Toyota Gazoo Racing Iberian Cup: Um empolgante novo capítulo nos ralis
O Toyota GR Yaris, a nova joia da Toyota tem conquistado fãs e jornalistas em todo o mundo.O pequeno mas endiabrado carro mostrou desde logo potencial para ser mais do que apenas um carro de estrada e agora vamos poder vê-lo nos troços de ralis da Península Ibérica.
Desde o seu lançamento, GR Yaris tem surpreendido pela sua qualidade, irreverência e pelas sensações que proporciona ao volante. Num mundo onde a eficiência e a sustentabilidade começam a ter uma relevância cada vez maior na hora de fazer carros novos, o GR Yaris foi um doce inesperado que a Toyota deu àqueles que ainda valorizam a adrenalina e o divertimento. O GR Yaris, desenvolvido pelos engenheiros que todos os dias contribuem para o sucesso da Toyota no WRC, chegou para dar mais emoção às estradas dos dia a dia, para felicidade de muitos. Este é o resultado do lema seguido por Akio Toyoda, Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation (TMC), que refere que a competição é a melhor forma para desenvolver melhores automóveis para a estrada. Com a experiência recolhida nas pistas do endurance e nos duros troços dos ralis e do Dakar, onde a Toyota tem sido bem sucedida, os engenheiros têm agora uma base tremenda para aplicar aos seus produtos de estrada com a gama GR a ser a montra desse conhecimento aplicado para o público em geral.
Teo Martin, dono da Teo Martin Motorsport, responsável pelo Motor & Sport Institute (MSI) em Madrid e um apaixonado por carros e competição, cedo se interessou pela máquina que o conquistou assim que a experimentou. A experiência de condução e a fiabilidade do carro encantou o espanhol, que logo nesse dia sugeriu a ideia de fazer um troféu com estes carros.
Curiosamente, do outro lado da fronteira, todos os que experimentaram o GR Yaris ficaram com as mesmas sensações. Foram vários os comentários que a Toyota Caetano Portugal recebeu, dando conta do potencial do carro para entrar nos ralis e ou até fazer um troféu. Os astros começavam a alinhar-se para criação de uma competição ibérica.
Com vontades semelhantes de ambos os lados da fronteira, com uma base elogiada de forma unânime e com a vontade da Teo Martin em desenvolver o carro, criou-se a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, que foi apresentada em Madrid, no Motor & Sport Institute, sede da Teo Martin Motorsport e um dos melhores centros tecnológicos ligados ao desporto motorizado da Europa. Nesse espaço, pudemos ver grandes máquinas do passado, numa colecção de tirar o fôlego, um pano de fundo de sonho para este lançamento. Nesta cerimónia ficamos a conhecer os moldes da competição e a peça central de toda a esta engrenagem, a primeira máquina concluída pelo MSI.
A competição contará com oito provas, quatro em Portugal e quatro em Espanha, com os responsáveis a esperar entre 30 a 50 carros, num projeto que foi pensado a 3 anos, com o arranque agendado para 2022. A competição contará também com 250 mil euros em prémios por temporada, um aliciante extra para os interessados neste troféu que pretende ter a melhor relação preço/competitividade.
Poucas mudanças em relação ao carro de estrada
Quanto ao carro, teremos um GR Yaris com algumas modificações. Teo Martin explicou que ficou surpreendido com a durabilidade e fiabilidade de algumas peças de origem do GR Yaris, dando o exemplo dos travões que fizeram 150 voltas a um circuito, aguentando todo o tipo de abuso, pelo que são vários os componentes que permanecerão inalterados em comparação com o modelo de produção. O coração do carro conta com um motor 1.6L de três cilindros, turbo, que debita 261 cv, com um binário de 360 Nm, valores que serão controlados para garantir a igualdade entre todos, pois o motor tem potencial para mais ainda. O sistema de tração às quatro rodas foi evidentemente mantido assim como a caixa de seis velocidades, com uma embraiagem de bidisco cerâmico e um diferencial autoblocante. Quanto aos travões haverá dois kits, para asfalto com discos ventilados de 356 mm na frente e 297 mm na traseira (com rodas de 18 polegadas), com o kit para terra a contar com discos de 297 mm em ambos os eixos (para acomodar as rodas de 15 polegadas usadas nessa configuração), além de um travão de mão hidráulico. As grandes mudanças aplicadas no carros são essencialmente viradas para a segurança pelo que a base do carro assenta muito no GR Yaris de produção, numa unidade que terá 1280 kg (um peso que ainda poderá sofrer um ligeiro aumento, devido à colocação de uma proteção inferior mais resistente ainda em estudo) que conta com barras de segurança, extintores, suspensão Technoshock, LSD fabricados pela especialista Cusco, pneus de rali – asfalto e gravilha, entrada de ar no teto, peças internas de carbono, sistema de elevação e sistema de exaustão específico.
O carro é vendido com kit de competição instalado na configuração em asfalto, com o valor de 65800 euros, com o kit de terra a ser acrescentado com a adição de 6300 euros. O carro é entregue pronto para competir e a inscrição na Iberian Cup é de 2000 euros valor que já inclui os fatos de competição para piloto e co-piloto com as primeiras entregas previstas para outubro.
O objetivo deste troféu, além de aproveitar as fantásticas características dos GR Yaris, é acima de tudo proporcionar um palco de eleição para os jovens pilotos que queiram fazer carreira nos ralis. Convém não esquecer que a Toyota compete neste momento no WRC e que a marca irá estar atenta ao desenvolvimento da competição e ao surgimento de talentos. Assim, os interessados nesta competição,além de terem à disposição uma máquina competitiva e fiável, também terão a visibilidade e o interesse da Toyota Gazoo Racing, o que poderá abrir portas até aqui difíceis de abrir.
Um desenvolvimento que passou por Portugal
Assim que a ideia surgiu de criar um troféu, o MSI tratou de testar o GR Yaris à exaustão. O carro foi testado em pista onde a sua fiabilidade impressionou. Seguiram-se testes em terrenos mais duros, em troços perto de Madrid, mas Teo Martin queria levar a máquina ao extremo pelo que enviou o carro para Portugal, onde fez os reconhecimentos dos duros troços nacionais, sem qualquer problema. O carro foi enviado para a Sardenha para ser também aí testado e serem identificados pontos que teriam de ser ajustados. Com este exaustivo plano de testes e com o trabalho minucioso do MSI que tem nas suas infraestruturas todas as valências técnicas para desenvolver este tipo de projetos (e outros de maior dimensão ainda) o carro foi desenvolvido de forma a dar uma plataforma competitiva, fiável com uma relação preço/performance de topo.
Portugal tem assim um papel preponderante neste troféu pois além de ter servido de “banco de testes” é também o palco de quatro provas, o que nos permite voltar a ver mais um troféu de grande monta nos troços nacionais, Portugal só teve troféus de maior relevo, como é a Peugeot Rally Cup Ibérica, e agora o Troféu Toyota, no início do Séc. XXI com os Troféus Peugeot, Punto, Yaris e Saxo. Mais recentemente, o DS3 R1 Challenge, que se realizou entre 2015 e 2018, lançou alguns nomes fortes no nosso automobilismo, bem como o Desafio Modelstand, que terminou em 2010. Houve outros, mas com menos relevância. Com a entrada desta competição, pretende-se que sejam lançados mais jovens e que estes possam ter a oportunidade de ir mais longe, com a muito atenta ao que se fará.