Kia GT Cup: E tudo Rafael Lobato levou
Rafael Lobato foi o grande destaque do fim de semana do Kia GT Cup. O piloto de Vila Real venceu todas as seis corridas, num feito espantoso do jovem piloto.
Lobato começou da melhor forma o fim de semana sendo o mais rápido nas duas qualificações da Kia GT Cup, batendo em ambas Alexandre Areia, na primeira por 0.778s, na segunda por 0.803. Pedro Alves (Club), Pedro Pinto e José Maria Bastos, foram os mais rápidos na sua classe.
Houve animação e suspense até ao fim entre todas as categorias em disputa. Mas sempre com um denominador comum no momento de receber a bandeirada de xadrez: os nomes de Rafael Lobato (Pro), Pedro Alves (Club) e José Maria Bastos (Júnior) — vencedores das três corridas de sábado.
Apesar do domínio de Lobato, destaque para o bom andamento de Alex Areia na categoria Pro, que acumulou dois segundos e um terceiro lugares. Manuel Gião também foi ao pódio por duas vezes e Francisco Carvalho por uma.
Na categoria Club, Pedro Alves voltou a assumir papel de destaque, com três triunfos indiscutíveis., que permitiram, desde logo, a revalidação do título obtido na temporada transata.
Francisco Coutinho de volta ao Kia Picanto GT após um ano de ausência, conseguiu três subidas ao 2º lugar na categoria Club. A fechar o pódio, a 3ª posição foi repartida entre Pompeu Simões, Miguel Martins e Tiago Madeira, sempre com a ameaça de Paulo Gonçalves Duarte.
Já na categoria Júnior, assistiu-se a um volte-face graças aos três triunfos de José Maria Bastos — um resultado que o colocava como campeão virtual da sua classe, apesar de partir da 4ª posição da categoria à entrada para esta prova.
Os mesmos protagonistas no domingo
Apesar da vantagem pontual obtida com o triunfo nas 3 primeiras corridas do fim-de-semana, Rafael Lobato sabia que não podia desarmar perante, Alex Areia, Manuel Gião e Francisco Carvalho. O primeiro já havia roçado o triunfo no sábado e voltou a fazê-lo no domingo. Mas o piloto do carro #4 acabaria sempre por encontrar uma forma de manter atrás de si o até aqui vigente campeão da categoria Júnior (Areia), bem como os restantes adversários, no final de cada corrida.
Contas feitas, o balanço desta 10ª edição do Estoril Racing Festival não podia ser mais positivo: 6 pole-positions, 6 triunfos e três voltas mais rápidas para Rafael Lobato e o título na sua categoria. No seu encalce, Alex Areia — 2º classificado em todas as corridas de domingo, com Gião a suplantar Francisco Carvalho nas restantes subidas ao pódio.
Na categoria Club, Pedro Alves despediu-se de 2020 com mais um triunfo para a conta pessoal, novamente à frente de Francisco Coutinho. Ambos foram acompanhados no pódio por Tiago Madeira, que assim garantiu o 3º lugar da categoria Club. O vice-campeão foi Gonçalo Inácio, ausente da última prova da temporada.
Depois de ter garantido o título na categoria Júnior com três triunfos no sábado, restava a José Maria Bastos o objetivo de sair do Estoril com um pleno em triunfos. Embora se tenha queixado de uma alteração no set-up do seu carro, o piloto de Cascais conseguiu cumprir na íntegra os seus intentos, apesar da pressão sufocante de Luís Maria Lisboa e João Aguiar-Branco, e dos jovens Pedro Pinto e Manuel Alves, novamente muito rápidos.
O segundo lugar sorriu a João Aguiar-Branco que fechou o ano com uma subida ao 2º lugar do pódio — resultado que lhe permitiu, assim, festejar também o vice-campeonato.
Já na Picanto Cup, a competição que decorreu nas corridas 5 e 6, Francisco Coutinho venceu a primeira contenda, na dianteira de Luís Maria Lisboa e José Bastos, que superou na última volta David Matos Chaves. Mas o triunfo do piloto da BCM Sports (Bastos) na 6ª e derradeira corrida do fim-de-semana, em conjunto com os pontos da pole-position e volta mais rápida, permitiu ao novo campeão da categoria Júnior do Kia Picanto GT somar a ambicionada ‘dobradinha’, juntando ao palmarés esta taça particular.
Classificação Kia GT Cup 2020
Pro
1º Rafael Lobato – 165 pts
2º Alex Areia – 120 pts
3º Manuel Gião – 105 pts
Club
1º Pedro Alves – 225 pts
2º Gonçalo Inácio – 124 pts
3º Tiago Madeira/Miguel Martins- 121 pts
Júnior
1º José Maria Bastos – 198 pts
2º João Aguiar-Branco – 172 pts
3º Luís Maria Lisboa – 170 pts