F1, Duelo Lewis Hamilton vs Max Verstappen: A luta pelo trono
A luta entre o rei e o pretendente sempre foi uma das histórias que mais apaixonam os adeptos da Fórmula 1, basta recordar duelos como os de Niki Lauda e Alain Prost ou de Jackie Stewart e Emerson Fittipaldi, apenas para citar alguns. Para já, após os testes do Bahrein, o cenário aponta para que possamos assistir a uma batalha entre Lewis Hamilton, o Rei, e Max Verstappen, o Pretendente, mas estará o holandês pronto para lutar pelo trono?
O piloto inglês tem dominado completamente a Era turbo-híbrida, tendo tido como principal opositor Nico Rosberg que, entre 2012 e 2016, foi seu colega de equipa na Mercedes e acabou por conquistar o título de 2016, após uma época intensa e com alguma polémica pelo meio.
O alemão conseguiu desestabilizar emocionalmente Hamilton, o que foi determinante para o desfecho do campeonato, mas desde então o piloto do Mercedes 44 foi pouco desafiado, apenas em 2017 e 2018 Sebastian Vettel conseguiu montar um pálido desafio, que acabou por se desmoronar devido a erros do germânico e da sua equipa, mesmo quando em 2018 o Ferrari parecia o monolugar mais competitivo em pista.
Sobretudo em 2020, Hamilton deu a ideia de que fazia o mínimo possível para derrotar Valtteri Bottas, ao passo que as restantes equipas estavam demasiado longe para serem consideradas um factor a ter em conta.
Exemplo disso é o Grande Prémio da Turquia em que, verdadeiramente, Hamilton foi obrigado a empenhar-se no máximo das suas capacidades para vencer, num dia em que o Mercedes simplesmente não era o melhor carro em pista, e aí a sua diferença para a performance de Bottas foi abissal e muito maior que em outras corridas.
Porém, a avaliar pelos testes que decorreram em Sakhir há uma semana e meia, Hamilton terá de estar no seu melhor ao longo da próxima temporada.
Não há motivos para não acreditar que o heptacampeão mundial não esteja ao seu mais alto nível, mas a verdade é que não foi realmente posto à prova nos últimos anos, o que deixa no ar a dúvida sobre se está empenhado para realizar aquele último esforço que pode fazer a diferença entre o primeiro e o segundo lugar.
Uma coisa, é ocasionalmente ser batido ou desafiado, outra completamente diferente é ter de estar no máximo fim-de-semana após fim-de-semana, o que requer uma disponibilidade mental profunda, sendo imensamente desgastante.
Para além disso, Hamilton tem inúmeras atividades e questões que podem ser uma distração numa luta pelo título tão intensa como a que se espera este ano.
Por um lado, continua sem contrato para 2022, admitindo que não sabe ser continuará na Fórmula 1 para lá deste ano.
Por muito que garanta que está mais motivado que nunca, se um piloto não tem a certeza de que quer continuar a competir a longo prazo, certamente que é por que tem outras motivações por detrás.
Para além disso, as causas que Hamilton tem vindo a defender nos últimos meses, consomem tempo e atenção e estas podem ser reservas importantes para uma luta por um título quando do outro lado está um piloto que só vê uma coisa – o degrau mais alto do pódio.
Max Verstappen chegou à maioridade enquanto piloto em 2020.
Nos anos anteriores, mesmo em 2019, podiam verificar-se alguns erros primários do holandês que advinham da sua impetuosidade, mas o ano passado não ser verificaram essas falhas pessoais, tendo sido visível que a gestão de corrida tinha sofrido uma evolução notória – deixou de ser ver o piloto de vinte e três anos a tentar o impossível a cada volta, antes a atacar no momento certo e a proteger o seu resultado, quando o material à sua disposição não dava para mais, mesmo mantendo-se um factor para os pilotos da Mercedes.
Estes são aqueles que se esperam ser os contendores pelo título deste ano, de um lado temos o piloto habituado, quase estragado, às vitórias, do outro o jovem que rebenta de desejo por colocar as mãos no seu primeiro ceptro.
Se se verificar uma paridade competitiva entre o Red Bull e o Mercedes deste ano, então veremos quem emergirá, se o Rei ou o Pretendente, mas uma coisa será certa, serão os adeptos do automobilismo que sairão a ganhar…