Os Campeões de 2020, Fórmula E: António Félix da Costa Campeão
2020 foi uma temporada bem interessante especialmente a nível internacional, onde os principais pilotos portugueses brilharam fortemente com triunfos absolutamente inéditos não só nas suas carreiras, mas também para Portugal. António Félix da Costa foi Campeão de Fórmula E, Filipe Albuquerque foi Campeão do WEC, categoria LMP2, e venceu as 24 Horas de Le Mans, enquanto nas motos, Miguel Oliveira, não foi campeão, mas para nós portugueses é como se tivesse sido, já que obteve as suas duas primeiras vitórias no MotoGP, a segunda em Portugal, numa corrida em que espantou tudo e todos pelo domínio exercido. De resto, a nível internacional e nacional, houve novidades, confirmações, num ano muito afetado pela pandemia em que quase todas as competições sofreram algum tipo de disrupção. Recordemos os principais campeões de 2020.
Fórmula E: António Félix da Costa Campeão
António Félix da Costa. Se tivermos de resumir a época 2019/2020 a um nome este terá de ser o escolhido. O português assumiu uma mudança radical no início da época com a saída da BMW e a entrada da DS Techeetah. O abandono na marca germânica foi vista como praticamente uma loucura, mas revelou ser uma das melhores decisões da carreira do piloto luso. Um começo algo titubeante deu depois lugar a uma série de resultados fantásticos. A sua boa forma não perdeu ímpeto com a paragem motivada pela COVID 19 e Félix da Costa regressou ainda mais forte para “limpar” a questão do título com classe. Com a maior vantagem para o segundo classificado da história da competição, o #13 tornou-se no melhor campeão de sempre da Fórmula E. Stoffel Vandoorne foi o segundo classificado a 71 pontos do português e Jean- Éric Vergne, bicampão ficou a 72 pontos do colega de equipa.
A DS Techeetah conquistou o título pela segunda vez consecutiva e cimentou o lugar como equipa mais forte deste renhido campeonato, seguida da Nissan e.DAMS e da Mercedes.
Olhando para o nível da competição, o feito de Félix da Costa merece ainda mais destaque. Um dos campeonato mais competitivos do mundo, que tem atraído grandes marcas que não poupam esforços para serem bem sucedidos e com pilotos de topo, Félix da Costa confirmou que é um dos grandes talentos da sua geração. Este ano voltou a ganhar a confiança que por vezes parecia perdida, afastou o azar que por vezes o atormentava. Tivemos o melhor de Félix da Costa, campeão de Fórmula E e um dos melhores pilotos do mundo.