F1: GP de Portugal deverá avançar
Segundo o que o AutoSport pôde apurar, o Grande Prémio de Portugal será uma realidade no dia 2 de Maio, realizando-se no Autódromo Internacional do Algarve a décima sétima edição do evento luso.
Depois de o ano passado ter albergado pela primeira vez uma prova de Fórmula 1, o traçado situado nos arredores de Portimão estava na corrida para se manter este ano no calendário, sendo a opção mais forte para ocupar a data deixada vaga pelo Grande Prémio do Vietname.
No entanto, com a pandemia a vergar Portugal depois do período de festas de 2020, as dúvidas começaram a surgir quanto à realização de uma prova da categoria máxima no nosso país, dado que, com mais três meses de antecedência, era muito difícil antever e garantir a presença de público nas bancadas, uma condição central para que o evento pudesse fazer sentido comercial e, assim, poder ser edificado.
A FOM chegou mesmo a colocar em cima da mesa a possibilidade de realizar um segundo Grande Prémio no Bahrein, à semelhança do que aconteceu o ano passado, para a eventualidade de não poder realizar uma prova em Portugal, o que a obrigaria a efectuar nova alteração no calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2021.
As musculadas medidas de combate à pandemia a 14 de Janeiro e agravadas alguns dias depois produziram resultados e o pico de novos casos terá sido atingido no passado dia 29.
O famoso R(t) é hoje inferior a 1 e a descida de novos casos de infecção pelo Sars-Cov-2 neste período é um dos maiores de sempre a nível mundial, o que demonstra que Portugal está a conseguir contrariar a pandemia.
Para além disso, prevê-se um desconfinamento cuidadoso e progressivo para evitar erros do passado e garantir que os níveis de infecção da população se mantenha contido, o que juntamente com a progressiva administração da vacina poderá dar garantias de que a situação no nosso país não sofra o descontrolo a que assistimos no mês de Janeiro.
Acresce ainda que, a subida da temperatura que se prevê nos próximos meses, por força do clima a que Portugal é sujeito, ajudará, igualmente, no controlo da pandemia.
Com estes dados em cima da mesa, segundo o que o AutoSport pôde apurar, o Grande Prémio de Portugal deverá ser uma realidade novamente este ano, realizando-se no dia 2 de Maio, devendo haver público nas bancadas, ainda que com constrangimentos e com um número inferior à capacidade do Autódromo Internacional do Algarve.