Entrevista a Jari-Matti Latvala: “Os novos Rally1 vão ser muito rápidos…”
Jari Matti Latvala saiu de Portugal com o triunfo no Rali de Portugal e com dois carros no pódio. Antes, falámos com ele sobre vários temas: Rally1 de 2022, Rally2, Rally, pilotos do próximo ano. Uma conversa interessante.
Já testaram o Rally1 na Finlândia, o que fizeram?
“Testámos o carro mula, mas não falamos ainda sobre a parte híbrida. só vamos falar quando fizermos mais testes. Fizemos três dias, cerca de 200 Km cada dia”.
Já sabem como vai funcionar o sistema híbrido?
“Segundo sei não seremos autorizados a usar um botão e usar como sucedia na F1 com o KERS (Kinetic Energy Recover System), em que usavam a potência quando queriam. Não vamos poder fazer isso no WRC.
O que sei até agora é que os regulamentos vão permitir que a parte híbrida vai ser permitida usar nos troços, ser recarregada nos troços. Basicamente, terão potência elétrica, gastam, carregam. Para já ainda não está claro exatamente como vão ser os regulamentos. A ideia é estar constante a gastar, recarregar, mas para já este tipo de coisas ainda não está perfeitamente claro, com o tempo vamos saber exatamente como tudo vai funcionar”.
Com a saída do Sébastien Ogier, que pilotos para 2022? Elfyn Evans fica?
“Estamos muito contentes com a performance que o Elfyn (Evans) tem tido no último ano e meio, tem dado grandes passos na sua carreira, portanto o objetivo principal é mantê-lo na equipa. Ele tem crescido e eu não vejo qualquer problema. Apesar de estar previsto que o Sébastien (Ogier) só faça eventos selecionados, queremos ter uma equipa forte em que todos os pilotos sejam capazes de vencer ralis. Essa é para nós a situação ideal”.
Há negociações com Sébastien Ogier para 2022?
“Ele já disse que quer fazer apenas alguns eventos, já falámos um pouco sobre isso, em breve vamos falar quanto aos ralis que ele gostaria de fazer. Quando ele disser que eventos quer fazer, podemos olhar para o piloto que irá repartir o carro com ele. Acredito que ele fique com a Toyota, e se eles fizer ralis, talvez haja a opção de fazer outras coisas no seio do Grupo Toyota. Queremos continuar a vê-lo ganhar ralis mas também que possa fazer outras coisas dentro do grupo”.
Há muita gente preocupada que os novos Rally1 possam não ser tão rápidos, e agora que já viste o teu a andar, diz-nos o que achas?
“Tendo em conta o que vi, tenho a certeza que os novos Rally1 vão ser muito rápidos em troços como na Finlândia, Suécia, e no asfalto, de certeza que também vão ser rápidos. A questão é que a parte híbrida acrescenta peso aos carros, os novos Rally1 vão ser cerca de 100 kg mais pesados, e talvez em ralis mais técnicos, em que existam zonas muito sinuosas, talvez os Rally2 possam andar mais perto. Mas eu tenho a certeza que os carros vão continuar a ser muito rápidos, acho que a diferença nos ralis mais rápidos não existirá face aos atuais WRC. Talvez um pouquinho mais lentos, mas não muito. O motor é o mesmo do carro atual pelos que a potência gira à volta dos 400 cv, depois vamos ter a potência híbrida. Com a parte híbrida, teremos mais binário, só mesmo o peso vai afetar um pouco”.
A Toyota está a pensar construir um Rally2, Rally3?
“Sim, estamos a olhar para um programa de clientes, carros que possamos vender, e estamos ainda a investigar as opções com o Rally3 e Rally2. Ambos são muito interessantes, mas não decidimos ainda qual vamos fazer primeiro. Estamos a desenvolver o programa queremos ter um carro a testar em 2022. Não sei dizer se poderá estar à venda em 2022, mas em testes, de certeza”.
Quando vão testar o novo Rally1 fora da Finlândia?
“Sim, já andámos com o novo Rally1 na Finlândia, mas num futuro próximo iremos fazer testes noutro lado. Em primeiro lugar em piso de terra.
Trouxeram um novo motor para Portugal, foi um bom passo? Trouxeram mais alguma coisa nova?
“O motor é uma evolução, todos os outros elementos são os mesmos que já tínhamos. Relativamente ao motor, com os regulamentos tão restritivos não conseguimos dar grandes passos, mas cada cavalo (vapor) conta, por isso…”