As equipas do WRC 2022: Toyota Gazoo Racing WRT

Por a 19 Janeiro 2022 14:55

Depois de ter perdido dois anos seguidos o título de Construtores, mas vencido o de pilotos, a Toyota fez em 2021 o pleno, sendo claramente a melhor equipa, algo que se comprova facilmente pelos resultados.

Mas a maior diferença para a Hyundai foi mesmo na fiabilidade, pois enquanto os carros da marca coreana baquearam várias vezes quando estavam bem posicionados para vencer, do lado da Toyota as questões mecânicas foram poucas, e por isso foram dois dos seus pilotos a lutar pelo título até à última prova.

Tal com acontece com todas as equipas, é uma perfeita incógnita a qualidade do carro construído pela Toyota para 2022, mas pelo que se tem visto, desde 2017, não há razões para suspeitar que algo tenha corrido mal.

A equipa está perfeitamente oleada, nos últimos dois anos, a equipa venceu 13 vezes face às seis da Hyundai, ainda que em termos de performance face à Hyundai a diferença não tenha sido esta.

Mas este ano nada disso interessa, pois com um carro completamente novo, tudo muda e há outro dado importante.

Sai Sébastien Ogier (a tempo inteiro) e entra Esapekka Lappi no line up que é complementado por Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, com Takamoto Katsuta noutro carro. A saída de Ogier tem que fazer diferença, vamos ver é quanta, ainda que o francês tenha previsto fazer várias provas. O que Lappi pode fazer é uma incógnita, mas Elfyn Evans e Kalle Rovanpera já provaram que estão mais do que prontos para ‘voar’ sem a companhia de Ogier.

Elfyn Evans

Elfyn Evans lutou pelo título mundial até à última prova nos últimos dois anos, e isso só por si diz-nos claramente o piloto que se tornou. Talvez não seja tão rápido quanto por exemplo Tanak e Neuville, mas produz quase sempre a um nível muito elevado, é muito regular e consistente, aproveitando por isso os altos e baixos dos adversários. Em dois anos, saiu uma única vez de estrada, em Monza, e com isso perdeu um campeonato que tinha quase ganho. Em 2022 pode perfeitamente liderar a Toyota e voltar a lutar pelo título.

Kalle Rovanperä

Kalle Rovanpera conseguiu em 2021 tornar-se no mais jovem vencedor duma prova do WRC, com o seu triunfo na Estónia. Há algum tempo que se esperava o feito, e agora para 2022, já conhecendo bem todas as provas do calendário, espera-se ainda mais do jovem finlandês, que se pensa poder ser o grande sucessor de Loeb e Ogier em termos de títulos no WRC. Foi quarto em 2021, e isso só por si diz muito do que pode fazer. De vez em quando ainda tem alguns ‘apagões’, mas quando engrena anda muito bem. Talvez ainda seja cedo para lutar pelo título, mas deve ganhar mais provas…

Takamoto Katsuta

Depois das primeiras experiências em 2019, Katsuta ascendeu ao WRC em 2020, tendo feito algumas boas exibições, mas tendo também vários acidentes. Melhorou muito em 2021, já fez todo o campeonato, mas continuou a ter algumas saídas de estrada, ainda que a evolução tenha sido notória. Conseguiu um pódio no Safari, depois de dois quartos lugares em Portugal e na Sardenha. A lesão e consequente mudança de navegador não o ajudou em nada, mas promete mais e melhor para 2022.

Esapekka Lappi

Depois de ter sido piloto oficial da Citroën em 2019, e corrido pela ford em 2020, Esapekka Lappi fez apenas três provas em 2021, duas no WRC2, que venceu num VW, e outra com o Yaris WRC na Finlândia, em que foi quarto. Volta a ter um programa a tempo inteiro na classe principal, mas esta deverá ser a última oportunidade que terá para se afirmar definitivamente. Sendo o carro novo, não parte em desvantagem, pelo que será curioso perceber como se insere na equipa e no novo plantel do WRC. Um bom segunda linha ou consegue mais do que isso?

Sébastien Ogier

Sébastien Ogier tem previsto fazer algumas provas em 2022, não está ainda determinado quantas nem quais. Começa no Monte Carlo, que pretende vencer pela 10ª vez, mas pela primeira vez não terá Julien Ingrassia ao lado. Alguma diferença terá de fazer. É favorito a vencer no Mónaco, mas ao fazer poucas provas vamos ver em que forma se apresenta. Já falou em fazer a Nova Zelândia, em Portugal pode ‘desempatar’ com Markku Alen, mas vamos aguardar pela escolha. Será que acrescenta triunfos no WRC aos 54 que já tem? É bem provável, se calhar já no Monte Carlo.

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