Fórmula E: F1 começa a roubar “clientes” à competição elétrica?

Por a 4 Novembro 2021 10:33

O entusiasmo em torno da F1 tem crescido nos últimos anos e o trabalho de revitalização que a Liberty tem feito, resultou numa F1 mais saudável, muito mais interessante para as marcas e com um potencial de marketing que mais nenhuma competição tem. E quem pode pagar a fatura é a Fórmula E.

No começo, a Fórmula E foi encarada como uma piada na qual poucos alinharam, foi ganhando força graças à necessidade das marcas mostrarem trabalho no âmbito da mobilidade elétrica e em pouco tempo tornou-se num caso de sucesso com uma dezena de marcas oficiais envolvidas na competição. Ter 10 marcas associadas era o sonho de qualquer campeonato FIA e nem a F1 nem o WEC (muito menos o WRC) conseguiam esse feito. Mas os ventos são de mudança e a Fórmula E parece estar a perder força.

Os anúncios das saídas da Audi e da BMW durante a época foram um primeiro sinal, a que se seguiu o anúncio de que a Mercedes não seguiria para a Gen3 sendo 2022 no último ano. No caso da Audi e da BMW trata-se de uma mudança estratégica, com uma aposta no WEC/IMSA e a Mercedes sai porque parece ter perdido interesse na competição.

Agora as atenções viram-se para a Porsche. A marca alemã já disse que tem muito interesse na entrada na F1 e nesta fase estará apenas a tentar fazer jogos políticos para conseguir que as regulamentações de 2025 das novas unidades motrizes se encaminhem para um rumo que agrade. Mas com tanto fumo, é difícil que não haja fogo e a própria postura da marca evidencia um interesse que dificilmente não se materializará

Ora a Porsche já se comprometeu com a nova regulamentação Gen 3, mas já avisou que não faz questão de chegar ao fim desse ciclo. Segundo a The Race, o futuro da Porsche na Fórmula E será revisto em 2022, depois de ter confirmado pela primeira vez que está comprometida apenas até ao final da temporada 2024, a meio do ciclo das novas regras Gen3. A Gen3 entrará em vigor em 2023, mas a Porsche revelou que não se obrigará a correr no campeonato durante toda a duração do novo regulamento.

A avaliação que será feita também terá em conta se a empresa entrará ou não na Fórmula 1 em 2026, uma decisão que poderá vir antes do final de 2021. O seu novo chefe para a competição, Thomas Laudenbach, que substituiu o Fritz Enginger no mês passado, confirmou que a Porsche só está garantida na Fórmula E até e incluindo a temporada 2024.

A Porsche está a ponderar o seu futuro na Fórmula E pois, segundo alguns relatos, não está completamente satisfeita com o que está a retirar da competição. A Porsche não concorda com alguns aspetos comerciais, desportivos e até técnicos da competição e ,neste último caso, queria mais liberdade para desenvolver baterias (que são fornecidas pelo campeonato). A busca pelo limite de custos castra a liberdade das equipas e não permite tanta evolução, o que desagrada à Porsche que olha para a F1 como uma possibilidade de mostrar a sua capacidade de desenvolver baterias e componentes elétricos de forma mais livre (e daí a vontade da Porsche querer que a componente elétrica tenha um peso superior na próxima regulamentação F1). Mais ainda, a saída de três marcas germânicas anunciadas em pouco mais de um ano deixa pontos de interrogação no ar para a Porsche:

“O facto de, digamos, três fabricantes premium terem saído, ou irem sair com a BMW, a Audi e a Mercedes, faz-nos pensar, sem dúvida nenhuma”, disse Laudenbach aos media. “Por outro lado, olhando apenas para a Audi e a BMW, elas estavam lá desde o início. Por isso  já estavam há muito tempo no campeonato. Sim, penso que existem alguns pontos fracos (na Fórmula E). Discutimos isso também com a organização da Fórmula E. Há alguns pontos que gostaríamos de ver otimizados, depois penso que o valor da Fórmula E poderá subir. Em termos gerais, é o único campeonato com veículos elétricos a bateria a nível mundial. Veremos como se desenvolverá . Sim, estamos felizes por dar a nossa contribuição para a Fórmula E e desenvolver a série e avançar, porque ainda pensamos que é importante impulsionar as corridas eletrificadas”.

Assim, a Fórmula E começa a entrar na verdadeira fase decisiva da sua ainda curta vida. Conseguir ultrapassar esta “crise” e voltar a atrair o interesse das marcas é fundamental para mostrar que o crescimento foi feito sob alicerces fortes. Manter o nível da Fórmula E para a próxima Gen3 é o desejo, mas para isso a competição terá de rever certos aspetos. Talvez a necessidade de se afastar em demasia dos conceitos das outras competições seja prejudicial em certos aspetos. Mas com o WEC e a F1 a ganharem força e, a avaliar pela sondagem encomendada pela F1, com a Fórmula E a mostrar um começo de declínio, é tempo do campeonato voltar a pensar no seu futuro. A Fórmula E tem lugar no mundo das corridas, e trouxe muitas coisas interessantes. Mas talvez ainda não tenha conseguido conquistar verdadeiramente os fãs de corridas que usaram os elétricos como uma opção de recurso enquanto a F1 e o WEC estavam menos interessantes. E isso também é algo que deve ser estudado. A Fórmula E tem todos os ingredientes para ser um bom entretenimento. Mas este aparente desinteresse mostra que ainda não convence completamente. Porque? É uma pergunta que, a ser bem respondida, poderá ter implicações no rumo que as competições tomam no futuro, incluindo a própria Fórmula E.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado