Fórmula E: Mercedes anuncia fim de projeto no campeonato
É oficial. A Mercedes-Benz tirou a ficha ao projeto Mercedes-EQ Formula E Team e termina o seu envolvimento direto na Fórmula E em agosto de 2022, facto que já tínhamos dado conta anteriormente.
Dias depois de conquistarem os títulos mundiais de pilotos e equipas da disciplina, a marca alemã termina a ligação à Fórmula E, mesmo apostada na eletrificação da totalidade da sua gama e anuncia que irá retirar as “lições aprendidas na competição, ao desenvolvimento de produtos em série. Pode-se ainda ler no comunicado de hoje, que o foco da Mercedes-Benz será a Fórmula 1, sendo o ” laboratório mais rápido para desenvolver e provar tecnologias de desempenho futuro sustentáveis e escaláveis”.
A marca vai explorar todas as suas opções para estrutura criada para a Fórmula E se manter no campeonato, que pode passar pela sua a venda a outros proprietários.
Comunicado da Mercedes-Benz na sua totalidade:
“A Mercedes-Benz anunciou hoje que irá concluir a sua história de sucesso na ABB FIA Fórmula E como participante e fabricante no final da temporada 8, em agosto de 2022.
Desde que a HWA Racelab chegou à pista pela primeira vez na temporada 5, lançando as bases para a entrada da Mercedes na Fórmula E, o objectivo tem sido a criação de uma equipa de referência a todos os níveis. Uma primeira vitória da Mercedes para Stoffel Vandoorne na fase final da 6ª temporada foi seguida de um forte início na 7ª temporada, estabelecendo o desafio do campeonato da equipa apenas na sua segunda temporada. Isto culminou no fim-de-semana passado em Berlim, quando Nyck de Vries e a Mercedes-EQ Formula E Team tornaram-se nos primeiros campeões mundiais de automobilismo elétrico de sempre, ao ganharem os títulos de pilotos e equipas da ABB FIA Formula E.
Paralelamente, a Mercedes-Benz fez o anúncio estratégico em finais de julho de que a marca estará pronta para se tornar totalmente elétrica até ao final da década, onde as condições de mercado o permitam.
Como parte da nova direção estratégica, a marca optou deliberadamente por transferir recursos para esta aceleração da eletrificação, incluindo o desenvolvimento de três arquiteturas exclusivamente elétricas a serem lançadas em 2025. Por conseguinte, a Mercedes irá realocar os recursos do seu programa do Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E para aplicar as lições aprendidas na competição, ao desenvolvimento de produtos em série.
Seguindo em frente, a empresa concentrará as suas atividades motoras desportivas de trabalho na Fórmula 1, reforçando o estatuto do desporto como o laboratório mais rápido para desenvolver e provar tecnologias de desempenho futuro sustentáveis e escaláveis.
Esta aprendizagem será concretizada através de futuras arquiteturas de produtos como a plataforma AMG.EA, a plataforma elétrica dedicada aos veículos de desempenho que será lançada em 2025, e projectos como o Vision EQXX.
Enquanto a Mercedes-Benz deixará a Fórmula E no final da temporada 8, o grupo de liderança da equipa começou a explorar opções para a equipa continuar a competir na série durante a Gen 3, incluindo uma potencial venda a novos proprietários.”
Mercedes-Benz will conclude its involvement in the Mercedes-EQ Formula E Team at the end of Season 8 and refocus resource for electric-only vehicle development.
More Details: https://t.co/ENYEKTOiTF pic.twitter.com/uwftIidCaS
— Mercedes-EQ Formula E Team (@MercedesEQFE) August 18, 2021
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Afinal a redução no orçamento desportivo irá ser feita na FE. Parecia que era a redução da participação na equipa de F1—-se calhar não.
Há uma certa equipa de F1 interessada na F.E. Será ela a comprar a estrutura da Mercedes? Palpita-me que sim.
É curioso que as três marcas alemãs envolvidas nesta competição, tenham decidido abandoná-la, gostaria de saber qual a verdadeira razão, as justificações apresentadas não me convencem.
As marcas alemãs na F1 são 4. Para já a Porsche não anunciou a saída.
Esqueci-me dessa.
Pity, mesmo esquecendo a Porsche, foi a observação mais inteligente que vi neste “newsgroup” do autosport, muito bem pensado!… o que andarão estas três a tramar? Um DTM elétrico?
Eu creio que o futuro da mobilidade não será elétrica e que estas marcas pelo enorme peso que têm na Alemanha já o sabem, estes anos já deram para aprender umas coisas de eletrificação e lavaram a cara dos escândalos do diesel, agora vão apostar em campeonatos com combustíveis sintéticos ou hidrogénio. Esta é a minha opinião.
Existem por lá muitos cavalos, mas falta o essencial.
O que falta, é o campeonato ser encarado com mais seriedade, valorizar mais a competência do que o espectáculo, ou seja, encontrarem uma forma mais honesta, digamos assim, já que não encontrei a palavra que queria, para a qualificação porque, de resto, até acho interessante.
É estranho o abandono concertado das marcas alemãs enquanto reconhecem que a indústria será canalizada para os veículos elétricos. Há aqui muita estratégia de bastidores que provavelmente só virá a ser conhecida daqui a uns anos. Eu, não poria de parte a possibilidade de ser uma forma de corroer a formula-E e o monopólio que o Agag detém para no futuro abrir a possibilidade de uma fórmula 1 elétrica sem constrangimentos. A ideia de uma F1 elétrica hoje parece um sacrilégio para os fans mas quantas vezes já vimos este tipo de reação negativa desde o abandono dos V10 até… Ler mais »