CPV – Só deu Mora e Abreu

Por a 29 Junho 2021 10:30

O campeonato de Portugal By Sport Tv voltou a estar associado a um grande evento desportivo. As máquinas do nacional de velocidade partilharam a pista com o WTCR, na segunda jornada do campeonato. A tendência da primeira jornada manteve-se com a dupla Franciso Mora e Francisco Abreu em destaque

Domínio começou na qualificação

Francisco Abreu (Porsche 991 GT3 Cup 4.0) foi o mais rápido da qualificação 1, no Estoril. O piloto da Veloso Motorsport conseguiu levar a melhor sobre Mariano Pires que conseguiu o segundo melhor registo. A sessão ficou marcada pela violenta saída de pista de Ondrej Krupka (Skoda Octavia) que foi em frente na curva 1, numa aparente falha no sistema de travagem do seu carro, felizmente sem consequências de maior para o piloto, que não voltou mais à pista.

Na classe Turismos, o Audi da dupla Jorge Silva e Pedro Silva (Audi RS3 LMS) levou a melhor sobre o Cupra de Miguel Lobo (Cupra TCR) e Manuel Castro (Porsche 997 GT3 Cup) foi o mais rápido na GT Light. Nuno Batista não foi para a pista, numa situação que se manteria para o resto do fim de semana, com problemas mecânicos no Mitjet Supertourism V6 que faria a sua estreia no Estoril.

Na qualificação 2 voltou a ser o Porsche #26 em destaque com Francisco Mora a fazer o melhor tempo, seguido de Pedro Marreiros, com o Porsche #17 de Bruno Pires a fazer o terceiro melhor tempo, com Rodrigo Almeida a ser quarto. Rafael Lobato (Cupra TCR) foi o mais rápido nos Turismos e em GT Light foi Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3 Cup) a ficar com o melhor registo, numa sessão também encurtada, mas desta vez dada a proximidade da hora da qualificação do WTCR.

Corrida 1 – Abreu não deu hipótese

Na primeira corrida, Francisco Abreu não fez uma boa largada, mas rapidamente recuperou e emergiu da primeira curva líder, posição que manteve até final. Atrás do piloto madeirense vimos uma intensa luta entre Paulo Pinheiro e Mariano Pires, que catalisou a atenção de todos os que estavam no Autódromo do Estoril e os que em casa acompanharam a transmissão em direto.

A vitória ficou para Francisco Abreu após uma corrida que terminou com mais de 20 segundos de vantagem para Paulo Pinheiro, mais preocupado em suster os ataques de Mariano Pires – que de uma forma estóica não parou de pressionar Paulo Pinheiro – que atacar o primeiro lugar.

O piloto do Porsche verde e branco acabou por prevalecer, reclamando o segundo lugar atrás de Francisco Abreu, ficando Mariano Pires com o lugar no degrau mais baixo do pódio.

Na categoria GT Light, foi Manuel Castro o melhor, seguido de José Maria Marreiros (Porsche Cayman GT4 MR) e o estreante Andrius Zemaitis (Porsche Cayman GT4 MR).

Miguel Lobo levou a melhor na categoria Turismos, mas Pedro Silva deu muita luta e só cedeu nas voltas finais face aos ataques intensos do piloto que divide o CUPRA com Rafael Lobato.

Corrida 2 – Mora sempre em frente

O traçado do Estoril permitiu assistir a corridas com lutas pelos primeiros lugares de várias categorias. Para o primeiro lugar é que não houve discussão, pois Francisco Mora esteve intratável no Estoril, não dando chances a nenhum dos seus adversários.

A mudança do Porsche 997 GT3 Cup para a categoria GT Light ofereceu oportunidades para mais luta em pista e Gonçalo Manahu juntamente com José Maria Marreiros e Bernardo Pinheiro (Porsche Cayman GT4 MR) e o estreante Andrius Zemaitis (Porsche Cayman GT4 MR) agarraram essa oportunidade.

Mora não teve muitas dificuldades em manter a primeira posição, apesar da forte pressão de Bruno Pires. Arrancando de último, Pedro Marreiros fez uma corrida em recuperação, subindo até ao segundo lugar. Pelo caminho fez grandes ultrapassagens, como aquela onde passou dois pilotos de uma só vez na curva 3 do Estoril.

Contas feitas, segunda vitória para Francisco Mora. Nos GT Light, Gonçalo Manahu conseguiu superiorizar-se aos dois Porsche Cayman de Bernardo Pinheiro e de Andrius Zemaitis. Estes dois envolveram-se numa luta onde várias vezes andaram lado a lado, mas o filho de Paulo Pinheiro conseguiu manter a posição.

Nos Turismos, corrida tranquila de Rafael Lobato (CUPRA TCR) que terminou isolado na frente do Audi RS3 LMS TCR de Jorge Silva. Com esta vitória, o piloto de Vila Real reforçou a sua candidatura ao título de campeão nacional da categoria Turismos, na companhia de Miguel Lobo, também ele vencedor da sua corrida individual.

Corrida 3 – Porsche #26 sempre na frente

O dominador comum manteve-se e Francisco Abreu e Francisco Mora ganharam uma corrida sem muita história, acrescentando o terceiro sucesso do fim de semana e reforçando a liderança da competição. Foi uma exibição sem mácula numa corrida que terminou com uma bandeira vermelha depois do despiste de Jean Roch Piat (Porsche 991 GT3 Cup 3.8) na travagem para a curva 1 que acabou por acertar no Porsche Cayman GT4 MR de Bernardo Pinheiro.

Os dois carros ficaram danificados e para não prolongar mais a prova – faltavam poucos minutos para o final – os comissários desportivos decidiram dar como concluída a corrida. Assim, recuando uma volta na classificação, Paulo Pinheiro e Pedro Marreiros ficaram em segundo lugar, Manuel Castro e Gonçalo Manahu fecharam o pódio e reclamaram a vitória nos GT Light. Rodrigo Almeida e Bruno Pires desentenderam-se e o primeiro acabou por abandonar, com Bruno Pires a cair para último.

Nos Turismos, Miguel Lobo sofreu uma saída de pista e ficou com um problema mecânico que o levou ao abandono e deixando via livre para a vitória de Pedro e Jorge Silva a volante do Audi RS3 LMS TCR.

A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV será no mês de outubro de braço dado com o European Le Mans Series no Autódromo Internacional do Algarve.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado