CSR: Viana Martins vence Rali Cidade de Portimão
Depois de duas vitórias em duas provas para Carlos Martins e Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer Evo VII) desta feita foi a vez de José Viana Martins/Vítor Viegas (Renault Clio III RS) triunfarem. Uma curiosidade: desde 2016 que um 2WD não vencia uma prova do CSR…
O triunfo de José Viana Martins/Vítor Viegas (Renault Clio III RS) no Rali Cidade de Portimão é a primeira vez que um carro de duas rodas motrizes vence este ano numa prova do Campeonato Sul de Ralis, que teve na prova portimonense a terceira de cinco provas.
Rui Rijo/Miguel Luz (Mitsubishi Lancer Evo VIII MR) foram segundos classificados a 21.7s dos vencedores, com Filipe Silva/Ricardo Martins (Citroën Saxo VTS) a terminar no lugar mais baixo do pódio.
Vítor Vilela/Edgar Gonçalves (Peugeot 208 R2) foram quartos classificados na frente de Nuno Carujo/Daniel Martins (Mitsubishi Lancer Evo IX), que com este resultado estão agora apenas a dois pontos, 50/48 de Carlos Martins e Daniel Amaral no campeonato. A dupla do Mitsubishi Lancer Evo VII foi a primeira líder da prova, no final do segundo troço já levava 10.5s de avanço, mas um problema com uma roda culminou no abandono: “Quando se pintam rodas, no sítio de contacto de aperto ao cubo com a jante e onde as porcas apertam, não pode ter tinta. A temperatura elevada dos travões funde a tinta e perde o aperto. É algo que sabemos e que verificamos sempre! Mas uma roda não foi retificada, falhou uma e falhou tudo. A importância do detalhe está aqui demonstrada….”, disse Carlos Martins.
Desta forma, José Viana Martins assumiu a liderança, na altura com 12.1s de avanço para Filipe Silva/Ricardo Martins (Citroën Saxo VTS) margem que se manteve sensivelmente a mesma para os segundos classificados, posição que mudou de mão na última especial quando Rui Rijo/Miguel Luz (Mitsubishi Lancer Evo VIII MR) passaram Filipe Silva, terminando o rali com 2.1s de avanço para a dupla do Saxo, pois Filipe Silva perdeu as hipóteses de um melhor resultado devido a um pião em Moinho da Rocha 3, e também à perda da quinta velocidade na caixa do carro.
Quarto posto para Vítor Vilela/Edgar Gonçalves (Peugeot 208 R2) que terminaram 12.7s mais atrás, eles que começaram o rali na oitava posição, mas desde aí foi sempre a subir. Quinto lugar na PE2, quarto na seguinte, onde ficaram até ao fim.
Como já referimos, Nuno Carujo fez uma boa operação de campeonato, passando Paulo Anselmo/Pedro Dias da Silva (BMW 316i Compact E36) que tiveram um rali de altos e baixos. Começaram o rali em sétimo, caíram para oitavo, subiram ao quinto e voltaram a cair para o sexto lugar.
Nuno Venâncio/Fernando Almeida (Mitsubishi Lancer Evo VII), Marco Reis/Volodymyr Velykyy (Mitsubishi Lancer Evo VII), Luís Nascimento/Leonildo Madeira (Opel Corsa A) e Vasco Tintim/Filipa Tintim (Subaru Impreza WRX STi) fecharam o top 10.
Para além de Carlos Martins, pelo caminho ficaram ainda de foram, Márcio Marreiros e Pedro Conde
(Mitsubishi Lancer Evo IX), que ficaram sem combustível a 100 metros do fim da PE3.
João Bica e João Sena (Mitsubishi Lancer Evo IX) não participaram na prova, devido a impedimento pessoal do piloto.
Classificação
1 José Viana Martins/Vítor Viegas Renault Clio III RS 34m59.8s
2 Rui Rijo/Miguel Luz Mitsubishi Lancer Evo VIII MR + 21.7s
3 Filipe Silva/Ricardo Martins Citroën Saxo VTS + 23.8s
4 Vítor Vilela/Edgar Gonçalves Peugeot 208 R2 +36.5
5 Nuno Carujo/Daniel Martins Mitsubishi Lancer Evo IX +59.0
6 Paulo Anselmo/Pedro Dias da Silva BMW 316i Compact E36 +1:14.5
7 Nuno Venâncio/Fernando Almeida Mitsubishi Lancer Evo VII +1:15.2
8 Marco Reis/Volodymyr Velykyy Mitsubishi Lancer Evo VII +2:22.1
9 Luís Nascimento/Leonildo Madeira Opel Corsa A +2:22.3
10 Vasco Tintim/Filipa Tintim Subaru Impreza WRX STi +4:34.8
FOTOS: Márcio Primo
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pelo menos os ralis ainda se vão mexendo no sul…