ERC, Azores Rallye: Manhã muito atribulada… oito abandonos
O Azores Rallye está a fazer jus à sua reputação, de um rali extremamente exigente com lama, vento e chuva, tendo oferecido aos pilotos um início de rali extremamente duro. Graminhais, Tronqueira e Lagoa de São Brás foram todos ‘atingidos’ por condições desafiantes que levaram a que vários dos principais competidores se deparassem com problemas na sua prova, que continua a ser um dos ralis mais espectaculares do mundo.
Abrindo a estrada, o líder do campeonato ERC2, Dmitry Feofanov, foi o primeiro a encontrar meteorologia ‘fora de época’, em completo contraste com o sol e as altas temperaturas que formaram um pano de fundo para o primeiro dia do rali. Depois de Feofanov ter evitado, por pouco, um furo no PE1, um pião na PE2 deixou o seu Suzuki Swift Rally2 Kit com um escape danificado e uma ‘queda’ dramática na potência.
Mas Feofanov foi muito mais afortunado do que um bom número de pilotos a correr atrás de si na etapa de abertura da prova, que o herói local Ricardo Moura (ARC Sport Skoda Fabia Rally2 Evo) completou com uma vantagem de 27. 8s sobre Dani Sordo, com o Hyundai i20 R5, com Efrén Llarena (Rallye Team Espanha Fabia Rally2 Evo), Andreas Mikkelsen (Toksport WRT Škoda Fabia Rally2 Evo) e Erik Cais (Yacco ACCR Team Ford Fiesta Rally2) em terceiro, quarto e quinto, respetivamente.
O campeão em título do ERC, Alexey Lukyanuk (Citroën C3 Rally2) foi forçado a parar e mudar um pneu danificado no PE1 depois de um forte toque do russo, que teve sorte em não danificar mais o carro. Completou a PE3 com danos significativos na frente do carro da Saintéloc. Andreas Mikkelsen revelou que ando quase a ‘pastar’ durante cerca de cinco quilómetros após os limpa pára-brisas terem falhado no seu Skoda Fabia Rally2 Evo, na PE2, tendo o líder do ERC relatado que era “impossível de conduzir”.
A piloto Rachele Somaschini desistiu após a PE1 quando os limpa pára-brisas do seu Citroën C3 Rally2 falharam.
Pedro Antunes parou no teste de abertura com um problema de transmissão e um semi eixo danificado, depois de um toque. O líder do campeonato açoriano Ruben Rodrigues, também teve a mesma ‘sorte’, com uma falha do eixo de transmissão da frente-esquerda.
Nil Solans saiu de estrada na PE1, enquanto a Norbert Herczig sucedeu o mesmo, o carro ficou preso e teve de abandonar. Volta amanhã. O Umberto Scandola da Hyundai Rally Team Itália deixou brevemente a estrada na PE1 mas recuperou – um destino que também sofreu na PE3 – embora Adrian Chwietczuk não tenha tido tanta sorte, o piloto polaco despistou-se na PE2.
Aloísio Monteiro falhou um cruzamento na PE1 e também danificou o lado direito do seu Skoda Fabia Rallly2, mas continua na luta. Joan Vinyes na Suzuki Motor Ibérica tem estado ‘em baixo’, mas a história tem sido diferente para o companheiro de equipa, Javier Pardo, que lidera a ERC2 por uma margem confortável.
Igor Widłak capotou o seu Ford Fiesta Rally3 200 metros depois do início da PE2.
As questões de intercomunicadores e embraiagem dificultaram o concorrente da ERC3 Jean-Baptiste Franceschi, deixando o rival da classe, Pep Bassas, confortavelmente livre no seu Peugeot 208 Rallly4.
O recém-chegado ao ERC, Benito Guerra relatou ter batido numa árvore com a retaguarda direita do seu Skoda na PE3, Lagoa De São Brás, onde a dramática etapa da manhã terminou com um acidente para Yoann Bonato antes de uma paragem na assistência nas Portas do Mar, em Ponta Delgada. O francês foi sexto após dois troços, mas teve de se juntar à lista de abandonos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI