CPVL: Fernandes e Mestre sempre na frente

Por a 9 Novembro 2020 19:00

Manuel Fernandes e Hugo Mestre estiveram novamente em destaque nos Legends, apesar da boa resposta dos adversários. A chuva não impediu grandes lutas, mas no final a dupla transmontana voltou a brilhar. 

O campeonato de Portugal de Velocidade Legends, companhia inseparável do CPVL também voltou às pistsa no AIA. Estavam inscritos 29 automóveis, com destaque para a categoria L99-2000 com a maioria dos participantes, numa grelha de partida diversificada e com carros para todos os gostos. Uma categoria cada vez mais interessante onde todos tentavam contrariar o favoritismo do BMW 320d de Manuel Fernandes e Hugo Mestre (categoria Livre). Nessa fila de candidatos a destronar a dupla transmontana, encontrávamos os BMW M3 de Joaquim Soares e António Barros e os irreverentes Volvo 850 T5 de Miguel Monteiro e Filipe Matias e a sempre espetacular versão carrinha pilotada por Nuno Figueiredo.

Domínio de Fernandes e Mestre logo desde início

O domínio de Manuel Fernandes e de Hugo Mestre, ao volante do BMW 320d da categoria Livre foi total nas sessões de treinos livre e de qualificação. O Volvo 850 T5 da mesma categoria, pilotado por Miguel Monteiro e Filipe Matias, foi quem mais se aproximou da dupla do BMW.

Manuel Fernandes e Hugo Mestre ficaram com a “pole position”, seguidos de Miguel Monteiro e Filipe Matias, com o terceiro lugar na grelha de partida a ficar para Tiago Ribeiro, ao volante do veloz Honda Integra Type R. A fechar a segunda fila da grelha ficou o BMW M3 de Joaquim Soares.

Nas várias classes, João Sousa ficou com o melhor tempo entre os Fiat Punto da classe Feup 2 (18º da geral entre 23 carros) e Gustavo Moura Jr (Alfa Romeo 156) foi o melhor nos Feup 3 com um excelente 12º lugar à geral. Nos L90-1300, o melhor foi Luís Império (Citroen AX Sport) enquanto nos L90-2000 o mais rápido foi Hugo Branquinho (Honda Civic) na frente de Horst Baptista (Renault 5 GT Turbo).

Entre os L99, o mais rápido foi Joaquim Soares (BMW M3), na frente de Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate), ao passo que nos L99 -2000, Tiago Ribeiro impôs o seu Honda Integra Type R ao Citroen Saxo Cup de Artur Monteiro. Referir que António Barros (BMW M3) conheceu problemas com o capô do seu carro e acabou por não conseguir fazer a qualificação.

Finalmente, na categoria L99-2000, José Almeida impôs o seu Honda Integra Type R a Tiago Montes (Honda Integra Type R) e ao Fiat Tipo 16V de Abel Marques e Sérgio Monteiro. Seguiram-se Jorge Marques (Citroen AX GTI) e Paulo Ferraz (Renault Clio 16V). Entre os carros da categoria Livre, domínio de Manuel Fernandes e Hugo Mestre (BMW 320d), seguido de Miguel Monteiro e Filipe Matias (Volvo 850 T5), Sérgio Pinto (Honda Civic) e dos dois Peugeot 306 GTI de António Sarabando e Paulo Gomes.

Grande luta pela vitória à geral

A primeira corrida do Portimão 2 Super Racing Series em Legends acabou por ser muito atribulada. Para lá dos problemas mecânicos de alguns carros, a chuva que caiu no final da corrida provocou vários despistes que colocaram fora de prova alguns pilotos e levaram à entrada em pista do “Safety Car”. Jorge Marques (Citroen AX GTI), Tiago Lindo (Fiat Punto 85) e Tiago Ferreira (Fiat Punto 85), foram alguns deles. Tiago Montes (Honda Integra Type R) acabou abalroado e foi forçado a retirar-se da prova. Com problemas mecânicos, abandonaram Paulo Gomes (Peugeot 306 GTI), Hugo Branquinho (Honda Civic EF3) e Artur Monteiro (Citroen Saxo Cup).

Com grande parte dos 25 minutos de prova amputados devido aos dois “Safety Car”, Manuel Fernandes acabou por vencer a corrida, mas perante forte oposição de Miguel Monteiro ao volante do Volvo 850 T5. A diferença entre os dois cifrada em menos de um segundo deixa isso claro.

Destaques para a excelente recuperação de António Barros desde a última posição da grelha de partida. O piloto do BMW M3 não fez a qualificação, saiu de último e terminou a prova numa excelente 4ª posição, atrás de Joaquim Soares, também ele num BMW M3. Ao volante do sempre espetacular Volvo 850 T5 Estate, Nuno Figueiredo ficou no quinto lugar final.

Rui Silva foi o melhor os Fiat Punto da classe Feup 2 (12º da geral) e Gustavo Moura Jr (Alfa Romeo 156) foi o melhor nos Feup 3 com um excelente 11º lugar à geral. Nos L90-1300, o melhor foi Luís Império (Citroen AX Sport) enquanto nos L90-2000 venceu Horst Baptista (Renault 5 GT Turbo).

Entre os L99, venceu Joaquim Soares (BMW M3), na frente de António Barros (BMW M3) e Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate), ao passo que nos L99 -2000, Sérgio Monteiro impôs o seu Fiat Tipo 16V.

Finalmente, entre os carros da categoria Livre, domínio de Manuel Fernandes e Hugo Mestre (BMW 320d), seguido de Miguel Monteiro (Volvo 850 T5), enquanto que na Especial, a vitória foi para Nuno Barroso.

Mestre sempre na frente

A muita chuva acabou por condicionar a segunda corrida. Ainda assim, a prova disputou-se sem incidentes de maior. Hugo Mestre dominou a corrida, liderando as 9 voltas realizadas dentro dos 25 minutos de duração da prova.

Ao contrário do que sucedeu na primeira corrida, não houve intervenção do “Safety Car” nem foram mostradas bandeiras amarelas, pelo que apenas o piso encharcado do Autódromo Internacional do Algarve criou problemas aos pilotos. A maior ameaça à vitória de Hugo Mestre nesta segunda corrida dos Legends veio, uma vez mais, do Volvo 850 T5, desta feita com Filipe Matias ao volante. Porém, o piloto do BMW esteve irrepreensível nas difíceis condições da pista e reclamou a vitória.

Atrás dos dois primeiros, assistiu-se a uma luta interessante entre Joaquim Soares e António Barros, ambos em BMW M3, ganha pelo primeiro. Nuno Figueiredo levou a Volvo 850 T5 a fechar o Top 5 desta segunda corrida.

Manuel Alves foi o melhor dos Fiat Punto da classe Feup 2 (12º da geral) e Gustavo Moura Jr (Alfa Romeo 156) foi o melhor nos Feup 3 com mais um excelente 11º lugar à geral. Nos L90-1300, vitória para Luís Império (Citroen AX Sport) enquanto nos L90-2000 o melhor foi Hugo Branquinho (Honda Civic EF3) na frente de Horst Baptista (Renault 5 GT Turbo).

Entre os L99, venceu Joaquim Soares (BMW M3), na frente de António Barros (BMW M3) e Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate), ao passo que nos L99 -2000, Tiago Ribeiro levou a melhor ao volante do seu Honda Integra Type R, na frente de outro Integra, pilotado por José Almeida e do Fiat Tipo 16V de Abel Marques Fiat Tipo 16V. Finalmente, entre os carros da categoria Livre, domínio de Hugo Mestre (BMW 320d), seguido de Filipe Matias (Volvo 850 T5).

Classificação Geral Corrida 1

1 51 Fernandes-Mestre BMW 320 d Livre 9 voltas

2 32 Monteiro-Matias Volvo 850 T5 Livre +0.758 seg.

3 15 Joaquim Soares BMW M3 L99 + 17.240 seg.

Classificação Geral Corrida 2

1 51 Fernandes-Mestre BMW 320 d Livre + 9 voltas

2 32 Monteiro-Matias Volvo 850 T5 Livre +4.371 seg.

3 15 Joaquim Soares BMW M3 L99 +14.401 seg.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado