Baja Espanha Aragon: Brilho português

Por a 26 Julho 2021 08:55

Nasser Al-Attiyah venceu a Baja Espanha Aragon, numa prova em que a comitiva lusa mostrou o porquê dos ‘nosso’ TT ser dos melhores da Europa. Quatro posições no Top 10 final, e triunfos entre os SSV, e nos T2.

A província de Teruel, em Espanha, foi palco de mais uma edição da Baja Espanha Aragon, competição pontuável para a Taça do Mundo de Bajas. Com 13 equipas portuguesas à partida, e uma lista de participantes em que só faltaram Carlos Sainz, e Stéphane Peterhansel, agora a trabalhar para o próximo Dakar com a Audi, 14 viaturas de equipas oficiais pilotados por alguns dos mais conceituados pilotos mundiais de TT, marcaram presença, numa lista em que se destacavam os nomes de Sebastian Loeb e Nasser Al-Attiyah.

Os pilotos portugueses não escondiam a ambição de lutar por um bom resultado, e de fazer frente à elite mundial do TT, e a verdade é que quer Tiago Reis e João Ramos, andaram a um nível muito alto, e vários outros portugueses mostraram a valia do TT luso.

Num patamar diferente Fernando Barreiros ambicionava a vitória no T2 do campeonato de Espanha que este ano está a disputar e tinha como trunfo um navegador consagrado. E conseguiu-o!

Por outro lado, duas estreias absolutas. Uma dos SSV para os automóveis. A de Rui Carneiro, que aos comandos de um Mini da equipa oficial mostrou o que pode fazer com uma máquina mais recente e competitiva. Outra dos automóveis para os SSV. A estreia do T3 preparado pela PRK e que foi pilotado por Filipe Nascimento.

Filme da prova

No primeiro dia, o mais rápido foi Sebastian Loeb que terminou com um escasso segundo de vantagem sobre Nassar Al-Attiyah.

Tiago Reis e João Ramos, respetivamente navegados por Valter Cardoso e Filipe Palmeiro, ambos em Toyota, ocupavam a 7ª e 8ª posições separados por 24s,mas com o atual líder do campeonato português a pouco mais de um minuto de Mattias Ekstrom, que aos comandos de um Mini, ocupava a terceira posição.

Até ao km 100 era, todavia, o jovem João Ferreira, com o regressado David Monteiro a seu lado, quem surgia na liderança lusa ocupando uma surpreendente sexta posição absoluta, mas problemas mecânicos empurram a dupla para a 22ª posição.

Ainda não totalmente restabelecido depois do acidente em Loulé, Alejandro Martins, navegado como habitualmente por José Marques, colocava o seu Mini às portas do Top 10.

A Pedro Dias da Silva e José Sá Pires, os tripulantes desta Ford inscrita pela PRK, o primeiro dia não correu bem.

Navegado por Paulo Fiúza e a ambientar-se rapidamente ao Mini com que Peterhansel tinha ganho o Dakar em 2012, Rui Carneiro já era 12º ao km 100 quando uma jante partida lhe condicionou a restante etapa. Após a primeira etapa dois portugueses lideravam as respetivas classes. Em 16º da geral,a 21s do Mini pilotado pela ex-vencedora do Dakar Jutta Kleinschmidt, os irmãos Alexandre e Pedro Ré estavam na frente dos SSV sendo 1º da Classe T4 e 19s à frente do 1º T3. Fernando Barreiros era o primeiro dos T2 e estava também na frente do Campeonato de Espanha. A dupla Michael Braun/Ivo Santos que em Portugal luta pelo título T8 colocava o seu belo Porsche na 31ª posição.

Dia complicado para Edgar Condenso, que viu o navegador, António Serrão, ficar indisposto.

Também a estreia de Filipe Nascimento com Paulo Torres a seu lado teve os seus contratempos. De regresso às competições, Nuno Corvo, navegado por José Camilo levava a Nissan ao segundo lugar entre os T2 FIA.

A rodar entre os 15 primeiros nos primeiros 100 quilómetros Paulo Ferreira via o motor da sua Toyota ceder após uma passagem de água e era a única baixa entre os portugueses no primeiro dia.

Dia de decisões

A 2ª etapa compreendia dois setores seletivos. Numa corrida marcada pelo duelo Nasser vs Loeb, o SS2 viu o qatari ganhar vantagem sobre o francês passando a dispor de 1m04s. Entre ambos, intercalou-se neste troço Orlando Terranova, que na estreia aos comandos do Prodrive Hunter tinha sido forçado a abandonar a 1ª etapa.

Do lado português, três equipas estiveram em destaque em SS2. João Ramos foi 2º no subsetor inicial apenas superado por Al-Attiyah e 3º no derradeiro subsetor onde Yazeed Al Rajhi se intrometeu entre ambos. Por seu lado Tiago Reis averbou o 3º tempo no 2º subsetor atrás de Nasser e Terranova tendo ganho 42s a Loeb

Também Rui Carneiro se mostrava cada vez mais ambientado à sua máquina e no 3º subsetor averbou o 2º melhor tempo entre os Mini, atrás de Yasir Seaidan e 3s à frente de Mattias Ekstrom, tempo que era igualado por Alejandro Martins.

O derradeiro SS começou por assistir a uma cavalgada impressionante de Sebastian Loeb que ao km 50 já estava à frente da prova para aumentar progressivamente a sua vantagem face a Nasser Al-Attiyah, que se cifrava em 1m38s ao km 150. Contudo, problemas mecânicos fizeram-no cair ingloriamente para sétimo, mas ficou o sinal muito positivo da estreia competitiva com o novo navegador.

Desta forma, Nasser Al-Attiyah ficou com o caminho aberto para vencer, com Mattias Ekstrom a terminar a 4m40s.

A fortíssima representação lusa teve um resultado a todos os títulos brilhante, ocupando quatro posições no Top 10 final, e triunfando entre os SSV, e nos T2.

Tiago Reis levou a Toyota inscrita pela Overdrive ao 4º lugar ficando a escassos 35s de um mais que merecido lugar no pódio. Após mais de 500 quilómetros cronometrados, terminou a apenas 2m10s do 2º classificado e aguentou bem o ataque de Nani Roma, que terminou 18s atrás de si.

Apesar de ter terminado com forte andamento a prova, João Ramos, debateu-se com diversos problemas que o impediram de terminar uns lugares mais à frente, que a 8ª posição final.

Muito bom o desempenho de Alejandro Martins, que foi progressivamente ganhando mais confiança e terminou na nona posição.

Depois de ser o 6º mais rápido nos 200 km do derradeiro SSa 19s de Tiago Reis o jovem João Ferreira fechou o Top 10 tendo ‘galgado’ no 2º dia 12 posições.

Com uma máquina que não se pode comparar com todas as que terminaram no Top 10, Pedro Dias da Silva conseguiu a proeza de ficar a apenas 44s do 10º lugar depois de superar inúmeras dificuldades.

Excelente desempenho de Rui Carneiro na sua estreia auto aos comandos deste Mini da equipa oficial. Foi 10º em ambos os setores da derradeira etapa, e terminou no 16º lugar absoluto.

Vencedor entre os SSV, e com um triunfo na Categoria T4, Alexandre Ré voltou a estar em excelente plano. Vitória também na Categoria T2 para Fernando Barreiros que triunfou ainda no Campeonato de Espanha. Depois de um primeiro dia azarado Edgar Condenso recuperou 13 posições e terminou às portas do Top 20.

Sem baixas na derradeira etapa, e superando as mais diversas dificuldades de uma prova duríssima, todos os restantes portugueses, Michael Braun, Filipe Nascimento e Nuno Corvo (2º T2) concluíram com sucesso uma participação em que mais uma vez ficou provado a valia do TT português, a montante, e a jusante…

Classificação

POS Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif Grupo

1 Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel Toyota Hilux Overdrive 6:32:44.0 1/T1.1

2 Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist Mini All 4 Racing +4:40.0 2/T1.1

3 Yazeed Al Rajhi/Michael Orr Toyota Hilux Overdrive +6:15.0 3/T1.1

4 Tiago Reis/Valter Cardoso Toyota Hilux Overdrive +6:50.0 4/T1.1

5 Nani Roma/Alex Haro Prodrive Hunter +7:08.0 5/T1.1

6 Erik Van Loon/Sébastien Delaunay Toyota Hilux Overdrive +11:41.0 6/T1.1

7 Sebastien Loeb/Fabian Lurquin Prodrive Hunter +11:52.0 7/T1.1

8 João Ramos/Filipe Palmeiro Toyota Hilux +14:13.0 8/T1.1

9 Alejandro Martins/José Marques Mini JCW Rally +20:32.0 9/T1.1

10 Joao Ferreira/David Monteiro Toyota Hilux Overdrive +24:33.0 10/T1.1

11 Pedro Dias da Silva/Eduardo Sá Ford EXR5 Proto +25:17.0 11/T1.1

15 Jutta Kleinschmidt/Philipp Beier Mini All 4 Racing +36:12.0 15/T1.1

16 Alexandre Re/Pedro Re BRP Can-Am Maverick Xrs +37:51.0 1/T4

21 Edgar Condenso/António Serrão Ford EXR05 Proto +46:12.0 18/T1.1

35 Cyril Neveu/Brice Jammet Brp Can-Am Maverick XRS +1:17:24.0 11/T4

36 Rui Carneiro/Paulo Fiúza Mini All 4 Racing +1:18:51.0 19/T1.1

41 Michael Braun/Ivo Santos Porsche Cayenne Proto +1:31:37.0 23/T1.1

44 Fernando Barreiros/Carlos Silva Isuzu D-Max +1:48:46.0 1/T2

47 Filipe Nascimento/Paulo Torres DPR By Prk Sport PRK Sport 2 +2:22:55.0 7/T3

48 Nuno Corvo/José Camilo Martins Nissan Pathfinder +2:33:11.0 2/T2

Tiago Reis e Valter Cardoso brilharam

Tiago Reis e Valter Cardoso defrontaram pilotos profissionais de TT, olhos nos olhos, com a dupla lusa a mostrar andamento para as lutas na frente. Pelo trabalho que fizeram, mereciam o pódio, mas no mínimo impressionaram os adversários. Convém recordar que no seu dia a dia, Tiago Reis gere a sua empresa, e o TT é um hobby que leva muito a sério, como se percebe: ”Terminámos a Baja Aragon Aragon na quarta posição! Apesar de termos dado o tudo por tudo para alcançar um lugar no pódio, estamos satisfeitos com o resultado, uma vez que ficámos apenas atrás de três grandes nomes do Todo-Terreno mundial como é o caso de Nasser Al Attiyah, Mattias Ekström e Yazeed Al Rahji , sendo ainda os melhores portugueses”, disse Tiago Reis.

Já Valter Cardoso, navegador: “Partimos para esta prova com uma expectativa baixa face ao plantel de luxo que existia. Estar perante inúmeros campeões do mundo, equipas e pilotos cheios de experiência no Dakar, e que fazem vida do Todo-o-Terreno, fazia-nos acreditar que teríamos de lutar imenso para obter um bom resultado.

Partimos para a prova sem pressões, mas rapidamente conseguimos perceber que podíamos andar na luta com os chamados ‘monstros do TT’.

Não vencemos, não conseguimos sequer entrar no pódio, mas tentámos tudo para o conseguirmos. Batemo-nos com os melhores do mundo e acredito que se devem ter questionado imensas vezes sobre nós, quando surgimos a fazer cronos à frente deles. Este brilhante resultado em Aragon vai ficar para sempre na nossa memória como a prova que nos comparamos com os ‘tubarões do mundial’”, escreveu Valter Cardoso no seu Facebook.

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