ERC/Rali di Roma Capitale: Giandomenico Basso foi mais forte

Por a 26 Julho 2021 07:14

Giandomenico Basso venceu o Rally di Roma Capitale, terceira prova do ERC 2021, e empatou com Lukyanuk na lista de pilotos com mais triunfos na prova disputada perto da capital italiana.

Três semanas após a ida à Letónia, o ERC esteve a semana passada em Itália para um dos mais duros e específicos ralis de asfalto daquela série.

O Rally di Roma Capitale tem um percurso muito seletivo, em que é fácil cometer um qualquer erro e em que, exceção feita aos dois triunfos conquistados por Alexey Lukyanuk, costuma ser dominada pelos pilotos locais.

ste ano não foi exceção e foram dois transalpinos a lutar pelo triunfo, Giandomenico Basso em Skoda Fabia Rally2 Evo e Andrea Crugnola num Hyundai i20 R5.

Apesar de não estar confirmada no programa inicial, o rali começou com uma super-especial bem no centro da capital italiana e os seus 2,72 km não permitiram grandes diferenças entre os concorrentes. No entanto, logo ali foram aqueles que viriam a dominar os acontecimentos a averbar os melhores tempos.

No final do primeiro dia de competição, Crugnola seguia na frente com um avanço de 0,6 segundos para Basso e pressentia-se muita animação na estrada nas seis provas especiais que compunham a restante etapa, disputada no sábado.

Aí, Giandomenico Basso venceu três classificativas e Andrea Crugnola foi o melhor em dois troços cronometrados. Com tal equilíbrio entre, a diferença entre ambos foi variando e nesse dia chegou a ser de 6,5 segundos. Contudo, na última prova especial do dia, em que Nikolay Gryazin também fazia o seu nome na lista dos vencedores de classificativas, o avanço de Crugnola descia para 5,4 segundos, a vantagem com que entraram na segunda etapa, a mais longa do rali com sete troços cronometrados.

Basso entrou ao ataque na manhã de domingo e conseguiu reduzir a sua desvantagem para 3,4 segundos. A disputa da PE seguinte, a primeira passagem por Collepardo, viria a marcar o rali no que toca à discussão do primeiro posto. Crugnola furou e perdeu não só a liderança como passou a estar a quase 30 segundos do seu rival. Ficou então evidente de que, em condições normais, o triunfo muito dificilmente escaparia a Giandomenico Basso, o que veio a acontecer depois do piloto do Skoda Fabia Rally2 Evo ir gerindo, sem correr quaisquer riscos, a sua vantagem para a restante caravana.

Com a luta pelo triunfo a ser dominada por Basso e Crugnola, ganhou relevo também a discussão do terceiro posto, o “melhor dos outros”. Tudo parecia encaminhado para que essa posição ficasse na posse de Alexey Lukyanuk com o seu Citroën C3 Rally2. O russo estava já a mais de 20 segundos do duo da frente no final da primeira etapa e quis encurtar essa diferença no arranque do último dia de competição. A forçar o andamento numa prova tão difícil, o líder do campeonato não conseguiu evitar mais uma saída de estrada a meio da segunda etapa e acabou mesmo por abandonar.

Tal desistência deixou caminho livre para que Efren Llarena ocupasse o lugar mais baixo do pódio num rali em que vinha a mostrar um excelente nível. No entanto, também o húngaro Norbert Herczig estava apostado a brilhar na antiga capital do império romano e com um sprint’ final de grande nível conseguiu arrebatar mesmo o lugar mais baixo do pódio, depois de cumprida a última classificativa e por apenas 0,3 segundos. Posicionados entre o quinto e o sétimo luagrse finais, tanto o polaco Miko Marczyk como o italiano Fabio Andolfi e o romeno Simone Tempestini realizaram provas de grande nível.

Pilotos habituais nas primeiras posições do campeonato, Andreas Mikkelsen e Craig Breen rodaram desta feita em lugares secundários e não conseguiram fazer melhor do que conquistar as oitava e nona posições finais. O lote dos dez primeiros classificados foi completado pelo checo Erik Cais num dos poucos Ford Fiesta R5 MkII a marcarem presença nesta série. Os espanhóis Javier Pardo e Joan Vynies rodaram com os seus Suzuki Swift R4lly S na frente do ERC2 e o seu conterrâneo Josep Bassas também voltou a estar na frente do ERC3.

Se Ken Torn e o seu Ford Fiesta Rally3 estiveram sozinhos no ERC Junior, animação foi o que não faltou na competição para pilotos mais jovens. Jean-Baptiste Franceschi em Reanult Clio Rally4 e Alejandro Cachon num Peugeot 208 Rally4 estiveram sempre em luta pela vitória e, só depois de cumprido o último troço cronometrado, o francês conseguiria ultrapassar o espanhol e garantir o triunfo pela diferença mínima, 0,1 segundos. O ERC 2021 volta à estrada entre 27 e 29 de agosto com o Barum Czech Rally Zlin, disputado no nordeste da República Checa.

CLASSIFICAÇÃO

1º Giandomenico Basso/Lorenzo Granai Skoda Fabia Rally2 Evo 1:54:06.6

2º Andrea Crugnola/Pietro Ometto Hyundai i20 R5 + 35.8

3º Norbert Herczig/Ramon Ferencz Skoda Fabia Rally2 Evo + 40.4

4º Efren Llarena/Sara Fernandez Skoda Fabia Rally2 Evo + 40.7

5º Miko Marczyk/ Szymon Gospodarczyk Skoda Fabia Rally2 Evo + 56.2

6º Fabio Andolfi/Stefano Savoia Skoda Fabia R5 + 1:04.8

7º Simone Tempestini/Sergiu Itu Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:06.5

8º Andreas Mikkelsen/Ola Floene Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:18.9

9º Craig Breen/Paul Nagle Hyundai i20 R5 + 1:29.1

10º Erik Cais/Jindriska Zakova Ford Fiesta R5 MkII + 1:31.6

38º Aloísio Monteiro/Sancho Eiró Skoda Fabia Rally2 Evo + 10:19.4

51º Nick Loof/Hugo Magalhães Ford Fiesta Rally4 + 14:12.2

ERC: 1º Alexey Lukyanuk, 67; 2º Andreas Mikkelsen, 66; 3º Efren Llarena, 61; 4º Miko Marczyk, 60; 5º Norbert Herczig, 46. ERC Junior: 1ºKen Torn, 113; 2º Jon Armstrong, 39; 3º Oscar Solberg, 32. ERC3 Junior: 1º Sami Pajari, 93; 2º Jean-Baptiste Franceschi, 77; 3º Nick Loof, 72. ERC2: 1º Dmitry Feofanov, 92; 2º Javier Pardo, 80; 3º Dariusz Polonski, 61. ERC3: 1º Josep Bassas, 93, 2º Sami Pajari, 87; 3º Jean-Baptiste Franceschi, 69.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Billy Bob
Billy Bob
3 anos atrás

Confesso que torcia pelo Andrea Crugnola…Mas foi uma boa vitória do Basso.
Num bom Rali englobado num bela competição. O ERC está um belo campeonato, muita gente a andar bem. Vejam o Craig Breen recente 2º no ultimo Rali do WRC aqui é 9º, Andreas Mikkelsen 8º……
A acompanhar quase com mais interesse que o WRC.
Que em 7 Ralis…. em 6 ganhou a Toyota

últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado