passou… lugar aos novos tal como foram as suas inovações, deixe agira outros)
Já estou a ver o filme, se a Mercedes estiver forte, altera-se o regulamento e corta-se as perninhas. E as equipas consultam a FIA antes de construir os seus conceitos para evitar desperdiçar dinheiro, porque é que se a FIA autorizou nessa altura, vai penalizar depois? Parece-me que vão ter de acrescentar uma alinea que se isso acontecer, então deve ser a FIA a arcar com a conta de construir o conceito e não a equipa que seguiu o procedimento correcto e depois por protestos das outras (para fazer pressão sobre a FIA e com isso prejudicar o adversário), vêm… Ler mais »