Alexandre Camacho triunfa no Rali da Ribeira Brava

Por a 27 Junho 2021 00:33

Alexandre Camacho subiu ao degrau mais alto do pódio no Rali da Ribeira Brava, prova de abertura do campeonato madeirense em que o vencedor só foi conhecido depois de cumpridos os últimos metros de competição.

Texto: João F. Faria

Fotos: João M. Faria

A temporada madeirense de ralis teve início com a organização do ACCS que, ao longo de oito classificativas, foi disputado na zona sudoeste da ilha sob altas temperaturas. A prova ficou marcada pela forte luta pela primeira posição, que poderá ser dividida em dois atos, mas também por um importante número de abandonos e alguma monotonia na discussão de lugares secundários, uma consequência de uma lista de inscritos bem menor que as registadas num passado recente.

As duas secções em que se dividia o evento foram completamente opostas no que toca à competitividade dos dois pilotos que vieram a discutir a vitória. Na passagem dupla matinal por Tabua e Campanário manmacho reagiudou Alexandre Camacho, que surgiu aos comandos de um Citroën C3 Rally2. Muito forte nos quilómetros iniciais, o piloto das Vespas atingiu o ponto intermédio da corrida com um avanço de 7,6 segundos sobre a concorrência e tudo parecia apontar para uma vitória folgada do antigo campeão, novamente navegado por Pedro Calado.

No entanto, a passagem pelo parque de assistência intercalar veio baralhar os factos. Não plenamente contente com o acerto do seu Skoda Fabia Rally2 Evo nas provas especiais da manhã, Miguel Nunes alterou o acerto do carro da Play e viria a ser ele o protagonista da última secção da corrida. Na primeira ronda por Ribeira Brava e pela emblemática Serra d’Água, Nunes reduziu o seu atraso para 3,4 segundos e deixava os muitos espetadores e seguidores em suspenso quanto ao desfecho final.

Seguia-se nova disputa desses mesmos troços cronometrados e, a se repetir o ritmo da passagem anterior, o vencedor poderia ser outro. O piloto do Skoda continuou a atacar forte mas, por outro lado, também Alexandre Camacho reagiu. Na penúltima classificativa, Nunes ganhou 0,6 segundos ao seu adversário e os dois pilotos partiam para o derradeiro troço cronometrado separados por 2,8 segundos. Com ambos os pilotos a rodarem muito próximo do recorde da prova especial, Nunes ganhou “apenas” 1,4 segundos e Camacho regressou aos triunfos, de que andava arredado há cerca de ano e meio, por diferença exatamente igual.

Logo atrás da luta pelo triunfo, Pedro Paixão ainda rodou próximo dos primeiros nos primeiros quilómetros mas depois apostou numa toada ligeiramente mais suave na procura dum resultado garantido na estreia do Skoda Fabia Rally2 Evo com que enfrentará a presente temporada. À beira do pódio ficou Filipe Freitas, mais uma vez exuberante com o Porsche 991 GT3 mas incapaz de acompanhar a cadência de adversários com viaturas muito mais adaptadas ao traçado.

A luta pelas primeiras posições poderia ter sido bem mais aninada com a presença de Rui Pinto mas o piloto deu um toque com o Ford Focus WRC, que levou à queda de um poste e à neutralização da última classificativa da manhã para os pilotos que o seguiam na estrada, e foi forçado a parar. Com tal ausência beneficiou Rui Jorge Fernandes, quinto absoluto com o Renault Clio R3T e a correr praticamente só no seu escalão. Sexto com um Peugeot 208 T16 R5, o veterano José Camacho foi melhorando ao longo da prova.

Nas posições imediatas classificaram-se Dinarte Baptista, em Renault Clio R3, e Américo Gouveia com o Peugeot 208 Rally4, outro piloto em corrida solitária na classe devido à desistência por despiste de Miguel Caires com o Ford Fiesta R4T. Os últimos lugares do top ten ficaram na posse de João Ferreira, muito consistente com o Citroën C2, e Carlos Silva, em ritmo endiabrado com o velhinho Toyota Starlet. O campeonato regressa à estrada a 16 e 17 de julho com o Rali do Marítimo, disputado na zona de Machico.

CLASSIFICAÇÃO

1º Alexandre Camacho/Pedro Calado Citroën C3 Rally2 54:32.7

2º Miguel Nunes/João Paulo Skoda Fabia Rally2 Evo +1.4

3º Pedro Paixão/Jorge Henriques Skoda Fabia Rally2 Evo +11.0

4º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa Porsche 991 GT3 + 2:33.2

5º Rui J. Fernandes/João P. Freitas Renault Clio R3T + 4:45.8

6º José Camacho/Nicodemo Câmara Peugeot 208 T16 R5 + 4:57.6

7º Dinarte Baptista/Rui Madeira Renault Clio R3 + 5:28.6

8º Américo Gouveia/João Sousa Peugeot 208 Rally4 + 7:40.9

9º João Ferreira/João Camacho Citroën C2 + 8:09.1

10º Carlos Silva/Ricardo Abreu Toyota Starlet + 8:34.1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado