CPTT, Baja TT Montes Alentejanos: Tiago Reis vence na estreia da Toyota Hilux

Por a 17 Maio 2021 08:37

Tiago Reis, aos comandos da sua nova Toyota Hilux, venceu a Baja TT Montes Alentejanos, primeira prova do CPTT, que se disputou nas pistas do Baixo Alentejo. Luís Recuenco foi segundo na frente de Pedro Dias da Silva. Hélder Oliveira perdeu o pódio em cima da meta devido a um furo.

Arrancou em Beja o CPTT 2021, uma competição com novos e bons carros, que tende a tornar ainda mais competitivo o campeonato. Do lado organizativo, fortes críticas ao road book por parte de alguns pilotos, mas também muitas boas opiniões relativamente à prova do CPKA. Em termos desportivos, assistiu-se a uma prova muito equilibrada, disputada ao segundo, com números finais extremamente enganadores. Cada vez mais o TT parece os ralis.

Tiago Reis e Valter Cardoso (Toyota Hilux) entraram da melhor maneira no CPTT 2021, ao vencerem categoricamente na estreia da sua nova Toyota Hilux, uma máquina muito competitiva e que está a elevar ainda mais a competitividade da dupla. Nos últimos anos, e apesar de Tiago Reis já ter sido campeão com o Mitsubishi Racing Lancer, a concorrência foi-se equipando com máquinas mais competitivas e o piloto do Team Transfradelos baixou o nível dos seus resultados, já que lutava contra máquinas superiores. Mas isso terminou, e o resultado está à vista com este triunfo.

Luís Recuenco e Sérgio Jimenez (Mini Countryman) foram os segundos classificados. Terceiros no final do SS4, aproveitaram a perda de tempo no SS5 de Hélder Oliveira, devido a um furo, para assumirem o segundo lugar. Fizeram uma prova do estilo que lhes temos visto em Portugal. Sem arriscar, mas com um ritmo forte, aproveitando os problemas à sua frente.

Pedro Dias da Silva e José Pires (Ford EXR05 Proto) terminaram o primeiro dia de prova não muito longe dos lugares do pódio, no quarto lugar da geral, a pouco mais de 27 segundos de Luís Recuenco. No segundo dia mantiveram a toada e no último SS trataram de aproveitar e subir ao pódio final, concluindo da melhor forma uma boa prova-teste, pois vão correr apenas no Europeu de TT e em Portalegre.

Grande fim de semana para a ‘sua’ PRK Sport Rally Team, que alcançou ainda o sétimo posto com Edgar Condenso/Sérgio Cerveira. Mike Braun/Ivo Santos venceram o T8, terminando no nono lugar da geral. Filipe Nascimento/Paulo Torres, terminaram na 20ª posição, vencendo a categoria T3.

Hélder Oliveira e Carlos Jorge Mendes (Ford Ranger) terminaram em quarto, caindo duas posições no derradeiro setor seletivo. Deram muita luta sendo um dos destaques da prova, ao ponto de terem entrado para os dois derradeiros setores seletivos a 4.6s da liderança de Tiago Reis.

Na SS4, o piloto do Team Transfradelos foi mais forte, e alargou essa margem para 1m01.7s, enfrentando com maior à vontade o derradeiro SS.

No último SS perderam muito tempo e caíram na classificação, devido ao furo já referido. Um regresso que se considera positivo de Hélder Oliveira, que só tem mais garantida a presença na Baja BP Ultimate ACP, a prova da Taça do Mundo de TT.

A fechar o top 5 ficaram André Amaral/Nelson Ramos (Ford Ranger). Alguns problemas arreliadores com as rodas, mas um bom resultado final.

Seguiram-se Henrique Silva e Henrique Damásio (Mini Paceman Proto), Edgar Condenso/Sérgio Cerveira (Ford Mo EXR05 Proto), Jorge Cardoso/André Barras (Mercedes A140 Proto), Michael Braun / Ivo Santos (Porsche Cayenne Proto) e Gualter Barros/Francisco Esperto (BRP Can Am Maverick X3) a completar o top 10.

Vários acidentes

Os grandes azarados desta prova foram as duplas Alejandro Martins/José Marques (Mini John Cooper Works Rally), João Ramos/Filipe Palmeiro (Toyota Hilux), e Alexandre e Rui Franco (BMW X1) que desistiram devido a fortes acidentes. Ramos, chegou ao final do SS2 21.9s atrás de Tiago Reis, e sentindo necessidade de atacar, acabou por capotar violentamente pouco depois do início da SS3, tal como já tinha sucedido o ano passado em Reguengos. Só que nessa altura, foi mudar uma roda e seguiu em prova, mas desta feita isso não sucedeu, ficando logo ali.

A Alejandro Martins sucedeu algo semelhante. Começou lento no prólogo, onde perdeu desde logo 15.7s, e do sexto lugar foi-se atrasando ao ponto de terminar o SS2 quase a três minutos de Tiago Reis. No SS3, quando tentava recuperar, uma curva de 90 graus à esquerda resultou num ‘encontro imediato’ com uma árvore, e o consequente abandono. Mas não foram os únicos, já que no primeiro dia de prova também Alexandre e Pedro Ré (BRP Can Am Maverick X3), ficaram pelo caminho, porque danificaram o eixo traseiro direito do seu SSV, já não entrando na SS3.

Nuno Madeira e Filipe Serra (Ford Ranger) andaram bem, mas também tiveram um azar que lhes condicionou o resultado. Acabaram por abandonar no segundo dia devido a caixa de velocidades encravada da Ford Ranger. Depois de um prólogo na terceira posição, um furo em que não conseguiram trocar a roda perdeendo muito tempo quando estavam na luta pelo Top 3. Miguel Casaca/João Serôdio (Mitsubishi Racing Lancer), também ficaram pelo caminho depois de terem sido 14º no prólogo.

Na classe T2 Georgino Pedroso e Carlos Silva em Isuzu, lideraram a competição do início ao fim. Na classe T3 venceu a dupla formada por Filipe Nascimento e Paulo Torres. Entre os T4 a dupla Gualter Barros/Francisco Esperto venceu, enquanto nos T8, Michael Braun acompanhado por Ivo Santos conquistaram o primeiro lugar.

A vitória na Taça de Portugal de Todo-o-Terreno coube à dupla formada por Cesário Santos e Alexandre Gomes que, aos comandos de uma Nissan, também assumiram a liderança logo no primeiro dia de prova e não a largaram mais. O CPTT prossegue dentro de duas semanas no Algarve.

Classificação

1 587 T1 Tiago Reis/Valter Cardoso Toyota Hilux Overdrive 3:58:44.9

2 543 T1 Luis Recuenco/Sérgio Jimenez Mini Countryman +3:06.70

3 508 T1 Pedro Dias Da Silva/José Pires Ford EXR05 Proto + 4:51.90

4 504 T1 Helder Oliveira/Carlos Jorge Mendes Ford Ranger + 6:53.70

5 505 T1 André Amaral/Nelson Ramos Ford Ranger +16:05.60

6 544 T1 Henrique Silva/ Henrique Damásio Mini Paceman Proto +18:19.30

7 506 T1 Edgar Condenso/Sérgio Cerveira Ford M0 EXR05 Proto +26:28.80

8 523 T1 Jorge Cardoso/André Barras Mercedes A140 Proto +26:54.80

9 536 T8 Michael Braun/Ivo Santos Porsche Cayenne Proto +31:41.80

10 565 T4 Gualter Barros/Francisco Esperto BRP (Can Am) Maverick X3 +32:54.00

11 511 T8 Sérgio Vitorino/Rafael Lutas BMW X5 CC +34:09.90 1:15.90

12 515 T4 Filipe Carvalho/Maria Carvalho Bombardier X3 XRS +40:53.40

13 513 T8 José Mendes/Jorge Baptista Mitsubishi L200 +42:55.90

14 510 T8 Henrique Lourenço/Ricardo Sobral Nissan Navara +43:16.10

15 571 T2 Georgino Pedroso/Carlos Silva Isuzu D-Max (Tfs 85) +44:48.70

16 516 T1 Bruno Rodrigues/Ricardo Claro Mazda Proto Cx5 +45:42.80

17 574 T8 João Paulo Oliveira/Pedro Cação Toyota Rav4 +46:06.40

18 555 T2 Simão Comenda/Luís Dias Nissan Navara D22 +56:45.10

19 541 T8 Pedro Baptista/Ricardo Brito BMW 316 Proto +56:54.80

20 507 T3 Filipe Nascimento/Paulo Torres DPR By PRK DPR 002 +1:04:06.70

21 519 T2 Joao Franco/Pedro Inácio Nissan Navara D22 +1:38:50.10

22 576 T2 Joel Marrazes/José Motaco Nissan Navara +34:45.40

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado