MOMENTOS DO ANO DE 2021
Tal como já sucedeu em 2020, o ano de 2021, o 44º da história do AutoSport, será para sempre lembrado pelo ‘insistente’ covid-19, mas nas pistas e na estrada, pudemos testemunhar uma temporada verdadeiramente de exceção. Em termos desportivos, na F1 lutou-se como há muito não se via, houve um ‘novo’ campeão, Max Verstappen, no WRC, Sébastien Ogier deu sequência à sua carreira vitoriosa, no CPR, Ricardo Teodósio alcançou o seu segundo título, e para lá disso houve ainda muitos ‘momentos’ para recordar, e infelizmente, também algumas perdas. É isso que recordamos nas próximas páginas
Textos de Fábio Mendes e Pedro André Mendes
JANEIRO
CYRIL ABITEBOUL ABANDONA A RENAULT
Cyril Abiteboul abandonou a Renault numa saída surpresa. Abiteboul esteve desde o começo do projeto Renault, no regresso da marca francesa à F1 em 2016 ao leme da operação com altos e baixos. Era a face mais visível do projeto, mas a Renault nem sempre conseguiu atingir os objetivos propostos. Laurent Rossi substitui-o.
MORREU HUBERT AURIOL
Numa altura em que se realizava o Dakar, surgiu uma notícia triste. Morreu Hubert Auriol, triplo vencedor do Paris-Dakar, personalidade que também esteve no comando da prova como diretor durante nove anos, entre 1994 e 2003, criando em 2008 a Africa Eco Race. Foi também piloto profissional de TT e o primeiro a vencer o Dakar em motos e automóveis. Faleceu aos 68 anos.
MORREU CARLOS GASPAR
Morreu Carlos Gaspar, um dos grandes nomes do automobilismo português. Conhecido não só pelo seu talento como piloto, mas também pela sua capacidade organizativa e conhecimentos técnicos (tirou um curso de Engenharia em Inglaterra), esteve, entre muitos outros, no famoso Lola Team BIP. Carlos Gaspar tinha um palmarés impressionante a nível nacional (2 Títulos Nacionais) e também internacional, na F3.
WEC: TOYOTA APRESENTA HIPERCARRO, O GR010
A Toyota revelou o seu carro, o primeiro mostrado ao mundo para as regulamentações Hipercarro do WEC. O GR010 Hybrid, tem um motor V6 biturbo de 3.5l, um aumento em relação ao 2.5l V6 que equipava o TS050 LMP1. Foi o pontapé de saída para a nova era do endurance mundial
14ª VITÓRIA DE STÉPHANE PETERHANSEL NO DAKAR
Stéphane Peterhansel venceu o Dakar! Assistido pelo seu novo co-piloto Édouard Boulanger, susteve com êxito os ataques da dupla de Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel e obteve o seu oitavo triunfo no Dakar na categoria automóvel e o seu 14º entre autos e motos. Além disso, este triunfo de “Mister Dakar” surge precisamente 30 anos após a sua primeira vitória, nas motos, em 1991.
MORREU JEAN GRATON: MICHEL VAILLANT PERDEU O SEU ‘PAI’
Jean Graton, criador da banda desenhada Michel Vaillant, morreu em Bruxelas, aos 97 anos. As suas aventuras ‘automobilísticas’ tocaram muitos milhões de leitores.
Foi ele o criador de Michel Vaillant, em 1957, e sempre retratou muito bem o desporto motorizado nas suas várias vertentes.
WRC: SÉBASTIEN OGIER VENCE RALI MONTE CARLO NO 1, 2 E 4 DA TOYOTA
Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) venceram o Rali de Monte Carlo e começaram da melhor maneira a defesa do título de 2020. Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) foram segundos, oferecendo à Toyota e a Jari-Matti Latvala, novo chefe de equipa, uma boa dobradinha.
SPORTS&YOU NO TOP 10 DO RALI DE MONTE CARLO
A Sports&You terminou o Rali de Monte Carlo no top 10 à geral, depois de Eric Camilli ter terminado no terceiro lugar do WRC2 com o Citroën C3 Rally2 da equipa portuguesa. A Citroën Racing convocou a Sports&You para gerir no terreno o projeto do piloto francês, e numa prova mítica, difícil como sempre, fez-se história, com um top 10 inédito na história dos ralis em Portugal.
MORREU ADRIÁN CAMPOS
Morreu Adrián Campos, ex-piloto de F1, um personagem histórico do automobilismo espanhol, que descobriu Fernando Alonso, morreu aos 60 anos, com um problema de coração. Foi piloto de Fórmula 1 em 1987 e 1988, na Minardi, correndo em 21 GP. Foi o fundador da bem sucedida equipa Campos Racing, que compete hoje em dia na F2 e F3 e decisivo no aparecimento de grandes nomes do automobilismo espanhol, com Fernando Alonso à cabeça.
IMSA, 24H DAYTONA: FILIPE ALBUQUERQUE VENCE PELA TERCEIRA VEZ
Filipe Albuquerque venceu as 24h de Daytona com a sua nova equipa, a Wayne Taylor Racing e mostrou porque é um dos melhores do mundo. Um recital de condução foi o que Albuquerque deu na última hora da prova em que segurou de forma imperial a liderança da prova. Nada perturbou a estrela portuguesa, que conquistou assim Daytona pela terceira vez, segunda à geral.
FEVEREIRO
F3: JUAN MANUEL CORREA REGRESSA À COMPETIÇÃO
Depois do seu tremendo acidente que ceifou a vida a Anthoine Hubert, Juan Manuel Correa irá regressar às pistas já esta época, na F3. Irá competir pela ART, a mesma equipa para a qual Hubert correu na série quando era conhecida como GP3. O jovem foi submetido a um total de 25 cirurgias em ambas as pernas desde o seu acidente em Spa em agosto de 2019.
ROMAIN GROSJEAN NA INDYCAR
Ficou decidido o futuro de Romain Grosjean: correr com a Dale Coyne/Rick Ware na IndyCar. Depois de 11 anos na F1, três equipas Renault, Lotus e Haas, 181 Grandes Prémios e 10 pódios , Romain Grosjean ruma aos EUA para prosseguir a sua carreira na IndyCar. Depois de um acidente que quase lhe roubou a vida.
FILIPE ALBUQUERQUE RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Filipe Albuquerque foi recebido no Palácio de Belém pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa depois de se ter sagrado Campeão do Mundo de Resistência LMP2, Campeão da Europa Le Mans Series, da vitória nas 24h de Le Mans e ter conseguido a segunda vitória nas emblemáticas 24h de Daytona. Uma sequência de resultados ímpares para o automobilismo nacional que levaram o Presidente da República a condecorar o piloto português com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.
F1: FERNANDO ALONSO ENVOLVIDO NUM ACIDENTE ENQUANTO FAZIA CICLISMO
Fernando Alonso, piloto da Alpine na F1, que regressou à Fórmula 1 este ano foi atropelado por um automóvel enquanto andava de bicicleta, na zona da sua residência em Lugano, na Suíça. O espanhol sofreu fraturas no maxilar que obrigaram a cirugias, que atrasaram a preparação do espanhol para a época, mas não impediram o regresso às pistas nas datas previstas.
GT3 CUP: NOVO TROFÉU MONOMARCA EM PORTUGAL COM OS PORSCHE 997
GT3 Cup foi o novo Troféu apresentado em Portugal com os Porsche 997 a serem as máquinas eleitas. A organização ficou a cargo da P21Motorsport, liderada por José Monroy, num projeto que surge como resultado da parceria estabelecida com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina. A nova competição não demorou a convencer potenciais interessados e tornou-se numa das competições mais interessantes do país.
MORREU HANNU MIKKOLA
O mundo dos ralis foi abalado com a morte de um dos seus ‘grandes’: morreu Hannu Mikkola, tinha 78 anos, um dos pilotos que melhor, se não o melhor, personificou os míticos ‘finlandeses voadores’. Obteve 18 vitórias no Mundial de Ralis, foi Campeão do Mundo de Pilotos em 1983, com a Audi e o Audi Quattro e brilhou também com os Ford Escort MK1, MK2, antes com o Peugeot 504, Mercedes 450 SLC, Toyota Celica.
FERRARI DE REGRESSO A LE MANS
A Ferrari anunciou o regresso a Le Mans, comprometendo-se com um programa oficial no que é o primeiro passo para um regresso ao lugar mais alto do pódio das 24 Horas de Le Mans em quase seis décadas, já que o último triunfo dos carros do Cavallino Rampante foi em 1965. A Ferrari vai desenvolver um LMH para correr na classe Hypercar do Mundial de Endurance a partir de 2023.
MARÇO
F1: MORREU MURRAY WALKER
Uma das vozes mais carismáticas da F1 calou-se para sempre aos 97 anos. Murray Walker é um nome incontornável da F1, tendo dado a sua voz às corridas de F1 durante mais de trinta anos. Tal como muitos que se dedicaram uma vida inteira a este desporto, ganhou um lugar para sempre na sua história e a voz que fazia profecias que acabavam por se revelar erradas, será para sempre a voz da F1.
PELA PRIMEIRA VEZ EM 30 ANOS: 2WD FORA DO WRC
Tendo em conta que o WRC passa a ter competições apenas para os Rally1, Rally2 e Rally3, há um dado que é curioso e que provavelmente deixaram muita gente incrédula: os 2WD deixaram de ter espaço no Mundial de Ralis, já que deixaram de ter uma competição onde pontuar. Pela primeira vez em 30 anos, o Mundial de Ralis deixou de ter uma competição para carros de duas rodas motrizes, e quem se lembra do quão significativa era a F2 no WRC, com, por exemplo, os Peugeot 306 Maxi ou Renault Mégane Maxi, não pode deixar de lembrar estas excelentes máquinas, que chegaram a vencer provas à geral no WRC, nos anos 90.
Sébastien Loeb/Daniel Elena: Prodrive acaba com 23 anos de ligação
Depois de 23 anos juntos, a dupla mais vitoriosa da história dos ralis, Sébastien Loeb e Daniel Elena, deixou de correr juntos. A Prodrive pediu a Loeb que trocasse de navegador, alegando que Daniel Elena falhou neste último Dakar e por isso não era o navegador que Loeb precisa. Foi Loeb que ligou a Daniel Elena, que reagiu violentamente, não deixando nada por dizer…
GP DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 CONFIRMADO A 2 DE MAIO
A Fórmula 1 confirmou a realização do GP de Portugal de F1, no dia 2 de maio, na ‘slot’ que estava em aberto no calendário. Em outubro de 2020, a F1 regressou a Portugal, pela primeira vez em 25 anos, com Lewis Hamilton a vencer e a bater o recorde de triunfos na F1, o 92º da sua carreira e agora Portugal recebe a F1 pelo segundo ano consecutivo, com a prespetiva do AIA receber público nas bancadas.
MORREU SABINE SCHMITZ, A ‘RAINHA DO NURBURGRING’
Sabine Schmitz, a rainha do Nürburgring, perdeu aos 51 anos a sua luta contra um cancro que a assolava desde 2017, e que a levou a retirar-se das pistas, especialmente do Nurburgring Nordschleife. Há cinco anos, quando comunicou a sua despedida dos circuitos, fê-lo com um “vemo-nos no Ring’. Infelizmente para todos nós, não voltou a fazer a sua magia naquela pista.
GP DO BAHREIN F1: LEWIS HAMILTON AGUENTA PRESSÃO E VENCE
Que luta fantástica! Lewis Hamilton e Max Verstappen deram-nos um grande espetáculo no final da primeira corrida do ano. A vitória sorriu a Hamilton que aguentou tudo o que Verstappen lhe atirou. A primeira corrida do ano deu-nos um final emocionante. Tudo ficou decidido nas últimas voltas, Verstappen teve 16 voltas para recuperar de uma diferença de 8 segundos, mas Lewis Hamilton aguentou a pressão e venceu.
FILIPE ALBUQUERQUE RECEBEU VOTO DE CONGRATULAÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Filipe Albuquerque recebeu, na Assembleia da República, o Voto de Congratulação pelos feitos conseguidos ao longo da sua carreira desportiva, mas sobretudo pelas recentes conquistas: o título de Campeão do Mundo de Resistência LMP2, de Campeão do European Le Mans Series, da vitória nas 24h de Le Mans na categoria LMP2 e ainda pela recente vitória nas 24h de Daytona. A iniciativa foi aprovada por unanimidade em sessão plenária que foi apresentada pela comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.
MIGUEL OLIVEIRA NOMEADO DESPORTISTA DO ANO DA CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Miguel Oliveira foi nomeado “Desportista do Ano” da Confederação do Desporto de Portugal, numa votação que existiam mais quatro candidatos masculinos finalistas: Filipe Albuquerque (automobilismo), Fernando Pimenta (Canoagem), João Almeida (Ciclismo) e Cristiano Ronaldo (Futebol).
MORREU JOHNNY DUMFRIES, TINHA 62 ANOS
Johnny Dumfries, antigo colega de equipa de Ayrton Senna na Lotus, em 1986, e vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1988, morreu aos 62 anos de idade, após doença. Johnny Dumfries, cujo verdadeiro nome era John Crichton-Stuart, foi o último piloto a correr na F1 sob um pseudónimo. Isso tinha uma explicação, pois era o Conde de Dumfries, filho da Marquesa de Bute, uma aristocrata anglo-irlandesa.
FIA CONFIRMA TRÊS CONSTRUTORES NA ERA HÍBRIDA DO WRC EM 2022
A FIA anunciou a confirmação da Hyundai, Toyota e M-Sport/Ford na nova era híbrida do WRC, que está prevista para o triénio 2022-2024. Os novos carros estavam em pleno desenvolvimento de preparação. A FIA e os três construtores estabeleceram um acordo válido por três anos, que inclui uma contribuição partilhada para os custos de desenvolvimento da tecnologia para esta nova era, que manterá o foco na segurança, acrescentando-se a gestão de custos e sustentabilidade da competição, visando desta forma seduzir mais marcas para se juntarem no futuro ao Mundial de Ralis.
WRC: OS PRIMEIROS 300 KM DO PRIMEIRO HÍBRIDO RALLY1
A M-Sport/Ford testou o seu novo Rally1 de 2022 pela primeira vez – que para já pode ser apenas uma ‘mula’. Foi na zona de testes da equipa, na floresta de Greystoke, local de testes permanente da equipa britânica. Malcolm Wilson revelou ao ter ficado muito contente com o carro, revelando que estava tudo está a correr bem.
ABRIL
PRIMEIRO MINISTRO CONFIRMA F1 E MOTOGP À “PORTA FECHADA”
Estava a ser estudada a possibilidade das corridas receberem público nas bancadas, condicionados a testes rápidos negativos a todos os presentes no complexo, mas de acordo com as declarações do Primeiro Ministro, António Costa, os eventos desportivos vão continuar a decorrer sem a presença de público, referindo-se ao futebol, acrescentando depois a Fórmula 1 e o MotoGP quando lhe foi feita diretamente a questão: “é um risco que tem de ser evitado. Obviamente, não há eventos com público, porque é um risco acrescido para a transmissão da doença. É um risco que tem de ser evitado, e vamos continuar a evitar”, disse.
BERNARDO SOUSA CONFIRMA REGRESSO AOS RALIS
Bernardo Sousa regresou aos ralis, no Rali Terras d’Aboboreira aos comandos do seu Skoda Fabia R5 da BS Motorsport. O piloto madeirense tinha para previsto inicialmente marcar presença no Rali Terras d´Aboboreira, Rali de Portugal e no Rali de Castelo Branco. O objetivo era regressar a 100% ao CPR em 2022.
GP DO CANADÁ DE F1: O PRIMEIRO CANCELADO DE 2021
As autoridades da Saúde locais concluíram que mesmo realizando o Grande Prémio à porta fechada, sem espectadores, o risco de propagação da Covid 19 era demasiado grande. Inicialmente as autoridades de saúde deram o avala à realização da prova sob determinadas condições, mas a F1 pretendia uma exceção à caravana da F1, no que respeita aos 14 dias de quarentena, mas os canadianos entenderam que, apesar da famosa “bolha” existia risco, porque haveria sempre contacto com os voluntários fora da ‘bolha’ e com isso não autorizou a realização do evento.
MOTOGP, 2021, PORTIMÃO: O REGRESSO DE MARC MÁRQUEZ
Finalmente aconteceu: Marc Márquez (Honda Repsol Team) recebeu luz verde para voltar à sua RC213V no Autódromo Internacional do Algarve. O Grande Prémio 888 de Portugal, terceira ronda do Mundial de MotoGP de 2021, ficou sem dúvida na história, uma vez que o oito-vezes campeão do mundo voltava a estar sob os holofotes ao fim de nove meses de ausência. Num fim de semana de superação, apesar de ainda algo limitado fisicamente, Marquez fez o sétimo lugar e mostrou ao mundo o seu talento e a sua determinação.
MOTOGP, 2021, PORTIMÃO: O SONHO ACABA COM QUEDA DE OLIVEIRA
A prova de Portimão do Moto GP foi madrasta para o piloto português. Miguel Oliveira teve uma partida diferente do costume, perdeu duas posições, de décimo para 12º. O problema com o pneu dianteiro levou Oliveira a perder distancia para os da frente. Pior ainda, o piloto da Red Bull KTM não conseguiu evitar uma queda na parte final do circuito, quando estava prestes a completar a sexta volta. Seguia a alta velocidade em curva, a frente fugiu e caiu, aparentemente sem consequências para a moto e conseguiu concluir a corrida. Fabio Quartararo venceu a prova.
MORREU DAVID SUTTON
Morreu David Sutton, um dos nomes importantes da história do Mundial de Ralis. A sua equipa, a David Sutton Motorsport, levou Ari Vatanen e David Richards à conquista do título de Pilotos do Mundial de Ralis de 1981, com o mítico Ford Escort RS 1800 Rothmans. Ele próprio chegou a ser piloto, guiando um Lotus Ford Cortina e também Ford Escort, mas foi a partir da sua garagem em Acton, que as coisas começaram a acontecer, primeiro com Timo Mäkinen no RAC de 1968, e teve o seu ponto alto quando a Ford deixou o mundial a nível oficial.
GP EMILIA ROMAGNA F1/IMOLA: Verstappen venceu, Norris brilhou, Bottas e Russell batem
Max Verstappen venceu o GP Emilia Romagna de F1, não dando a mais pequena hipótese aos seus adversários. A Mercedes esteve na mó de baixo, com Lewis Hamilton a salvar a face da equipa com uma boa recuperação, após os erros. Valtteri Bottas e George Russell envolveram-se num acidente que levou a críticas de Wolff ao jovem britânico. Uma corrida louca,como tantas este ano.
F1: CORRIDAS SPRINT TÊM OFICIALMENTE LUZ VERDE
As corridas Sprint foram aprovadas pelas Comissão da F1. A ideia que já era falada há muito mas recebeu a luz verde oficial. As provas seriam realizadas em três jornadas do campeonato deste ano. As provas aconteceram em Silverstone, Monza e Interlagos e trouxeram mais algum colorido ao espetáculo, com um formato de fim de semana diferente do habitual.
Sébastien Ogier multado em 5.000€
Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) tiveram um acidente na ligação para a PE17 do Rali da Croácia, quando rodavam na estrada, numa cidade, ao pretenderem chegar-se para a direita, um carro a uma velocidade substancialmente maior, bateu-lhes na lateral fazendo estragos à lateral direita do Toyota Yaris WRC. Ogier saiu do local do acidente, com um polícia à frente do carro, e foi multado em 5.000€ pelos Comissários Desportivos.
FÓRMULA E: FINAL DRAMÁTICO ENTREGA VITÓRIA A NYCK DE VRIES
Um final inesperado e atípico na primeira corrida de Fórmula E em Valência, primeira prova oficial da competição numa pista permanente. Depois de ter liderado a corrida durante a grande maioria da prova, António Félix da Costa caiu para sétimo por causa da gestão de energia. Num final de prova confuso em que devido às várias entradas do Safety Car, foi retirada energia aos carros. Um final que não agradou a ninguém, especialmente a Félix da Costa que teve a primeira vitória do ano na mão.
MAIO
GP PORTUGAL F1: 97ª VITÓRIA DE LEWIS HAMILTON
Uma corrida brilhantemente gerida por Lewis Hamilton (Mercedes), permitiu-lhe alcançar a sua segunda vitória da temporada, e também o segundo triunfo no GP de Portugal de F1, terminando à frente de Max Verstappen (Red Bull). O britânico até nem teve uma partida muito boa, mas com uma boa estratégia o #44 conseguiu ser mais forte que o neerlandês e o seu companheiro de equipa.
WRC MUDA PARA COMBUSTÍVEL 100% SUSTENTÁVEL EM 2022
O WRC vai mudar para combustível 100% sustentável a partir de 2022. Ao mesmo tempo que os novos Rally1 vão ter uma “unidade motriz” nova, híbrida, será introduzido também o novo combustível. O Conselho Mundial da FIA aprovou a P1 Racing Fuels como fornecedor exclusivo para a competição, num acordo até 2024. O combustível será à base de hidrocarbonetos não fósseis, com uma mistura de componentes sintéticos e biocombustíveis.
WEC/IMSA: PORSCHE UNE ESFORÇOS COM A PENSKE
A Team Penske fará o seu regresso à Porsche, tendo sido confirmada como parceira do fabricante alemão no seu regresso ao topo do endurance com os LMDh. A Porsche Penske Motorsport vai ter duas inscrições LMDh tanto no IMSA WeatherTech SportsCar como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, começando no ano de lançamento da plataforma em 2023.
MARIA GERMANO NETO FEZ SOAR ‘A PORTUGUESA’ NO ADRIA KARTING RACEWAY
A vitória alcançada por Maria Germano Neto no Campeonato Italiano de Karting não foi propriamente uma surpresa, dado que desde o início da temporada a piloto portuguesa tem mostrado o seu talento nas World Karting Series (WSK), onde compete. Todavia, a piloto natural de Guimarães voltou a fazer história, já que depois de se ter tornado na primeira piloto feminina lusa a vencer em Espanha, repetiu agora a proeza em terras transalpinas.
RAMPA INTERNACIONAL DE BOTICAS: SIMONE FAGGIOLI VENCE POR 32 MILÉSIMOS, JOSÉ CORREIA TRIUNFA NO NACIONAL
Com um sprint final verdadeiramente espetacular e impróprio para cardíacos, o italiano Simone Faggioli (Norma M20 FC) venceu, a Rampa de Boticas, na abertura do Campeonato da Europa de Montanha, ao bater o seu compatriota e rival Christian Merli (Osella FA 30) pela escassa diferença de 32 milésimos de segundo! José Correia (Osella PA 2000) terminou como melhor português, num excelente décimo lugar absoluto.
F1: LEWIS HAMILTON FAZ HISTÓRIA: 100 POLE-POSITIONS
Lewis Hamilton cumpriu um marco histórico ao assegurar hoje em Espanha a 100º pole-position da sua carreira na Fórmula 1, mais 32 que o segundos melhor, Michael Schumacher, que soma 68 e mais 35 que Ayrton Senna, terceiro desta tabela.
FÓRMULA E, MÓNACO: ESPETACULAR VITÓRIA DE ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
Que corrida fantástica de António Félix da Costa! O piloto português conseguiu uma vitória espetacular no Mónaco numa corrida gerida com mestria e muito sangue frio. Sucederam-se muitas lutas na frente com algumas trocas de posição mas a luta final com Mitch Evans foi o ponto alto, com AFC a fazer o ataque final na últma volta e a conseguir uma brilhante vitória, nas ruas onde apenas os melhores vencem.
FRANÇOIS RIBEIRO: “VILA REAL É A CASA DO WTCR EM PORTUGAL”
Não é todos os dias que vemos um promotor de uma grande prova internacional mostrar tanto empenho em trazer provas para o nosso país. Mas felizmente é uma realidade que começa a ser cada vez mais comum. O trabalho que tem sido feito nas grandes provas que visitam o nosso país tem sido regularmente elogiado e Vila Real é mais um bom exemplo. François Ribeiro, responsável pelo WTCR, fez questão de alinhavar o acordo com Vila Real para os próximos anos e deixou claro que o WTCR em Portugal, só faz sentido na capital transmontana.
NI AMORIM REELEITO PRESIDENTE DA FPAK
Ni Amorim foi hoje reeleito presidente da FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), para um segundo mandato [2021-2025], com um resultado de 83.5%. Encabeçando a lista A, única que se candidatava a todos os órgãos estatutários federativos, já que a Lista B apresentou-se a sufrágio apenas ao Conselho de Comissários, o ex-piloto viu confirmado nas urnas o apoio.
CPR: ARMINDO ARAÚJO VENCE RALI DE PORTUGAL
Armindo Araújo (Luís Ramalho (Škoda Fabia Rally2 evo) venceram a prova do Campeonato de Portugal de Ralis inserida no Vodafone Rally de Portugal, num rali em que tiveram boa oposição de Bernardo Sousa/Victor Calado (Škoda Fabia R5), que terminaram no segundo lugar. No momento-chave da prova, a PE7, Mortágua, Armindo Araújo desferiu o ataque final, usou ao máximo os pneus que estava a poupar e com isso venceu com todo o mérito. Prosseguiram o rali, e foram os melhores portugueses em prova, com o piloto a fazê-lo pela 10ª vez.
WRC: ELFYN EVANS VENCEU RALI DE PORTUGAL
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) venceram o Rali de Portugal, num triunfo que teve mão portuguesa, já que o Engenheiro de Elfyn Evans, é Rui Francisco Soares. Venceram, pois foram quem estava em melhores condições de aproveitar o azar de Ott Tanak, sabendo depois disso gerir a pressão de Dani Sordo, para vencerem o Rali de Portugal com todo o mérito
GP MÓNACO F1: VALTTERI BOTTAS E O PIT STOP MAIS LONGO DA HISTÓRIA
Não foi a primeira vez que Valtteri Bottas tem problemas nas paragens nas boxes e geralmente, quando acontecem, custam muito caro ao piloto finlandês. O parafuso da roda dianteira direita de Bottas ficou preso e só foi removidona fábrica, deitando por terra um potencial bom resultado, numa prova em que Verstappen venceu, Hamilton desiludiu e Charles Leclerc conquistou uma pole polémica (na segunda tentativa bateu nas proteções e ficou com o primeiro tempo marcado), mas problemas técnicos obrigaram o monegasco a desistir ainda antes do começo da prova.
FIA: MORREU MAX MOSLEY
Max Mosley, 81 anos, ex-presidente da FIA faleceu. O britânico esteve ao leme do desporto automóvel mundial de 1993 a 2008. Mosley foi piloto amador em sportscars e mais tarde na Fórmula 2. Foi conselheiro legal da FOCA ( Formula One Constructors’ Association) presidente da FISA em 1991 e da FIA em 1993. Foi um dos grandes impulsionadores do aumento da segurança dentro e fora de pista. O seu “reinado” também teve momentos polémicos e a sua forte ligação com Bernie Ecclestone nem sempre foi vista da melhor forma.
DAKAR: O “DREAM TEAM” DA AUDI
A Audi vai atacar o Dakar com toda a força, e escolheu um alinhamento de luxo para o seu projeto. Mattias Ekström junta-se às lendas Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel.
A marca alemã deverá começar a testar a nova máquina em breve, para preparar a prova de 2022, com a Q Motorsport responsável pelo projeto. Tanto Sainz como o vencedor deste ano Peterhansel têm muita experiência com Sven Quandt com participações na X-raid Mini JCW que Quandt ainda supervisiona.
INDY 500: HÉLIO CASTRONEVES FAZ HISTÓRIA E VENCE PELA QUARTA VEZ
Foi impossível ficar sem um sorriso ao ver as celebrações de Hélio Castroneves. O piloto da Meyer Shank Racing venceu a Indy 500 pela quarta vez e fez história em mais uma excelente prova do brasileiro.
JUNHO
GP AZERBAIJÃO F1: ASAS MONITORIZADAS PELA FIA
A polémica das asas flexíveis foi uma constantes durante grande parte da época. A Mercedes acusou a Red Bull de ter uma asa demasiado flexível o que levou a FIA a introduzir novos testes de flexibilidafe com a intenção de apertar a avaliação. Foram também introduzidos marcadores para permitir a comparação entre as asas. Isto também dará à FIA a capacidade de aperfeiçoar ainda mais os seus testes, se se verificar que os testes mais rigorosos não resolvem realmente o problema.
WEC, 8H PORTIMÃO: DOBRADINHA DA TOYOTA E FÉLIX DA COSTA VENCE NOS LMP2
3 dobradinhas nas 8h de Portimão. Dois Toyota ficaram nos dois primeiros lugares dos hipercarros (depois da Alpine ter feito a pole), e da geral; dois carros da JOTA nos primeiros lugares dos LMP2; dois Ferrari da AF Corse ficaram nos dois primeiros lugares dos LMGTE-Pro. À geral, a Toyota foi mais forte que a Alpine, porque precisaram de parar menos vezes que o carro dos franceses. Nos LMP2, o JOTA #38, conduzido no último turno por António Félix da Costa, venceu. Nos últimos 5 minutos AFC ultrapassou o Tom Blomqvist numa manobra muito boa, subindo ao lugar mais alto do pódio. O #22 da United terminou no terceiro posto.
GP AZERBAIJÃO F1: SERGIO PÉREZ VENCE CORRIDA DRAMÁTICA, LÍDERES TROPEÇAM
Que corrida em Baku! Sergio Pérez venceu a sua primeira corrida pela Red Bull, numa prova dramática que viu os líderes tropeçarem. Tanto Lewis Hamilton como Max Verstappen ficaram a zeros, desperdiçando a oportunidade de ganharem vantagem. Hamilton teve um problema no final da prova com, num recomeço falhado e Verstappen viu o seu pneu rebentar a poucas voltas do fim quando tinha a vitória praticamente garantida. Sergio Pérez venceu, no primeiro pódio de Sebastian Vettel pela Aston Martin.
F1: MORREU MANSOUR OJJEH
Um dos homens mais importantes na construção da McLaren como aquilo que conhecemos hoje em dia, Mansour Ojjeh faleceu. O anúncio foi feito esta manhã pela McLaren. Mansour Ojjeh tinha 68 anos e era desde 1984 acionista da McLaren.
WTCR, ESTORIL: ATTILA TASSI VENCE, AZAR ROUBA VITÓRIA A TIAGO MONTEIRO
Quando pensavamos que tudo já tinha acontecido a Tiago Monteiro, eis que surge mais infortúnio que ficará gravado na memória do piloto português. Um capot solto roubou-lhe uma vitória que era quase certa. Monteiro estava a caminho de uma vitória fácil, em casa, mas o capot soltou-se, entregando a vitória ao colega de Monteiro.
WRC, SÉBASTIEN OGIER VENCE RALI SAFARI
Sébastien Ogier venceu o Rali Safari, uma prova em que não sendo o mais rápido, foi o menos azarado, e contou novamente com fraca fiabilidade dos Hyundai que voltaram a ter problemas com a suspensão do i20 WRC. Takamoto Katsuta liderava perto do fim, mas o francês puxou dos galões e triunfou pela quarta vez em seis ralis. Para o japonês, este foi o seu melhor resultado de sempre no regressso do Rali Safari dezanove anos depois da última edição.
GP CATALUNHA MOTOGP: ESPETACULAR VITÓRIA DE MIGUEL OLIVEIRA
Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) venceu o GP da Catalunha, tendo estado quase toda a corrida na liderança da corrida. O português da KTM teve como principal adversário Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) na luta pelo primeiro lugar, mas lutou pela vitória na última volta com Johann Zarco (Pramac Racing Ducati), que apresentou um bom ritmo no fim da prova. Oliveira voltou a sorrir e a mostrar todo o seu talento.
JULHO
Audi e Porsche em reunião com fabricantes de motores da F1
Os fabricantes de unidades motrizes da F1 reuniram-se na Áustria para debater a nova geração de unidades para 2025. Reuniram-se os dirigentes da Renault, Daimler, Ferrari, Red Bull (que será um fabricante de motores em 2022) e os convidados da Audi e Porsche, para além da F1 e FIA, naquela que foi a primeira reunião do género no ano.
Lewis Hamilton renovou com a Mercedes
Lewis Hamilton prolongou o seu vínculo à Mercedes por mais dois anos. Depois de ter assinado em 2020 um acordo apenas para 2021, o inglês poderá ter rubricado o último contrato da sua carreira na F1. Não querendo arrastar as discussões por muito mais tempo, no meio duma forte luta pelos títulos, Hamilton ficou confirmado na Mercedes até 2023.
Austrália ficou sem MotoGP e F1
A Dorna decidiu cancelar o Grande Prémio da Austrália de MotoGP e acrescentar mais um Grande Prémio do Algarve ao calendário de 2021. A situação pandémica na Austrália, e as consequentes complicações de viagem e restrições logísticas, deitou por terra a realização do evento naquele país, sendo substituído por Portimão, sendo o segundo GP do ano em território nacional marcado para 5 a 7 de novembro.
Também o calendário da F1 sofreu nova alteração, com o cancelamento do GP da Austrália. A Fórmula 1 não anunciou o evento substituto nesta altura do ano, deixando a decisão para mais tarde.
Peugeot apresentou o 9×8 para o WEC
A Peugeot apresentou o 9X8, o Hipercarro para estrear no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Uma proposta arrojada e radical, com linhas agressivas e acima de tudo, sem asa traseira. O 9X8 conta com um motor de combustão, V6 Bi-turbo de 2,6 litros, com 500 kW (680 cv).
Os responsáveis não confirmaram a presença na edição de 2022 de Le Mans durante a apresentação, colocando de lado os riscos de uma entrada precipitada na competição. O projeto da Peugeot está traçado até 2025, e o objetivo é simples: vencer Le Mans e o campeonato do mundo.
Kevin Magnussen, Loic Duval, Gustavo Menezes, Mikkel Jensen, Jean-Eric Vergne e Paul di Resta são os seis pilotos para os dois Peugeot 9X8s que irão competir no WEC.
Morreu Carlos Reutemann
Vencedor de 12 GP de F1, o argentino Carlos Reutemann faleceu em julho aos 79 anos. Competiu por equipas como a Brabham, Ferrari, Williams e Lotus, durante 11 épocas na F1.
Reutemann, que era Senador no seu país, começou na F1 com a Brabham em 1972 e terminou em 16º nessa sua época de estreia. Foi Bernie Ecclestone que o recrutou na F2 e o trouxe para a categoria rainha do automobilismo. Em 1981, perdeu o campeonato para Nelson Piquet por apenas 1 ponto.
M-Sport apresentou Ford Puma Rally1
A M-Sport Ford World Rally Team revelou o seu novo carro híbrido de ralis, o Ford Puma Rally1, que irá competir no Mundial de Ralis a partir de 2022. O carro mostrou-se ao ‘vivo’ pela primeira vez, em Goodwood, onde a M-Sport decidiu revelar o protótipo do primeiro carro de ralis da nova era de competição ‘eletrificada’ no Mundial de Ralis.
O sistema híbrido do Puma Rally1 funciona com princípios semelhantes aos do Puma EcoBoost Hybrid de produção. O propulsor capta a energia normalmente perdida durante as fases de travagem e desaceleração e armazena-a numa bateria que pode alimentar o motor elétrico, para melhorar a eficiência de consumos do modelo ou fornecer um aumento de performance.
Acordo entre IMSA, FIA e ACO
Depois da FIA ter alterado o regulamento técnico do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) que permite a convergência de desempenhos entre as novas classes Le Mans Hypercar (LMH) e Le Mans Daytona h (LMDh), a FIA, ACO e IMSA anunciaram o acordo que une as categorias a partir de 2023, o que significa que os protótipos de Le Mans Hypercar poderão competir no Campeonato WeatherTech SportsCar a partir de 2023.
Inaugurado o Museu do rali em Fafe
Foi inaugurado o Museu do Rali em Fafe, um grande e ambicioso projeto que o Clube Automóvel de Fafe, em parceria com a Câmara Municipal, colocaram de pé.
Numa cidade que ‘vive e respira’ ralis por todos os poros, esta era uma inevitabilidade, que certamente orgulha os adeptos dos ralis em geral e os fafenses em particular.
A Fórmula 1 revelou o protótipo de 2022
Antes do GP da Grã-Bretanha, a Fórmula 1 mostrou ao público pela primeira vez o protótipo construído segundo os regulamentos de 2022. O local escolhido para revelar o carro foi Silverstone e contou com todos os pilotos da grelha de 2021, o presidente da FIA Jean Todt, o CEO da F1 Stefano Domenicali e Ross Brawn, o diretor técnico da F1, um dos maiores responsáveis pelas alterações ao regulamento técnico.
Toque entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP da Grã-Bretanha
A corrida do GP da Grã-Bretanha ficou marcada pelo toque entre os dois pilotos que disputavam o título mundial de Fórmula 1 e que originou o violento acidente de Max Verstappen. O piloto neerlandês passou pelo hospital para ser avaliado e assistiu à vitória do seu rival. Lewis Hamilton foi penalizado com 10 segundos, no entanto conseguiu ainda conquistar o primeiro posto e vencer em casa. O incidente entre os pilotos, levou a nova escalada na luta fora de pista, com a Red Bull e Mercedes a pressionarem o diretor de corrida durante a paragem da corrida, logo após o acidente. Foi um tema que dominou durante várias semanas a Fórmula 1, levando mesmo a Red Bull a apresentar um pedido de revisão da penalização a Hamilton.
Kalle Rovanperä tornou-se no mais jovem a vencer no WRC
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) venceram o Rali da Estónia, dominando a prova quase por completo, com o jovem piloto a bater o recorde que pertencia a Jari-Matti Latvala, tornando-se no mais jovem vencedor de sempre no WRC.
António Félix da Costa atirado contra o muro
Andre Lotterer atirou António Félix da Costa contra o muro de proteção das boxes, ao defender-se do ataque do português que o ia ultrapassar durante a segunda corrida em Londres da Fórmula E. A 13ª ronda do campeonato do mundo ficou marcada também por uma tentativa da Audi e de Lucas di Grassi a tentarem ultrapassar o pelotão que seguia atrás do Safety Car pelo pitlane. Como os comissários determinaram que o brasileiro não parou na box, penalizaram-no e Di Grassi terminou no nono posto.
Depois da desistência, Félix da Costa ficou a 15 pontos do líder do campeonato.
AGOSTO
Carambola e um carro na grelha no Hungaroring
O GP da Hungria foi uma das mais confusas corridas de F1. Um acidente causado por Valtteri Bottas e Lance Stroll na primeira curva do traçado, tirou de prova Sergio Perez, Charles Leclerc, Lando Norris, para além dos dois pilotos, e causou danos significativos em Max Verstappen, que perdeu várias posições e não conseguiu melhor do que o 10º lugar final.
Esteban Ocon venceu a corrida, que teve apenas Lewis Hamilton na grelha para o recomeço, com todos os outros pilotos nas boxes para mudarem para pneus slicks – uma situação mais caricata que a grelha de partida do GP dos EUA de 2005. Sebastian Vettel terminou a corrida no segundo posto, mas foi desclassificado e perdeu a posição para Lewis Hamilton e Carlos Sainz conseguiu subir ao pódio. A Williams pontuou pela primeira vez em dois anos no GP da Hungria.
Valentino Rossi anuncia fim da carreira
Aos 42 anos, Valentino Rossi anunciou o adeus aos palcos do MotoGP que aconteceu no final da temporada de 2021. O palco escolhido para anunciar a decisão de parar, o Red Bull Ring na Áustria, não podia ser melhor: em 1996, Rossi conquistou o seu primeiro pódio nas 125cc no ainda denominado Österreichring. Ainda é o único piloto da história a vencer os Campeonatos do Mundo de 125cc, 250cc, 500cc, 1000cc, e 800cc. 2021 ficou marcado pela reforma do “Doutor” Rossi.
Thierry Neuville triunfa no WRC após 19 meses ‘a seco’
O Mundial de Ralis regressou com uma novidade, o Rali de Ypres, prova que durante muito tempo se celebrizou no Europeu de Ralis, e que se estreou no WRC em 2021. Thierry Neuville assegurou a sua 14ª vitória no mundial, num regresso aos triunfos 19 meses depois da sua vitória no Rali de Monte Carlo de 2020. Depois de cinco triunfos da Toyota, a Hyundai regressou também ao lugar mais alto do pódio. Para Martijn Wydaeghe foi também o primeiro triunfo no WRC.
Última corrida dramática na Fórmula E
O arranque da última corrida do ano da Fórmula E, em Berlim, foi dramático. Mitch Evans ficou parado no arranque e Edoardo Mortara não conseguiu evitar o embate, tendo terminado logo ali a corrida dos dois e a interrupção da prova. Já depois do abandono de Jake Dennis, outro candidato ao título, também António Félix da Costa viu terminar o sonho da revalidação, depois de uma luta acesa com Lucas di Grassi (que foi penalizado pela manobra) que acabou no muro de proteção do traçado germânico.
No final, foi Nyck de Vries a conquistar o título de campeão do mundo de Fórmula E 2020/2021.
GP do Japão cancelado
Pelo segundo ano consecutivo, o GP do Japão foi cancelado. O evento, que estava agendado para outubro, foi cancelado devido às restrições nas viagens causadas pela pandemia e ao aumento de casos no país depois da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos durante o verão.
Mercedes anuncia fim de projeto na Fórmula E
A Mercedes-Benz tirou a ficha ao projeto Mercedes-EQ Formula E Team e terminará o seu envolvimento direto na Fórmula E em agosto de 2022. Dias depois de conquistarem os títulos mundiais de pilotos e equipas da disciplina, a marca alemã termina a ligação à Fórmula E, mesmo apostada na eletrificação da totalidade da sua gama de carros de estrada.
De novo a pandemia…
A Taça do Mundo de GT da FIA foi cancelada pelo segundo ano consecutivo na sequência da decisão da FIA de não participar no Grande Prémio de Macau devido às medidas de quarentena no território. Para além do cancelamento da Taça do Mundo, a FIA também cancelou a prova do Campeonato do Mundo de F3 e do WTCR.
A estreia dos Hipercarros em Le Mans
Sem surpresa a Toyota venceu a 89ª edição das 24h de Le Mans na estreia dos Hopercarros em La Sarthe, com o carro #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez a cruzar finalmente a linha de meta em primeiro, quebrando um enguiço que já durava há muito. Para os portugueses foi uma prova para esquecer. António Félix da Costa fez um primeiro turno absolutamente soberbo e cumpriu a sua missão, entregou o carro em primeiro na classe, com mais de um minuto de vantagem para a concorrência, mas um erro de um companheiro de equipa e um problema mecânico, colocaram o português de fora da luta pela vitória.
Filipe Albuquerque começou a prova no #22 da United e chegou a terceiro da categoria. Tudo estava bem encaminhado para tentar um ataque final, mas a chegada da manhã trouxe más notícias e um problema no alternador do Oreca obrigou a uma paragem demorada, deitando tudo a perder. Álvaro Parente no Porsche #72, não chegou a ver a bandeira de xadrez, depois da equipa desistir durante a manhã da prova.
Teemu Suninen fora da M-Sport/Ford com efeitos imediatos
Era cada vez mais provável a saída de Teemu Suninen da M-Sport/Ford no final do ano, mas o piloto anunciou o fim da ligação com a estrutura ainda no decorrer desta época, tendo sido o Rally Ypres (Bélgica), a última prova do finlandês com as cores dos britânicos.
GP da Bélgica: acidente violento e uma não-corrida
Lando Norris teve um acidente violento, novamente na zona do Raidillon, durante a qualificação, com o piloto sem lesões em resultado do embate, mas o GP da Bélgica não se ficou por aqui. No domingo, as condições climatéricas não permitiram que a corrida se realizasse à hora marcada e depois de cerca de 3 horas de espera e de várias voltas do Safety Car, a prova arrancou. Depois de 3 voltas atrás do Safety Car, a corrida foi dada por terminada e metade da pontuação entregue aos dez primeiros.
A demora em tomar uma decisão e depois ao retomar da corrida, levou a um coro de críticas à direção de corrida.
SETEMBRO
Kimi Raikkonen anuncia fim de carreira
Kimi Raikkonen anunciou o fim da sua carreira na Fórmula 1 no final de 2021, depois de mais de 20 anos na classe maior do automobilismo e a conquista do título mundial na Ferrari. Vários sinais dados pelo finlandês durante o ano permitiram perceber isso, pelo que faltava apenas saber quem iria ocupar o seu lugar.
Confirmada oficialmente troca de pilotos na Mercedes
O segredo menos bem guardado da F1 foi finalmente oficializado em setembro. Valtteri Bottas será piloto da Alfa Romeo na próxima temporada, assinado um contrato plurianual, algo que o piloto finlandês pretendia e abrindo espaço ao anúncio da ida de George Russell para a Mercedes. Foi o final de uma novela que durou muitos meses.
José Pedro Fontes de regresso às vitórias
José Pedro Fontes e Inês Ponte regressaram às vitórias no CPR, após o triunfo no Rali da Água/Alto Tâmega. A dupla do Citroën Vodafone Team já não vencia desde o Rali Vidreiro de 2019. Bruno Magalhães/Carlos Magalhães foram batidos num último esforço de Fontes e o terceiro lugar pertenceu a Armindo Araújo/Luís Ramalho, que se mantinham na liderança do campeonato.
Anúncio do regresso de Alex Albon à F1
Depois da Mercedes começar a mexer as peças do seu xadrez não demorou muito para que tudo ficasse mais claro nas restantes equipas. Depois de se ter ficado a saber que Valtteri Bottas iria rumar à Alfa Romeo,foi a vez da Williams Racing confirmar Nicholas Latifi e “patrocinar” o regresso de Alex Albon à F1, como dupla de pilotos em 2022.
Apesar das ligações entre Albon e a Red Bull terem sido cortadas, por exigência do fornecedor Mercedes, isto não significa que o corte tenha sido definitivo. A Red Bull admitiu que tem opção sobre Albon para 2023.
‘Shoey’ em Monza depois de colisão entre Verstappen e Hamilton
A segunda Sprint do ano realizou-se no GP de Itália de F1, mas foi na corrida que a controvérsia atacou novamente, com a McLaren a lucrar. Max Verstappen e Lewis Hamilton envolveram-se num incidente na curva 1 e ficaram os dois de fora da corrida. O Red Bull ficou em cima do Mercedes, deixando via aberta a Daniel Ricciardo para vencer a corrida, seguido de Lando Norris. Um grande momento para a McLaren, com direito a “shoey” no pódio. A equipa de Woking não festejava um 1-2 desde 2010, mas a corrida ficou também marcada por um episódio que incendiou ainda mais os ânimos mais fora do que dentro de pista.
Oportunidade perdida de Lando Norris
Lando Norris desperdiçou uma boa oportunidade para vencer uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez. O jovem britânico conquistou a pole position para o GP da Rússia e liderou grande parte da prova, mas nas últimas três voltas, Norris manteve os pneus slicks quando começou a chover. Sem conseguir aguentar o carro dentro de pista, foi ultrapassado por Lewis Hamilton e perdeu várias posições, terminando no sétimo lugar. Uma lição dura para o jovem da McLaren no mesmo dia em que Hamilton chegou à 100ª vitória na F1.
Segundo título consecutivo para Miguel Ramos e Henrique Chaves
Um ano depois de conseguirem o título no GT Open International, Miguel Ramos e Henrique Chaves conquistaram novo título em 2021, desta feita o da Pro-AM na Sprint Cup da Fanatec GT World Challenge. O duo luso não se ficou por aqui e em outubro conquistou o título absoluto na categoria Pro AM.
OUTUBRO
Andreas Mikkelsen (ERC) e Armindo Araújo (CPR) vencem Rali Serras de Fafe
Andreas Mikkelsen/Elliott Edmondson venceram o Rali Serras de Fafe que contou para o europeu de ralis, terminando a prova com grande vantagem para Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov, que depois de terem tido problemas de transmissão. Ainda assim, foi suficiente para assegurar o segundo lugar da geral, na frente de Armindo Araújo/Luís Ramalho, que terminaram no lugar mais baixo do pódio e venceram a contar para o campeonato português.
Julien Ingrassia termina carreira no WRC
Julien Ingrassia, navegador de Sébastien Ogier, anunciou o fim da carreira para o final de 2021. “Esta aventura começou há quase 20 anos, em novembro de 2002, com o meu primeiro rali como navegador”, escreveu Ingrassia na sua página do Facebook.
FIA Hill Climb Masters em Braga
A Rampa da Falperra foi palco da quarta edição do FIA Hill Climb Masters, que tinha sido adiada de 2020, entre os dias 7 a 10 de outubro, com a elite dos concorrentes de toda a Europa a convergir para Braga. No final, Christian Merli fez o tempo mais rápido e levou para casa a medalha de ouro na sua categoria (Cat. 2). Entre os pilotos portugueses em competição, Pedro Salvador (Silver Car CS Suzuki) foi o mais rápido a subir a Falperra, com o 17º melhor tempo (1:08.256). Na Nations Cup foi a França a levar a melhor e a equipa portuguesa ficou no oitavo posto.
Baja Oeste de Portugal estreou-se, Tiago Reis coroado Campeão
A Baja Oeste de Portugal foi uma estreia absoluta no CPTT, numa prova bem interessante, e Tiago Reis, que terminou no terceiro lugar da geral, sagrou-se virtual campeão nacional de todo-o-terreno. João Ramos regressou aos triunfos, mas Tiago Reis recuperou o título que já tinha conquistado em 2019.
Apresentação do livro “Rallye 125 anos”
Foi apresentado oficialmente o livro Rallye 125 anos. Num evento em que se reuniram muitas personalidades dos automóveis, foi dado a conhecer o livro de ralis do ano. João Mendes Dias (Chief Operating Officer do ACP) fez as honras da casa, enquanto Francisco Santos e José Barros Rodrigues fizeram as honras do livro.
Ricardo Teodósio vence Rali Vidreiro e adiou a decisão do título
Ricardo Teodósio/José Teixeira foram os grandes vencedores do Rali Vidreiro 2021. A dupla esteve imparável e liderou durante todo o rali, com 6 vitórias em 7 PE, numa grande demonstração por parte do piloto algarvio. Armindo Araújo/Luís Ramalho terminaram o rali na segunda posição, depois de terem tentado pressionar Teodósio. No entanto, o piloto de Santo Tirso ficou-se pela medalha de prata. Uma prova bem medida e que deixou tudo em aberto nas contas do título.
WRX voltou a Montalegre
Niclas Grönholm venceu a final do WRX no regresso ao Circuito Internacional de Montalegre, após ausência em 2020 devido à pandemia. Esta foi a última oportunidade para ver em Portugal uma prova do Mundial com os Supercars de motores de combustão interna, que serão substituídos no World RX por motorizações elétricas a partir de 2022.
Primeiro francês campeão do MotoGP
Fabio Quartararo foi coroado campeão do Mundo de MotoGP. O homem da Yamaha conseguiu uma recuperação fantástica na corrida, terminando no quarto lugar final. A conquista do campeonato teve contornos dramáticos, já que Francesco Bagnaia, principal adversário de Quartararo, liderou toda a corrida até às voltas finais, mas quando aumentava a diferença para Marc Marquez, caiu e abandonou a prova. Bastava ter terminado no pódio para adiar a decisão do campeonato. Quis o destino que a decisão fosse em Misano.
Carisma da Baja Portalegre 500
Trinta e cinco anos depois da edição de estreia, a Baja Portalegre 500 continua a gozar de um carisma inigualável, como confirmaram as 404 inscrições para a edição deste ano, cerca de 20 por cento de estrangeiros, de 27 nacionalidades. A grande festa do todo terreno decorreu entre 28 e 30 de outubro e com o interesse suplementar de decidir os títulos da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country e da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country. Alexandre e Pedro Ré selaram o título na Taça do Mundo de Bajas na categoria T4
Negócio Andretti/Sauber não avançou
Falado durante meses, o negócio para aquisição da Sauber pela Andretti não prosseguiu. O negócio estaria bem adiantado tendo as duas partes chegado a um entendimento sobre o valor a pagar pelos 80% da Sauber. No entanto, exigências financeiras de última hora por parte do milionário Finn Rausing, dono da Sauber, deitaram por terra o negócio.
Armindo Araújo brilhou na Baja Portalegre 500
A estreia de Armindo Araújo na competição SSV da Baja Portalegre 500 a convite do Team Can-Am Off Road Portugal foi um sucesso e o pilotos esteve até ao fim na luta pela vitória na Baja de Portalegre. Depois de um fim de semana intenso em Portalegre, seguiu-se Mortágua, para a decisão do título do CPR.
Andreas Mikkelsen Campeão Europeu de Ralis
O ERC foi à Hungria e Andreas Mikkelsen, para lá do WRC2, pode festejar também a conquista do título europeu da modalidade. E tudo no espaço de uma semana. Nikolay Gryazin foi o mais rápido na prova mas uma penalização ao piloto russo deu o triunfo a Mads Ostberg.
NOVEMBRO
Ricardo Teodósio conquista título num final dramático
Ricardo Teodósio e José Teixeira sagraram-se campeões de Portugal de Ralis após o Rali de Mortágua. Armindo Araújo despistou-se com pouco mais de um quilómetro na PE1, e deixou nas mãos de Ricardo Teodósio a decisão do título. O algarvio teve problemas com a alavanca da caixa de velocidades do Skoda e atrasou-se na manhã da prova, chegando ao meio do dia a 22.5s do segundo lugar que necessitava para ser campeão, caso também obtivesse dois pontos na PowerStage. Teodósio encetou uma boa recuperação que o levou do quarto ao segundo lugar, ultrapassado Miguel Correia na derradeira especial. Com o triunfo na PowerStage, Ricardo Teodósio e José Teixeira asseguraram o seu segundo título em três anos. Um título que ficava bem a qualquer das duas duplas que levou a luta até à derradeira prova.
Susto de Miguel Oliveira no GP do Algarve
O regresso de Miguel Oliveira ao traçado do Autódromo Internacional do Algarve não correu da melhor forma, com uma queda feia a duas voltas do fim da corrida. Iker Lecuona quis ultrapassar o piloto português, mas um toque deitou por terra ambos. Miguel Oliveira perdeu os sentidos durante alguns segundos e foi retirado de maca da caixa de gravilha. Recuperou os sentidos, mas mesmo assim foi enviado para o centro médico para avaliação e mais tarde para o Hospital do Alvor, onde foi reavaliado.
Foi um final de GP do Algarve dramático para o piloto de Almada e para os muitos espectadores que o apoiaram no AIA.
Mais casos na Fórmula 1
Nos 3 fins de semana em que se realizaram as Sprint houve sempre controvérsia e casos entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. No GP de S. Paulo de Fórmula 1 Lewis Hamilton foi excluído da qualificação devido a uma infração na utilização do DR e teve de largar do fundo da grelha para a Sprint, enquanto Max Verstappen foi multado por tocar na asa traseira do Mercedes do adversário. O britânico recuperou 15 posições na corrida sprint, para vencer a corrida de domingo, se bem que com nova controvérsia associada. Numa tentativa de ultrapassagem de Hamilton a Verstappen, que liderava a corrida, este defendeu a posição, levando a que ambos os pilotos tivessem de sair de pista, sem que os comissários de prova o penalizassem. Hamilton acabaria por vencer a corrida depois de recuperar 9 posições, mas a Mercedes apresentou um pedido de revisão da defesa de Verstappen, que apenas foi decidida no Qatar e que não teve consequências para o piloto.
O primeiro piloto chinês na F1
Guanyu Zhou foi anunciado como piloto da Alfa Romeo, substituindo Antonio Giovinazzi. O primeiro piloto de Fórmula 1 da China, Zhou é um pioneiro que escreverá uma página importante da história do desporto motorizado do seu país, enquanto Giovinazzi rumou à Fórmula E, para além de ficar com o papel de piloto reserva da Ferrari.
Sebastien Ogier vezes oito
A oitava maravilha de Sébastien Ogier e Julien Ingrassia! A dupla venceu o Rali de Monza e chancelou da melhor forma o seu oitavo título mundial de ralis. A Toyota confirmou o título de Construtores. Caiu o pano não só sobre o Mundial de Ralis de 2021 mas também sobre uma era de fantásticos World Rally Cars, os melhores e mais rápidos da história de 50 edições do WRC. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia colocaram um ponto final na sua carreira a tempo inteiro nos ralis e também na sua vitoriosa ligação.
Fernando Alonso de volta aos pódios
Fernando Alonso terminou o GP do Qatar no terceiro lugar. Foi a primeira subida ao pódio desde a Hungria em 2014, quando defendia as cores da Ferrari. Em Hungaroring, Alonso terminou no segundo posto e desde essa altura, até ter saído da Fórmula 1 em 2018, Alonso apenas por uma temporada terminou no top 10 da classificação geral.
Para além do terceiro lugar, Fernando Alonso foi também eleito o piloto do dia pelos fãs da F1.
Faleceu Sir Frank Williams
O final desta época de F1 ficou ensombrado pela notícia do falecimento de Sir Frank Williams, fundador da equipa Williams e uma das figuras mais marcantes do desporto motorizado. Frank Williams pode ter-nos deixado, mas o seu legado e o seu exemplo perdurarão por muitos anos. Frank Williams faleceu aos 79 anos e será para sempre lembrado pela sua resiliência e tenacidade, tendo enfrentado muitos desafios sem receios e com uma vontade férrea de vencer.
DEZEMBRO
O primeiro grande acidente de um dos novos Rally1
Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe tiveram um acidente em testes com o novo Rally1 da Hyundai e tiveram que ser transportados para o hospital. O carro saiu de estrada, capotou, caiu por uma ravina e imobilizou-se junto a um pequeno rio. As novas células de segurança da FIA fizeram o seu trabalho e os dois pilotos saíram do hospital sem lesões muito graves.
Caos na Arábia Saudita
Se 2021 nos deu corridas loucas, o GP da Arábia Saudita terá sido a mais louca de todas. Lewis Hamilton venceu mas a história é complicada de contar. Depois de vários incidentes, interrupções e toques em pista, o #44 da Mercedes venceu, levando a melhor sobre Max Verstappen que liderou várias voltas. Inevitavelmente vimos toques entre Verstappen e Hamilton que deram muito que falar, numa noite onde o fair play foi esquecido. Na última posição do pódio ficou Valtteri Bottas.
O incidente maior foi quando Verstappen recebeu ordem da sua equipa para deixar passar Hamilton, mas Hamilton não percebeu a intenção do seu adversário e bateu contra a traseira do Red Bull. A confusão estava instalada e Verstappen foi penalizado após a corrida com 10 segundos, sem consequências na classificação.
Os dois pilotos seguiram para Abu Dhabi em igualdade pontual.
Andrea Adamo abandona a Hyundai Motorsport
Andrea Adamo abandonou o cargo de Responsável da Hyundai Motorsport, alegando motivos pessoais para a sua saída. Adamo deixou de supervisionar a equipa de WRC, o projeto no ETCR assim como a divisão de competição para clientes (onde se inclui o WTCR).
Yves Matton, que abandonou o cargo de diretor de ralis da FIA no mesmo mês, é um nome falado para substituir Adamo na Hyundai.
Maria Germano Neto vence FIA Girls on Track
Maria Germano Neto foi a grande vencedora do FIA Girls on Track na categoria júnior. A jovem piloto portuguesa de 11 anos foi a piloto escolhida do lote final de 4 jovens pilotos que prestaram testes em Itália, sob o atento olhar dos responsáveis da Ferrari Driver Academy, apesar de nunca ter competido com karts da categoria Júnior.
Verstappen Campeão, época de F1 terminou com grande controvérsia
Max Verstappen é o campeão do mundo de Fórmula 1 de 2021, mas não sem polémica. O neerlandês venceu o GP de Abu Dhabi com um final dramático e que adensou a controvérsia, já que Lewis Hamilton perdeu a corrida na volta final, depois de um período de Safety Car e de ter sido ultrapassado por Verstappen. A decisão do diretor de corrida em deixar passar apenas os pilotos retardatários que estavam posicionados entre Hamilton e Verstappen, incomodou a Mercedes que apresentou dois protestos no final da prova. A FIA rejeitou os dois e a Mercedes ainda demorou dois dias para decidir não recorrer dessa decisão. Max Verstappen foi coroado campeão na Gala da FIA, que não contou com a presença do seu rival pelo título, nem com Toto Wolff para receber o troféu relativo à conquista do 8º título de construtores. Um final dramático de uma época estupenda na F1.
Toyota Gazoo Racing Iberian Cup apresentada
Foi apresentada a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, uma parceria da Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e o Motor & Sport Institute (MSI) que unem forças para criar o que dizem ser o melhor troféu monomarca a nível nacional e europeu. O carro é o Toyota GR Yaris RZ, tem 261 cv e o prémios da competição ascendem a mais de 250.000€.
Mohammed ben Sulayem é o novo presidente da FIA
Mohammed ben Sulayem foi eleito para suceder a Jean Todt como presidente da FIA, nas eleições que se realizaram durante a Assembleia Geral. Sulayem derrotou Graham Stoker, que serviu como vice-presidente da FIA para o desporto sob a direção de Todt, com 61,6% dos votos. Ben Sulayem é o primeiro presidente não-europeu na história de 117 anos da FIA.