Ford, Hyundai e Toyota continuam no WRC em 2022
Os três atuais construtores do WRC vão manter-se em 2022, quando entrarem em vigor as novas regras da disciplina, ou seja, os novos carros híbridos. Não existem ainda confirmações oficiais, mas fontes ligadas ao processo asseguram que apesar das recentes divergências, entre a M-Sport/Ford, Hyundai e Toyota, todos aceitaram continuar para lá de 2021…
Esta será a maior mudança nos ralis desde que se transitou dos Grupos B de 1986 para os Grupos A de 1987 pois pela primeira vez na história da competição os carros não se basearão apenas em motores de combustão interna para mover o carro, mas sim também à energia elétrica. Será a era híbrida dos ralis. Motores mais ecológicos, em linha com o que fazem hoje em dia os Construtores de automóveis.
O sistema híbrido será fornecido pela empresa alemã Compact Dynamics, que fornecerá o e-motor, a eletrónica e o sistema de propulsão.
A bateria, que quando completamente carregada fornecerá cerca de 100 kw (aproximadamente 130cv), será fornecida pela Kreisel Electrics. Um extra de 130 cv, que elevaria a potência dos Rally 1 a cerca de 500 cv parece interessante, especialmente se puder ser utilizado nos troços. Em primeiro lugar, a energia da bateria será utilizada em super-especiais (é o que está previsto para já), mas a sua utilização em troços ‘normais’ é algo que a FIA está a estudar.
Em resumo, a parte híbrida dos ralis é muito mais do que apenas rodar silenciosamente mais depressa. Tem tudo a ver com o alinhamento do WRC com o desporto e a sociedade. Na estrada, os híbridos são a tendência já ninguém duvida que na evolução da sociedade os carros híbridos e elétricos terão um grande lugar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Dizer que a Ford est no wrc e continua é menosprezar o Malcom. Ele faz tudo. A Ford pouco ajuda…
Perguntem ao ogier…
De facto. Chamar Ford à MSport, chega a ser insultuoso.
Que o povo chame, será considerado normal. Agora imprensa especializada…
E enquanto grandes marcas entram e saem ao sabor do vento, esta estrutura privada continua sempre presente. Uma grande vénia a Malcolm Wilson.
Sem dúvida! Wilson merecia melhor reconhecimento!