Campeonato Portugal Velocidade Clássicos: Grande espetáculo na última do ano
O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Clássicos 1300 foi até ao Circuito do Estoril para a última jornada do ano. As condições difíceis não impediram boas lutas e boas corridas.
Com um total de 18 carros inscritos para as duas últimas corridas do ano, o CPVC foi para a pista pela última vez em 2020. A ANPAC conseguiu organizar um campeonato competitivo e com um calendário apelativo, apesar das dificuldades que a Covid-19 colocou aos organizadores das provas de Clássicos e Legends.
João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) da categoria H75 foi o mais rápido na qualificação, com um registo de 2:02.337s, batendo Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600), da mesma categoria, por 2.602s.
A primeira corrida do Estoril Racing Festival, teve como vencedor João Macedo e Silva ao volante do Porsche 911 RSR. Segundo lugar ficou para Rui Alves fechando o pódio Joaquim Jorge, ambos ao volante de Ford Escort RS 1600.
Tivemos surpresa no arranque com Pedro Resende a levar o De Tomaso Pantera à liderança da prova. João Macedo Silva recompôs-se e no final da primeira volta o piloto do Porsche 911 RSR recuperou o comando da corrida que manteve até á bandeira de xadrez.
Atrás do Porsche laranja e ultrapassado o De Tomaso de Pedro Resende, Rui Alves (Ford Escort RS 1600) e Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600) entregaram-se a uma luta muito interessante. Rui Alves acabou por se superiorizar, consolidando a segunda posição na frente de Joaquim Jorge, fechando o pódio.
Destaque, ainda, para a excelente recuperação de João Cruz (Ford Escort RS 1600) que conseguiu nos metros finais desalojar Pedro Resende do quarto lugar, ficando o piloto do De Tomaso Pantera no quinto lugar.
Entre os Clássicos 1300, Luís Alegria (Datsun 1200) venceu sem grandes dificuldades, na frente de Cândido Monteiro (Datsun 1200), rubricando, pelo caminho, o oitavo lugar à geral.
Nas diversas categorias, João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) venceu os H75 e João Cruz (Ford Escort RS 1600) foi o melhor entre os pilotos do Gr.5. Nos H75 1300, vitória para Luís Alegria (Datsun 1200), enquanto nos H81 saiu vencedor Jorge Cruz (BMW 323i). Entre os H71, vitória para João Vieira (Porsche 914-6 GT).
Rui Alves levou a última do ano
A derradeira corrida dos Clássicos e Clássicos 1300 conheceu forte animação, com lutas em todo o pelotão e alguns dos Clássicos a não suportarem as agruras da competição.
Na frente, Rui Alves foi pressionando João Macedo Silva até que o Porsche 911 RSR laranja parou com um elemento da transmissão partido, deixando o seu piloto apeado. Com o Escort a funcionar de forma perfeita, Rui Alves sacudiu a pressão de Joaquim Jorge e levou o Escort RS 1600 até á bandeira de xadrez, reclamando uma saborosa vitória.
Pelo caminho, além do Porsche de João Macedo Silva, ficou o De Tomaso Pantera de Pedro Resende, parado nas boxes com um problema mecânico logo na primeira volta da corrida. Aliás, esta derradeira prova dos Clássicos e Clássicos 1300 foi fértil em paragens nas boxes.
Pedro Resende, como referido, foi o primeiro a parar, seguido do Porsche 911 de Mário Meireles, do Porsche 934 Turbo de Pedro Bethencourt e do Escort RS de António Soares. Também o Mini de Tiago Fino Vitorino fez uma passagem pelas boxes.
Rui Alves ao volante do Ford Escort RS 1600 carimbou a vitória e terminou a época em beleza. No segundo lugar ficou outro Ford Escort RS 1600, desta feita pilotado por Joaquim Jorge, enquanto em terceiro ficou outro Escort RS, numa versão de Gr.5, pilotado por João Cruz. A quarta posição ficou na posse do BMW 323i de Jorge Cruz.
À porta dos cinco primeiros e com a vitória entre os Clássicos 1300, ficou o Datsun 1200 de Luís Alegria, que não teve dificuldade em vencer com o seu Datsun 1200. O seu opositor na categoria, Cândido Monteiro conheceu algumas dificuldades e terminou na 14º posição da geral.
Destaque, ainda, para a batalha travada entre João Vieira e Pedro Poças, ambos ao volante de carros da marca de Estugarda, o primeiro com um 914-6 GT, o segundo com um 924. Trocaram algumas vezes de posição e por via disso perderam o contacto com o BMW 2002 Ti de Simplício Pinto e fecharam, assim, o Top 10. O BMW 2002 Ti de Carlos Fernandes não arrancou para a prova devido a insolúveis problemas mecânicos.
Contas feitas às diversas classes, o Gr. 5 foi ganho por João Cruz (Ford Escort RS) seguido de Luís Nunes (Ford Escort RS), António Soares (Ford Escort RS), Tiago Fino Vitorino (Austin Mini) e Jorge Leite (Mazda RX-2). Nos H71, vitória para João Vieira (Porscdhe 916-6 GT) seguido de Cândido Monteiro (Datsun 1200), enquanto que H75, o primeiro lugar foi para Rui Alves, seguido de Joaquim Jorge, ambos em Ford Escort RS, seguidos de Luís Alegria (Datsun 1200) e de Mário Meireles (Porsche 911). Nos H81, Jorge Cruz levou o BMW 323i à vitória, seguido de Pedro Poças (Porsche 924) e Pedro Bethencourt (Porsche 934 RSR). Entre os Clássicos 1300, vitória para Luís Alegria nos H75 1300 enquanto que Cândido Monteiro venceu os H71 1300.
No que diz respeito aos campeonatos e aguardando a oficialização da FPAK, João Cruz ganhou o título no Gr.5, Jorge Cruz foi o melhor nos H81, Carlos Barbot venceu os H71 e a Taça 1600 e Joaquim Jorge leva para casa o título dos H75. Nos 1300, Luís Alegria foi o campeão.
Termina assim a época nos clássicos que se espera que em 2021 traga mais concorrentes, em especial na classe 1300 que atravessa uma fase menos positiva.
Corrida 1:
1 3 J. Macedo Silva Porsche 911 RSR H75 13
2 20 R. Alves Ford Escort RS 1600 H75 +6.387
3 6 J. Jorge Ford Escort RS 1600 H75 +7.547
4 33 J. Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 +10.416
5 60 P. Resende Detomaso Pantera H75 +10.428
Corrida 2:
1 20 R. Alves Ford Escort RS 1600 H75 14
2 6 J. Jorge Ford Escort RS 1600 H75 +20.443
3 33 J. Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 +52.340
4 32 J. Cruz BMW 323i H81 14 +1:37.022
5 77 L. Nunes Ford Escort GR5 + 1 Vlt.