F1: Carlos Sainz na primeira pessoa: “Estou pronto para o desafio do título…”

Por a 9 Março 2022 09:10

Carlos Sainz está satisfeito com o seu ingresso na Ferrari e está seguro de que em breve o seu atual contrato com a “Scuderia” será estendido, não se mostrando preocupado. O seu foco vai para a possibilidade de lutar pelo título deste ano, um desafio para o qual sente estar preparado.

Quais são as tuas expectativas para este ano e o que achas dos novos carros?

Carlos Sainz: Penso que os novos carros são bonitos, parecem ser rápidos, agressivos, modernos, futuristas. No caso do Ferrari parece ter havido muito pensamento fora da caixa para enfrentar o novo regulamento na tentativa de encontrar performance e espero que tenhamos encontrado um bom caminho e possamos ser competitivos este ano.

Na Ferrari as expectativas são sempre elevadas, queremos deixar a marca orgulhosa e fazer jus à história da equipa. O nosso objectivo é voltar a lutar por vitórias e perceber o que se segue.

Penso que como equipa é isso que desejamos, mas temos adversários muito duros, como a Mercedes, Red Bull, e até a McLaren, a Alpine, Aston Martin podem estar na luta este ano, portanto, não sabemos onde poderemos estar, mas enquanto Ferrari o desejo é sempre sermos competitivos.

Temes a pressão, dado que na Ferrari há sempre pressão para vencer?

Carlos Sainz: Não temo a pressão de ter de lutar por vitórias, dado que foi o meu sonho toda a vida, estar na posição de poder lutar por vitórias na Fórmula 1 ou pelo campeonato, é algo pelo qual anseio. É para isso que trabalho e que está sempre no meu pensamento, quando acordo, quando me deito, portanto, quando isto acontecer será um prazer e não algo que possa temer. Penso que não tive ainda a possibilidade de lutar por vitórias ou por campeonatos na Fórmula 1, portanto, era algo que aceitaria de bom grado.

O ano passado tivemos uma verdadeira possibilidade de lutar por uma pole-position e por uma vitória, o que aconteceu pela primeira vez na minha carreira, e eu adorei e estou ansioso por que volte a acontecer.

Terminas o teu atual contrato este ano, como está a tua situação contratual?

Carlos Sainz: Devo anunciar que não tenho nada para anunciar. Neste momento estamos no meio das discussões, penso que é bastante claro para mim e para a Ferrari que estamos satisfeitos com a situação e queremos continuar a trabalhar em conjunto no futuro. Colocamo-nos certos objectivos para que tenhamos um acordo o mais rapidamente possível, mas neste momento não há nada para anunciar.

Depois de um primeiro ano com a Ferrari, que ensinamentos reuniste que podem ser importantes para este ano?

Carlos Sainz: Penso que tudo pode ser importante. Quando vimos para uma nova equipa, sobretudo para uma equipa como a Ferrari, temos de nos adaptar a um novo ambiente, integrar-nos numa estrutura extensa, e isto não tem apenas uma dimensão internamente, mas também no que diz respeito a uma marca global, seguida por tantos “tifosi”, por tantas pessoas em redor do mundo.

É algo que é difícil explicar por palavras, mas é algo que se tem de aprender enquanto se compete.

Ainda assim, em 2022, penso que ainda sou novo, mas gostei muito e estou feliz, estou num bom momento da minha carreira, sinto que tenho um bom laço com a Ferrari e quero continuar a melhorar enquanto piloto e continuar a apresentar resultados.

Nunca tiveste nas mãos um carro capaz de lutar por títulos. Se o Ferrari F1-75 te der essa possibilidade, consideras que necessitas elevar o teu nível?

Carlos Sainz: Não sei, penso que será algo que virá com a competição e analisaremos onde poderemos melhorar. De momento sinto-me forte desde o ano passado e pronto para o desafio, se esse for o caso. Se isso acontecer, é preciso improvisar e garantir que nos vamos adaptando e continuamos a encontrar performance em nós mesmos.

Neste momento, se a oportunidade aparecer, acredito que estou pronto e tenho as qualidades para isso. Vamos dar o nosso melhor. Tenho a certeza de que haverá coisas para melhorar, mas que venha esse desafio.

Que equipas consideras que poderão estar na luta pelo título este ano?

Carlos Sainz: Já verificámos diferentes interpretações do regulamento e fiquei surpreendido, porque achei que todos apareceriam com carros muito semelhantes, dado que as regras são tão restritivas que acreditei todos apareceriam com designs mais similares, mas nas áreas onde existe maior liberdade os carros são muito diferentes.

Penso que isto abriu a possibilidade para diferentes conceitos e diferentes caminhos a seguir e penso que será um início de ano interessante. É impossível dizer quantas equipas estarão na luta pela vitória.

Como será a tua relação com o Charles Leclerc na eventualidade de terem um carro capaz de lutar por títulos? Haverá um primeiro piloto?

Carlos Sainz: É importante para nós os dois sentirmos ter liberdade para lutar um com o outro e penso que teremos essa possibilidade, desde que tenhamos respeito um pelo outro e coloquemos a Ferrari em primeiro lugar.

Esperamos que o carro seja rápido, mas não temos ideia de onde estará na primeira corrida, no Bahrein. Espero que seja rápido, que possa lutar por vitórias, mas de momento não sabemos onde estamos e onde estão os outros.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado