ERC: Alexey Lukyanuk domina Rali das Canárias
Alexey Lukyanuk terminou a época em beleza ao dominar por completo o Rally Islas Canárias, derradeira prova do ERC, vencendo 16 troços dos 17 que foi composto o rali, assegurando o seu quarto triunfo na Gran Canária.
Efren Llarena bateu Miko Marczyk na luta pelo segundo lugar na classificação geral do campeonato, desempenho que permite a Sara Fernández a tornar-se a primeira mulher a ganhar o título de navegadores do ERC.
Javier Pardo leva a coroa do ERC2, aproveitando os problemas do companheiro de equipa, Joan Vinyes
Franceschi assegura uma dupla no ERC3/ERC3 Junior com a Toksport WRT Renault. García reivindica a vitória na Abarth Rally Cup na frente do vencedor do título Poloński.
Alexey Lukyanuk teve uma performance de classe durante a última prova do Campeonato Europeu de Ralis 2021, com uma vitória dominadora no Rali Islas Canarias. Com o seu navegador russo, Alexey Arnautov, Lukyanuk foi o mais rápido em 16 das 17 especiais no seu Citroën C3 Rally2, liderando do início ao fim e nunca colocando uma roda fora do sítio, durante toda a prova. Esta foi a sua quarta vitória no evento de Las Palmas, e deixa-o uma vitória atrás da lenda dos ralis, Carlos Sainz na lista de pilotos vitoriosos nas Canárias: “Estou realmente orgulhoso do desempenho e precisamos de dizer muito obrigado à nossa equipa e aos nossos engenheiros pelo bom carro e também à Pirelli por provavelmente os melhores pneus para as condições”, disse Lukyanuk, o campeão do ERC de 2018 e 2020. “Preciso de dizer obrigado também ao meu navegador pela leitura das notas tão eficiente nestes troços. Para mim, estou satisfeito com a minha consistência e o meu ritmo. Foi quase um fim-de-semana perfeito”.
Lukyanuk chegou ao final 52.3s na frente de Efrén Llarena, piloto do Rallye Team Spain que garantiu o segundo lugar provisório na classificação do ERC de 2021 atrás do campeão Andreas Mikkelsen, que garantiu a cobiçada coroa no Rally da Hungria, do mês passado. Mas foi, ainda assim, um clímax emocionante com o Miko Marczyk piloto da Orlen Team a terminar logo atrás de Llarena no evento e na classificação do ERC, após uma batalha que se prolongou até ao fim da prova.
Com o segundo lugar de Llarena, Sara Fernández torna-se a primeira mulher na história do Europeu de Ralis a vencer o campeonato de navegadores, com uma margem de dois pontos à frente da polaca Szymon Gospodarczyk.
Houve ainda mais sucesso para Espanha no Rally das Ilhas Canárias com Javier Pardo e Adrián Pérez a conquistar o título de ERC2 na sua primeira tentativa, num Suzuki Swift R4lly S dirigido pela Suzuki Motor Ibérica.
Terminaram a sua temporada de estreia no campeonato ao reclamarem uma sexta vitória na categoria depois dos companheiros de equipa Joan Vinyes e Javier Mercader terem abandonado no penúltimo troço com uma falha mecânica.
Conduzindo um Renault Clio Rally4 ao lado de Anthony Gorguilo, Jean-Baptiste Franceschi completou uma temporada de sucesso ao vencer os campeonatos FIA ERC3 e FIA ERC3 Junior. Bateu Pep Bassas (Rallye Team Spain/The Racing Factory/Peugeot 208 Rally4) no primeiro e o finlandês Sami Pajari (Porvoon Autopalvelu Ford Fiesta Rally4) no segundo. As suas atuações durante o ano também ajudaram a Toksport WRT a celebrar a vitória no Campeonato Europeu de Ralis para Equipas, já na ronda anterior na Hungria.
Atrás de Lukyanuk, Llarena e Marczyk, Simone Campedelli (Team MRF Tyres) ficou em quarto lugar, com o campeão das Ilhas Canárias Enrique Cruz 5.3s atrás em quinto. Iván Ares foi sexto seguido de Surhayén Pernia, Luis Monzón, Jan Solans e Yeray Lemes.
Anthony Fotia venceu o ERC/ERC3 Junior na sua estreia no Rally Islas Canarias. Carlos David García garantiu as honras da Abarth Rally Cup no seu regresso à categoria.
O Rally Islas Canarias marcou a oitava e última etapa da temporada 2021 do ERC e a nona e última campanha promovida pela Discovery Sports Events (anteriormente Eurosport Events) antes de entregar o ‘bastão’ ao Promotor do WRC para se concentrar na sua crescente carteira de campeonatos em duas rodas e quatro.
Filme do 2º dia
Começando o dia com uma vantagem nocturna de 32,6s, Lukyanuk bateu Nil Solans por 0.5s na PE10, bateu Efrén Llarena por 1,1s na PE11, foi mais rápido que Llarena novamente por 1.4s na PE12 antes de ser 1.5s mais rápido que Miko Marczyk na PE13, assegurando uma uma vantagem de 41.1s na paragem do meio-dia no Estádio Gran Canaria. Depois de Solans ter igualado o seu tempo na PE14, Lukyanuk bateu Marczyk por 3.8s na PE15 antes de ser 4.7s mais rápido que Llarena na PE16. E na PE17, bateu Llarena por 0.9s terminando com 52.3s na frente de Llarena.
Marczyk subiu para terceiro quando ultrapassou Enrique Cruz na PE10, com Simone Campedelli também a ‘despromover’ o campeão das Ilhas Canárias para o quarto lugar. Cruz passou para a frente de Campedelli na PE11 antes de as posições mudarem uma última vez na PE15, quando Campedelli voltou à frente do espanhol.
Surhayén Pernia foi forçado a contentar-se com a sétima posição atrás de Iván Ares depois de ter sido atrasado por um furo na PE10 e uma barra traseira anti-rolamento partida na PE13. Solans estava 9.4s atrás de Ares antes da PE15, mas o forte contacto com uma barreira no troço seguinte deixou o Hyundai i20 R5 da MRF Tyres com danos extensos. Reparações rápidas permitira-lhe chegar ao fim na 12ª posição atrás de Albert von Thurn und Taxis.
Pardo conquista o título de ERC2 com a sexta vitória depois de um azar tardio do companheiro de equipa Vinyes
Javier Pardo conseguiu seis vitórias em seis e conquista o título ERC2 em grande estilo, apesar de ter ficado quase três minutos longe da liderança quando foi abrandado por uma perda de potência na PE2.
O vencedor da Abarth Rally Cup, Carlos David García, terminou em segundo lugar com Dmitry Feofanov em terceiro após o seu atraso devido a um furo no primeiro dia.
Anthony Fotia descreveu a sua vitória no ERC3/ERC3 Junior na sua estreia no Rally Islas Canarias como “espantosa”, enquanto Jean-Baptiste Franceschi garantiu os pontos de que necessitava para conquistar ambos os títulos no seu Renault Clio Rally4 da Toksport WRT.
Sami Pajari terminou em segundo no seu Ford Fiesta Rally4 para garantir o segundo lugar na classificação do ERC Júnior atrás de Franceschi. Pep Bassas foi o terceiro ao terminar em segundo atrás de Franceschi na ordem final do título do ERC3, uma vez que Jorge Cagio terminou em quinto. Nick Loof e Hugo Magalhães terminaram em sexto do ERC3 Junior.
Classificação
1 Alexey Lukyanuk (RUS)/Alexey Arnautov (RUS) Citroën C3 Rally2 1h59m41.2.s
2 Efrén Llarena (ESP)/Sara Fernández (ESP) Škoda Fabia Rally2 Evo +52.3s
3 Miko Marczyk (POL)/Szymon Gospodarczyk (POL) Škoda Fabia Rally2 Evo +59.5s
4 Simone Campedelli (ITA)/Tania Canton (CHE) Škoda Fabia Rally2 Evo +1m13.9s
5 Enrique Cruz (ESP)/Yeray Mujica (ESP) Ford Fiesta Rally2 +1m19.2s
6 Iván Ares (ESP)/David Vázquez (ESP) Hyundai i20 R5 +1m32.6s
7 Surhayén Pernía (ESP)/Alba Sánchez (ESP) Hyundai i20 R5 +1m49.0s
8 Luis Monzón (ESP)/José Déniz (ESP) Škoda Fabia Rally2 Evo +1m52.5s
9 Jan Solans (ESP)/Rodrigo Sanjuan (ESP) Citroën C3 Rally2 +2m21.7s
10 Yeray Lemes (ESP)/Rogelio Peñate (ESP) Hyundai i20 N Rally2 +2m54.7s
11 Albert von Thurn und Taxis (DEU)/Bernhard Ettel (AUT) Škoda Fabia Rally2 Evo +4m35.0s
12 Nil Solans (ESP)/Marc Martí (ESP) Hyundai i20 R5 +5m27.2s
13 Luis Vilariño (ESP)/José Murado (ESP) Śkoda Fabia Rally2 Evo +6m44.2s
14 Juan Carlos Alonso (ARG)/Juan Pablo Monasterolo (ARG) Škoda Fabia Rally2 Evo +8m14.4s
15 Anthony Fotia (FRA)/Arnaud Dunand (FRA) Renault Clio Rally4 +8m40.9s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI