Fórmula E: Novo formato de qualificação em 2022
Desde a temporada 2018-2019, a Fórmula E tem usado um sistema de grupos de qualificação, em que os pilotos são divididos em grupos de seis de acordo com a classificação do campeonato, passando os seis primeiros classificados à discussão da Super Pole, saindo um a um para tentar conquistar o melhor tempo. O que acontece é que os pilotos melhor classificados vão para a pista primeiro, na fase de grupos e têm as piores condições de pista, terminando regularmente nas últimas linhas da grelha. Isso tem contribuído para a batalha pelo título permanecer imprevisível, mas os pilotos foram muito críticos do formato.
Ouvindo o feedback dos pilotos, o promotor prepara-se para alterar o formato da qualificação a partir do próximo ano. Ainda falta a aprovação em Conselho Mundial da FIA, mas o novo formato deverá passar pela divisão dos pilotos em dois grupos. Os quatro pilotos mais rápidos de cada grupo avançam para a fase seguinte, que consistirá de duelos dois a dois, os vencedores passam para as meias finais, sendo que os dois pilotos mais rápidos disputam a pole na final.
Alberto Longo da Fórmula E, em conferência de imprensa no México, afirmou ser uma tentativa de simplificar o formato. “Este é o resultado do desejo de simplificar o formato da corrida. Voltamos ao básico, mas também queremos permanecer inovadores. Esse formato é muito compreensível, pois todos entendem como funciona um torneio de ténis. Visualmente é atraente e na televisão será espetacular”.
A temporada 2021-2022 da Fórmula E começa a 28 de janeiro na Arábia Saudita.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não me parece que este formato seja fácil de assimilar, para alguém que “caia de paraquedas” perante este campeonato, mas se resultar numa grelha mais justa, venha ele. O formato utilizado até agora, era de fácil compreensão, mas muito injusto para quem fazia melhor trabalho.