As equipas do WRC 2022: M-Sport Ford WRT

Por a 19 Janeiro 2022 15:08

Um passo atrás para dar dois à frente? As épocas da M-Sport/Ford em 2020 e 2021 foram más demais para ser verdade, saldando-se por um pódio em 2020 e uma única vitória em especiais em 2021, mas ironicamente pode estar aí ‘escondida’ a razão do eventual sucesso da equipa em 2022. O facto de terem colocado a ‘marinar’ a sua operação, especialmente em 2021, trocaram-no por uma dedicação quase exclusiva ao desenvolvimento do novo Ford Puma Rally1, com grande avanço face à Toyota e Hyundai e esse período em que as outras duas equipas estiveram focadas na sua luta pelos título de 2021 enquanto a M-Sport trabalhava no seu novo carro pode agora dar frutos em 2022.

Para isso contrataram o que não tinham, um piloto de topo, Craig Breen, e apesar do irlandês ter de provar que consegue lutar taco a taco com os melhores pilotos da Toyota e da Ford isso já ficou de algum modo claro em 2021.

Convém também deixar claro que os outros dois pilotos da equipa, Adrian Fourmaux e (especialmente) Gus Greensmith não estão ainda prontos para as lutas consistentes na frente. Longe disso. Portanto, é em Craig Breen e na qualidade do carro que recai toda a esperança da M-Sport em 2022, sendo que Sébastien Loeb marca presença no Monte Carlo, desconhecendo-se para já se vai disputar mais provas. Se o Ford Puma Rally1 for bom, com ose pensa poder ser, vamos ter uma M-Sport bem diferente dos últimos três anos. Craig Breen tem a palavra.

Craig Breen

Craig Breen tem em 2022 um ano absolutamente decisivo na sua carreira, já que depois de 2018 (Citroën) terá a sua primeira época a tempo inteiro, depois da temporada falhada de 2018, mais por culpa da Citroën do que sua. As oportunidades mais recentes que teve com a Hyundai não as desperdiçou, mas só a M-Sport lhe oferecia um contrato a tempo inteiro e agora vai ter a oportunidade de confirmar a sua velocidade e consistência. Recai nos seus ombros a responsabilidade de recolocar a M-Sport no caminho das vitórias e se o carro for o que se pensa, pode lutar pelo título. É a sua grande oportunidade de se afirmar como um dos grandes pilotos do WRC, mas vamos ver como lida com a pressão que irá recair nos seus ombros. Ano crucial para si.

Gus Greensmith

Gus Greensmith corre no WRC desde 2015, em 2017 já corria de R5, 2019 foi o ano de estreia no WRC, o seu melhor resultado é um quarto lugar no Safari 2021, mas apesar de ainda ser jovem, não tem mostrado nada de muito bom para que esteja na elite do WRC. E este ano as suas responsabilidades sobem, porque os carros são novos para todos, e segundo se sabe, mais difíceis de guiar, portanto será um ano decisivo para Greensmith. Há vários pilotos do WRC2 e WRC3 que provavelmente fariam melhor, mas continua a ter a confiança de Malcolm Wilson, que lhe dá mais uma oportunidade.

Adrien Fourmaux

Este vai ser o ano em que se vai perceber se Adrien Fourmaux será um piloto que depressa vai chegar ao topo do WRC e lutar por vitórias ou simplesmente vai ficar como um bom pilotos do meio do pelotão. Esta será a sua primeira época em ‘full time’ com um carro de topo, mas o francês ainda não está preparado para grandes feitos, ainda que tenha como obrigação melhorar muito o que já fez até aqui. O seu melhor resultado até aqui é um 5º lugar na Croácia e no Safari. Prometeu, mas daí para a frente não esteve melhor. Se Loeb se juntar à equipa, pode ‘beber’ muito do compatriota, e a exigência vai subir se o Puma for o melhor carro.

Sébastien Loeb

Acredita-se que Sébastien Loeb vai disputar várias provas com a Ford em 2022, mas para já tem apenas garantido o Rali de Monte Carlo, prova em que é favorito ao triunfo, até porque se acredita que o Puma pode ser o Rally1 a bater. Seja como for, o ‘Monte’ é um rali muito específico e as diferenças entre os carros não serão claras porque as escolhas de pneus têm grande importância. O francês tem uma nova navegadora, também pode fazer diferença depois de tantos anos com Elena, mas vamos ter que esperar para ver se Loeb chega às 80 vitórias no WRC.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado