Futuro do WRC: Chineses e “mistura inteligente de tecnologias”
Numa entrevista à Autosport inglesa, Peter Thul, o Senior Director Sport do Promotor do WRC, deixou no ar a possibilidade duma marca chinesa poder vir para o WRC a médio prazo, sendo esse claramente um mercado a explorar pelo WRC: “Os fabricantes são importantes em todos os aspetos, para a competição e para as relações públicas. Estamos bastante felizes por termos parceiros fortes e focados como a Toyota, Hyundai e a Ford M-Sport, mas nós estamos também bastante focados em obter mais fabricantes e não é nenhum segredo que temos a China como alvo; porque não um grande fabricante chinês tendo em conta que falamos sobre híbridos plug-in? Existe também outro fabricante japonês como potencial candidato”, disse.
No que toca aos carros de rali híbridos, Peter Thul disse-nos que já existe uma mudança na indústria automóvel no que toca à venda de carros híbridos e elétricos, que tem subido bastante nos últimos anos: “estes carros serão espetaculares, haverá o binário extra do motor elétrico, recuperação de energia. Mas para além disso, iremos mostrar os benefícios dos híbridos plug-in, um sistema que é bastante inteligente.”
Num mercado que em 2013 tinha 74% carros de motor a combustão, 30% híbridos e 3% de elétricos, mudou muito em oito anos, e agora as percentagens são bem diferentes, tomando como base os 132 milhões de carros vendidos no ano passado: 38% combustão, 37% híbridos e 25% elétricos, deixando no entanto claro que o WRC poderá ter no futuro “uma mistura inteligente de tecnologias. Sei que alguns adeptos tradicionalistas estão hesitantes em relação a esta nova eletrificação, mas não há outra escolha para o WRC”.
Por Rodrigo Almeida
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois, mas já sabem que os chineses não se adaptam, fazem exigências de forma a adaptarem-se a eles.