Fórmula E e F1 no Mónaco: ‘um’ tem (muito) mais velocidade, ‘outro’, espetáculo…
No dia em que a Fórmula E corresse no circuito ‘F1’ do Mónaco todos iriam comparar os tempos por volta duma e doutra disciplina e ninguém duvidava que a diferença fosse abismal, como foi. Se perguntarmos a um adepto se preferia ver uma corrida de F1 ou Fórmula E, a diferença no número de respostas seria semelhante à diferença de tempo, enorme a favor da F1. Mas alguém se queixou do espetáculo desta última corrida de Fórmula E, que por acaso acabou com vitória portuguesa depois duma magnífica ultrapassagem à saída do túnel, feita por Félix da Costa a Mitch Evans?
Os registos de tempos por volta da Fórmula E são semelhantes à Fórmula 1 de 1965. E depois? Qualquer corrida a que vamos assistir num circuito que já teve Fórmula 1, só mesmo por curiosidade podemos dizer que a F1, ‘faz’ tanto aqui, pois tudo o resto nada tem a ver. “cada macaco no seu galho”, e a Fórmula E está a fazer o seu caminho, se continua a ter sucesso ou não o tempo o dirá, os adeptos o dirão, os patrocinadores, e por inerência as marcas. Não faz sentido a comparação de registos, a não ser por mera curiosidade, não para elevar uma ou depreciar outra. Alguém deprecia a F1 de 1965 porque 56 anos depois se faz menos 21 segundos por volta no Mónaco?
Se é para fazer comparações, compare-se também as lutas em pista, o número de ultrapassagens, as constantes lutas equilibradas pelos triunfos. Não nos podemos esquecer do espetáculo, o número de ultrapassagens que existem na Fórmula E em comparação com a F1.
Esta foi a primeira vez que foi possível comparar diretamente os tempos duma e doutra disciplina, mas são poucos os que se queixam de falta de espetáculo na Fórmula E – embora existam ‘pontas’ por onde pegar – mas infelizmente na Fórmula 1, essas queixas existam há muito. Embora as coisas tenham melhorado significativamente nos últimos anos.
Só por curiosidade, António Félix da Costa fez a pole com 1m31.3s, Lewis Hamilton fez a pole da F1 em 2019, com um registo 21.2s mais rápido. A Fórmula 2 é 10.6s mais rápida que a Fórmula E, quando a GP3 Series visitou o Mónaco pela última vez em 2012, o melhor registo foi 1m28s. A Fórmula Renault Eurocup em 2018 bateria a Fórmula E por 0.2s.
Em termos de espetáculo no que são realmente as corridas, ”levam todas na pá…”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Eu vejo as corridas todas da F2 e F3, são a razão de pagar para ver F1, a F1 consegue-se streams de borla mas a F2 e F3 não. A Fórmula e, mesmo sem ter de pagar por ela nem tão cedo me apanham.
O valor da Fe não está nos carros mas sim nos pilotos, mas não difere muito da grelha da Indycar. Uma F2 sem ser só formação batia a própria F1 em qualidade de corridas.
Só tem espetáculo porque é tudo falso. É o wrestling das corridas. Fanboost, attack mode, limitações absurdas de energia, tudo isto é para criar um falso espetáculo. As corridas são como são, e andar a introduzir falsidades para agitar o pelotão pode ser muito bonito mas não são corridas. Já para não falar nas pistas simplesmente horrorosas, mas que são as únicas onde o conceito funciona… Meter um carro destes em Spa era morrer de tédio. (a sorte é que a corrida ia acabar mais cedo que ninguém ia ter autonomia para tal)
Fanboost, attack mode, limitações de energia versus DRS, safety cars estratégicos, penalizações aleatórias por ultrapassagem de limites de pista, limitações de pneus… para quem começou a ver formula 1 em 1978…até prefiro ver Formula E (até porque é à borla na tv e sem chatices de streamings (que são todos uma treta).
O Monaco para a F 1 é ridiculo, mas é bonito e tem o peso da História e da Tradição.
Quanto à F E, eles já lá têm um circo, bem célebre e antigo.
Não precisam de outro !
Os F1 são muito grandes para o Mónaco. A corrida dos históricos entre o Ferrari de 76 do Niki Lauda (Jean Alesi) e o Lotus de 78 (Marco Werner).
https://www.youtube.com/watch?v=o3ZMEydQKog&t=29960s
a partir de 6:28:07
O Lotus tb é de 76.