F1 a considerar corridas de qualificação. Grelhas invertidas de fora

Em 2020 foi colocado em cima da mesa uma possível corrida de qualificação ou uma corrida de grelha invertida. Para já, o novo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, está a considerar corridas de qualificação, mas algo com grelhas invertidas está de fora dos planos do desporto.
Sobre estas hipóteses, Stefano Domenicali afirmou que as grelhas invertidas eram uma hipótese já descartada. Quanto a corridas de qualificação, o CEO da Fórmula 1 não colocou de fora a ideia, afirmando que o desporto não pode descartar novas ideias.
“A ideia da grelha invertida já não existe, isso já posso dizer. Agora, é importante para o desporto pensar em novas ideias, ser mais atrativo ou interessante, mas não podemos perder a nossa tradição”, afirmou o italiano ao motorsport.com.
“O que estamos a pensar agora é numa corrida de sprint no sábado. Entendemos que pode ser testado este ano e já estamos em discussões com as equipas. Acho que isto pode ser interessante”, declarou o CEO da Fórmula 1.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Todos estes malabarismos são desnecessários, não existe nada de fundamentalmente errado com os fins de semana de competição na F1. A F1 precisa nivelar a competitividade entra as equipas, tornar as corridas mais imprevisíveis e onde se destaque o talento do piloto. Se isso acontecer, o sucesso da modalidade está garantido. É urgente combater a ideia de que o carro é mais importante que o piloto, é isto que é importa, não estes números de circo.
Podem testar o que quiserem mas, por favor, não mexam no que está bem! Dos vários sistemas de qualificação a que assisti desde os anos 80, quando comecei a ver F1, o actual é o que me parece mais interessante.
Mas Domenicali diz algo muito importante “não podemos perder a nossa tradição”. É isso mesmo, mudar o que tiver de ser, mas nunca esquecer o ADN da F1.
Uma corrida de qualificação não é o mesmo que uma qualificação e invalida 70 anos de história de poles positions. Um dos meus momentos favoritos da F1 é a qualificação, que vejo sempre sem falta. Pode não ser importante nas outras corridas de automóveis mas na F1 faz parte integrante. O que adianta ter uma procissão escalonada por ordem dos mais rápidos, onde dificilmente vão ter ultrapassagens e sem o efeito surpresa de uma qualificação normal.