Formula E, México: Porque a Porsche foi desclassificada?

Por a 20 Junho 2021 10:32

Pascal Wehrlein voltou a viver o mesmo pesadelo no México. O piloto alemão fez tudo bem, liderou a prova de fio a pavio, mas perdeu o direito de festejar o primeiro lugar porque no início da prova faltou… uma declaração.

As equipas têm de informar o departamento técnico da FIA qual o conjunto de pneus que vai usar na corrida. Essa comunicação tem de ser feita por meios eletrónicos até 10 minutos antes do começo da prova.

A Porsche não declarou os seus pneus de corrida e, consequentemente, não cumpriu o artigo 35.6 do regulamento desportivo, que estipula que “quando o sinal de 10 minutos é mostrado, os números de identificação dos pneus montados, ou que serão montados, e utilizados em cada automóvel devem ter sido declarados ao delegado técnico da FIA através do portal dedicado”.

Segundo o responsável da Porsche a identificação dos pneus foi colocada no dito portal, mas faltou carregar no botão “enviar”.

Ambos os carros Nissan e.dams de Oliver Rowland e Sebastien Buemi foram também desclassificados da Puebla E-Prix exatamente pela mesma razão relacionada.

As sanções são distintas da pena que foi aplicada a Stoffel Vandoorne após ele ter assumido a pole position para a primeira E-Prix de Valência em Abril. Nessa ocasião, a sua equipa Mercedes EQ digitou incorretamente um número de série do pneu no passaporte, acrescentando um dígito.

No final do dia em Puebla, Wehrlein não poupou nas palavras e usou as redes sociais para dizer o que lhe ia na alma:

“Hoje deveria ter sido um dia fantástico para nós. A Pole Position e uma vitória dominante na Corrida. Mas fomos desclassificados por não termos declarado o conjunto de pneus antes da corrida. A propósito, também 3 outros pilotos.

Eu compreenderia uma penalização se algo fosse ilegal ou se ganhássemos uma vantagem por fazer algo não correto, mas não por uma formalidade. Apoio totalmente a minha equipa e hoje fizemos um trabalho fantástico. Se é tão importante saber qual dos 3 conjuntos que estamos a utilizar para a corrida podem ir verificá-los na grelha durante a meia hora em que os pneus são montados no carro. É uma pena que todo o trabalho árduo e preparação de tanta gente seja colocado no lixo por uma formalidade. Dói e como explicar isso aos fãs e aos espectadores?

Há multas dadas por coisas mais duras e eu ficaria mais do que feliz em pagá-las do meu próprio bolso. Essa é a minha opinião e não vou dizer meias palavras, mesmo que algumas pessoas possam não gostar. Amanhã vamos de novo. Nós não desistimos! Obrigado por tantas mensagens que significa muito.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
3 anos atrás

Uma palhaçada estas “corridas”. Carros “eléctricos” com brutos geradores a gasóleo a carregar as pilhas ! Enfim que dizer.
E quem dirige só parece querer que os poucos construtores que ainda lá estão se vão embora.

joaolima
joaolima
Reply to  can-am
3 anos atrás

Palhaçada é difundir falsidades como do gerador a gasóleo que só foi utilizado há 7 anos e não mais!

Pity
Pity
3 anos atrás

Penalização exagerada, mas quem não carregou em enviar, foi nabo. Os pilotos, que fizeram o seu trabalho, é que não tiveram culpa.

Scb2
Scb2
Reply to  Pity
3 anos atrás

Apesar de existir um titulo de pilotos, é um trabalho de equipa (como quando um mecânico faz asneiras na box). A Mercedes ainda ano passado fez asneiras com os pneus do Russell e do Bottas. Foram ambos erros inocentes mas as regras existem para evitar chico espertices, e têm de ser aplicadas.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado