Fórmula E: Nyck de Vries imperial, faz a pole para a corrida 1, Félix da Costa 18º
Nyck de Vries conseguiu uma pole fantástica para a primeira corrida do ano da Fórmula E. O piloto holandês da Mercedes dominou os dois treinos livres e na qualificação materializou o potencial demonstrado.
Os grupos de qualificação ficaram definidos pela ordem do campeonato do ano passado. Ou seja António Félix da Costa estava no primeiro grupo, mas a estratégia da equipa não foi a melhor, com os dois carros da DS Thecheetah a saírem muito tarde. Os carros ficaram muito juntos em pista o que prejudicou a performance dos pilotos deste grupo. Oliver Rowland foi o melhor do grupo 1, seguido de Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi, Sebastien Buemi, Félix da Costa e Jean-Éric Vergne.
Os pilotos do Grupo 2 colocaram tempos bem mais competitivos. Robin Frijns não foi para a pista, com o seu monolugar a não ser reparado a tempo, depois do acidente no segundo treino livre. Nyck de Vries fez uma volta espantosa e garantiu o melhor tempo, enquanto os restantes pilotos deste grupo ganharam lugar no top 6 que iria para a Super Pole. Do grupo 1, apenas Rowland se mantinha com vaga nos seis primeiros, com Max Gunther, André Lotterer, Mitch Evans e Sam Bird a ficarem no topo da tabela.
Os pilotos do grupo 3 aproveitaram a melhoria das condições de pista para ganhar vaga na Super Pole. Destes seis apenas Alex Sims e Oliver Turvey não conquistaram lugar no top 6, com Edoardo Mortara, René Rast, Alex Lynn e Pascal Wehrlein a conquistarem lugar para a decisão final, com apenas de Vries a não ser incomodado no topo.
O quarto grupo deu mais trabalho aos comissários, pois Sérgio Sette Câmara com uma saída de pista atrapalhou as voltas dos restantes pilotos. Nico Muller, Tom Blomqvist e Nick Cassidy foram penalizados por terem melhorado o seu registo com bandeiras amarelas em pista e apesar de terem conseguido um lugar no top seis, ficaram fora da Superpole depois das penalizações atribuídas.
Assim, para a Super Pole tínhamos de Vries, Mortara, Wehrlein, Rast, Lynn e Evans que teve de se preparar à pressa para ir para a pista, ele que já não contava ir para a Super Pole.
Evans foi o primeiro a ir para a pista, mas um toque no muro complicou a tarefa do piloto da Jaguar. Lynn, Rast e Wehrlein ocuparam temporariamente o primeiro lugar, mas de Vries com uma volta espetacular fez a pole e deixou a concorrência a mais de 0.6 seg.
A Mercedes aparece aqui em “modo F1”, a dominar as operações para já, com Nyck de Vries a ser o grande favorito para a primeira vitória do ano. Félix da Costa terá de largar de 18º e terá muito trabalho para a corrida agendada para às 17h, hora de Portugal.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Como já era de esperar, atendendo à experiência dos anos anteriores, quem sai no primeiro grupo para a qualificação, está “tramado”. Mas também sabemos que, em corrida, muita coisa pode mudar.
Duvido que consiga sequer chegar aos 10 primeiros. Esta qualificação é uma treta. Se não podem ir todos ao mesmo tempo, então vão por sorteio ou, melhor ainda na minha opinião, em 2 séries de sessões, uma delas pela ordem invertida da outra.
Assim é demasiadamente flagrante que não funciona.
Ainda se fosse em pistas largas que permitissem ultrapassagens, agora nestas pistas carrossel!!!
Olhe que funciona. Eu tinha a mesma opinião, a princípio mas, apesar de não gostar do formato, porque não gosto, ele acaba por funcionar. Conforme se viu nos treinos e na qualificação, é muito fácil errar e bater, o que ajuda na recuperação de lugares, para aqueles que se aguentarem sem bater. Não espero uma vitória, nem sequer um pódio, para o AFC na corrida de hoje, mas o meu maior receio é que o Vergne deite tudo a perder.
Espero que tenha razão, mas só com a reta para ultrapassar, um atack mode que perde muito tempo para ativar ( a ver o saldo, se ganham ou perdem), não tenho a sua fé!
Pode ser que me “converta” no fim da corrida!!
Acho que o Verne já aprendeu a respeitar o DAC. Talvez façam uma boa corrida de equipa para chegar mais à frente.
Grande estupidez das equipas no 1º grupo, ficaram à espera na Box, quando acabaram a volta de aquecimento só sobrava 1 s para o 6º começar a volta, foram 4 carros ao molho fazer uma volta rápida.
Quem tiver VPN experimente Indonesia e a corrida (sem anúncios) aparece na lista do Youtube.
Dá no eurosport2
E na Eleven 3
Eu vi na Eurosport2 + VPN Japão com comentários em Inglês, muito melhores que o comentador tuga de serviço,