Campeonato Norte de Ralis: Adruzilo Lopes vence em Gondomar e é campeão
Numa prova marcada pela muita chuva, Adruzilo Lopes/Paulo Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) venceram o Rali de Gondomar, sétima prova do Campeonato Norte de Ralis e asseguraram dessa forma o título da competição.
Mesmo com a ausência do concorrente mais próximo na tabela do campeonato, Fernando Peres, Adruzilo Lopes não deixou os seus créditos por mãos alheias, venceu o rali e juntou mais um título para a sua recheada carreira nos ralis.
A prova ficou marcada pela saída de estrada do Peugeot 106 XSI da dupla Pedro Lemos Ribeiro/Gonçalo Palmeira, na primeira passagem pela especial de Talho do Povo (Branzelo), projetando uma pedra num espectador, a estrutura organizativa viu-se na contingência de anular a segunda passagem pelo troço.
Augusto Costa/Susana Silva (Peugeot 208 R2) terminaram na segunda posição da geral a mais de um minuto, numa prova em que Adruzilo Lopes foi o primeiro líder, perdendo a posição para João Vinha/Cristiano Queiroga (Mitsubishi Lancer Evo VI) na PE2, para a recuperar apenas na PE4, não mais a largando daí até ao fim. Depois de ter caído para o segundo lugar na PE4, João Vinha caiu para terceiro no troço seguinte por troca com Augusto Costa com o piloto do Peugeot 208 R2 a manter a posição até ao fim.
Luís Morais/Helena Maia (Peugeot 208 R2) terminaram na quarta posição da geral, a 18.4s do terceiro lugar, com Rafael Pereira/Alberto Silva (Peugeot 208 R2) a terminarem na quinta posição, 31.2s mais atrás.
Seguiram-se na classificação Miguel Carvalho/António Reis (Peugeot 206 GTi), Filipe Oliveira/José Vieira (Mitsubishi Carisma GT Evo V), João Andrade/Sérgio Paiva (Citroën Saxo Cup), João Pedro Sousa/Tiago Silva (Renault Clio RS) e a fechar o top 10, Mário Castro/Ricardo Cunha (Ford Fiesta R2T), vencendo o Grupo P2.
Se o título principal está resolvido, o facto de Luís Morais ter sido segundo nesta prova e o líder do campeonato, João andrade, apenas quinto, a diferença pontual entre ambos atenuou-se e é agora apenas de nove pontos, quando faltam duas provas, Rali Viana do Castelo e Rali Serras do Porto, para o final da competição, com Augusto Costa, segundo da geral neste rali e vencedor dos 2WD a entrar também na luta, fruto de dois triunfos nas últimas duas provas.
Miguel Carvalho e António, em Peugeot 206 GTI, levaram de vencida o Grupo X1; João Pedro Sousa e Tiago Silva, ao volante de um Renault Clio, triunfaram o Grupo X2; João Vinha e Cristiano Queiroga, aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VI, venceram o Grupo X3; e, finalmente, Capela Morais e António Vieira, em Skoda Fabia RS TDI, destacaram-se no Grupo X4.
Apesar da chuva que se abateu nos territórios de Gondomar, Paredes e Penafiel as equipas optaram por dosear o andamento, motivando apenas três abandonos. Por razões de segurança, a organização decidiu cancelar a segunda passagem por Talho do Povo (Branzelo), com a prova a retomar o seu percurso normal.
Depois do Rali de Gondomar, a próxima prova do Campeonato Norte de Ralis, pontuável também para o Campeonato Portugal de Clássicos de Ralis e Desafio Kumho Asfalto e Desafio Kumho Norte, terá lugar a 26 e 27 de Novembro, com o Rali de Viana do Castelo, organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso.
Classificação
1 Adruzilo Lopes – Paulo Silva Mitsubishi Lancer Evo IX 35:52.1
2 Augusto Costa – Susana Silva Peugeot 208 R2 +1:02.3
3 João Vinha – Cristiano Queiroga Mitsubishi Lancer Evo VI +1:16.1
4 Luís Morais – Helena Maia Peugeot 208 R2 +1:35.5
5 Pereira Rafael Marques – Alberto Silva Peugeot 208 R2 +2:05.7
6 Miguel Carvalho – António Reis Peugeot 206 GTi +2:45.0
7 Filipe Oliveira – José Vieira Mitsubishi Carisma GT Evo V +2:56.7
8 João Andrade – Sérgio Paiva Citroën Saxo Cup +3:16.5
9 João Pedro Sousa – Tiago Silva Renault Clio RS +4:47.9
10 Mário Castro – Ricardo Cunha Ford Fiesta R2T +5:11.2
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI