F2 e F3 vão testar combustível sintético antes da Fórmula 1
2022 traz várias alterações na Fórmula 1, uma das quais – que tem colocado alguns desafios às equipas – é o novo combustível E10, com 10% de etanol. No entanto, a Fórmula 1 quer dar mais um passo em frente e cortar mais as emissões e para isso vai introduzir um novo combustível sintético em 2030, que segundo Pat Symonds, será primeiro introduzido e testado nas fórmulas juniores, F2 e F3.
“Introduziremos combustíveis sustentáveis na Fórmula 2 e na Fórmula 3 antes de o fazermos na Fórmula 1”, disse o diretor da FIA, citado pelo Racefans.net. “A razão para isso é que a Fórmula 2 e a Fórmula 3 utilizam um único tipo de motor, utilizam um único tipo de combustível. Portanto, temos de fazer o trabalho uma vez. E, para ser honesto, não tem de ser perfeito. Com a Fórmula 1, temos várias empresas de combustível envolvidas, temos diferentes tipos de motores e tem de ser perfeito. Não podemos produzir um combustível que possa beneficiar um motor em detrimento de outro. Portanto, é um grande problema”.Uma das maiores questões que Symonds identificou para produzir o combustível sintético é onde produzir a grande quantidade que é preciso para uma época de Fórmula 1.
“A F1 também enfrenta o desafio de obter um fornecimento suficientemente grande de combustível sustentável para uma época completa. Utilizamos uma quantidade razoável de combustível, cerca de um milhão de litros por ano. Isso não é muito em termos reais, mas temos de decidir onde produzir: é um pouco demais para fazer em laboratório e não é o suficiente para fazer numa fábrica própria”. A solução passa, segundo o responsável, por duas fábricas que estão a ser construídas para o efeito e que estarão a trabalhar com a FIA e F1 em 2023.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI