ERC/REGRESSO VITORIOSO DE ANDREAS MIKKELSEN

Por a 9 Novembro 2020 15:37

Andreas Mikkelsen voltou ao ERC e obteve na Hungria uma vitória que quase não teve contestação. Alexey Lukyanuk poderia ter festejado mais um título mas comprometeu tudo com uma penalização.

O ERC voltou à estrada com o Rali da Hungria, uma prova disputada em asfalto muito sujo, com uma tremenda dificuldade e em que proliferam as “armadilhas” como lama em zonas muito rápidas. Foi nesse contexto que a generalidade dos pilotos se queixou da dificuldade do percurso em em que Mikkelsen regressou à competição pois nos últimos tempos tem apenas estado a testar para a Pirelli os pneus que a casa italiana utilizará no seu regresso ao WRC no próximo ano.

Exatamente por isso, o norueguês mostrava-se no final muito satisfeito com o resultado obtido e também por ter mostrado desde início uma boa velocidade pois, exceção feita à super-especial de abertura disputada na noite de sexta-feira, esteve sempre na frente da classificação. Com um Skoda Fabia R5 Evo, Mikkelsen venceu 7 dos 16 troços cronometrados do programa e soube sempre se defender dos ataques que lhe iam sendo movidos pela concorrência.

Quem acompanhou mais de perto o vencedor nos quilómetros iniciais foi Alexey Lukyanuk. O russo estava a 5 segundos do líder com um quarto do rali disputado mas controlou com 5 minutos de avanço à entrada da segunda passagem por Bozsva. Com uma penalização idêntica, o piloto do Citroën C3 R5 caiu para a 26ª posição e julgou-se que não obteria quaisquer pontos nesta tirada. No entanto, Lukyanuk foi o mais rápido na segunda etapa e ainda conseguiu subir ao 13º posto e conquistar 8 pontos que podem ser importantes no desfecho da temporada. Com a possibilidade de festejar o título na Hungria, novo erro levou o “Foguete Russo” a adiar as celebrações.

Com o atraso de Lukyanuk, a segunda posição ficou na posse de Craig Breen. O irlandês com o Hyundai i20 R5 assinou alguns bons tempos e parecia ter tudo garantido para premiar o grande trabalho desenvolvido pela MRF nos pneus que utiliza mas um problema de motor a meio do terceiro dia de competição ditou o abandono. Essa desistência permitiu a ascensão ao segundo posto, em que veio a cortar a meta, de Gregoire Munster noutro Hyundai i20 R5. Após um rali muito constante e sem erros, o belga lidera agora o campeonato ERC1 Junior.

Solberg azarado

O lugar mais baixo do pódio ficou na posse de Efren Llarena depois de uma prova em crescendo com o Citroën C3 R5. O espanhol conseguiu ultrapassar as naturais dificuldades dos pilotos do sul da Europa em provas com piso irregular ou muito sujo e acabou mesmo a figurar na lista dos pilotos que ocuparam as primeiras posições em provas especiais. O lugar mais baixo do palanque parecia destinado a Norbert Herczig, quatro vezes campeão húngaro e com razões para festejar “em casa”. No entanto, o piloto do VW Polo GTi R5 furou na penúltima classificativa e não conseguiu melhor que a sexta posição.

Abaixo do que tem sido o seu normal esteve Oliver Solberg. A utilizar um Skoda Fabia R5 Evo, o jovem piloto com licença sueca furou duas vezes na primeira etapa  e chegou a cair para o nono lugar. No último dia melhorou um pouco e foi subindo posições até ser o melhor na última classificativa e arrebatar sobre a meta o quarto posto. O austríaco Nikolaus Mayr-Melnhof em Ford Fiesta R5 Mk II também beneficiou do tempo perdido por Herczig para ascender a quinto. Callum Devine, em Hyundai i20 R5, foi sétimo na frente do checo Erik Cais que, noutro Ford Fiesta R5 Mk II, recuperou bem do atraso acumulado numa saída de estrada. O ERC regressa à estrada a 26 deste mês com o Rally Islas Canarias, uma prova reformulada na sua estrutura e logística para permitir um maior distanciamento numa ilha afetada pela pandemia.

CLASSIFICAÇÃO                                               

1º  Andreas Mikkelsen/Ola Floene                        Skoda Fabia R5 Evo 1:48:31.1

2º  Gregoire Munster/Louis Louka                        Hyundai i20 R5         + 1:32.2

3º  Efren Llarena/Sara Fernandez                         Citroën C3 R5           + 2:00.3

4º  Oliver Solberg/Aaron Johnston                       Skoda Fabia R5 Evo   + 2:04.8

5º  Nikolaus Menholf/Poldi Welsersheimb      Ford Fiesta R5 Mk II  + 2:08.2

6º  Norbert Herczig/Ramon Ferencz                     VW Polo GTi R5        + 2:31.4

7º  Callum Devine/James Fulton                           Hyundai i20 R5         + 2:50.3

8º  Erik Cais/Jindriska Zavova                  Ford Fiesta R5 Mk II  + 3:24.3

9º  Marijan Griebel/Tobias Braun            Citroën C3 R5           + 3:32.4

10º Andras Hadik/Krisztian Kertesz        Ford Fiesta R5 Mk II  + 4:13.6

ERC: 1º Alexey Lukyanuk, 116; 2º Oliver Solberg, 89; 3º Gregoire Munster, 83; 4º Efren Llarena, 50; 5º Craig Breen, 47. ERC1 Junior: 1º Gregoire Munster, 125; 2º Oliver Solberg, 124; 3º Efren Llarena, 79. ERC3 Junior: 1º Ken Torn, 150; 2º Josep Bassas, 117; 3º Dennis Radstrom, 45. ERC2: 1º Tibor Erdi, 120; 2º Zelindo Melegari, 112; 3º Andrea Mabellini, 89. ERC3: 1º Ken Torn, 150, 2º Josep Bassas, 117; 3º Amaury Molle, 55.

ERC3: KEN TORN SEMPRE NA FRENTE

Ken Torn venceu pela terceira vez esta temporada no quadro do ERC3 Junior. O piloto da Estónia apenas não esteve na frente na super-especial de abertura e nas PE 5 e 6, depois de ter furado. Com o habitual Ford Fiesta Rally4, Torn foi vencendo classificativas e se defendo dos ataques e conseguiu terminara a prova húngara com uma vantagem de 42 segundos para a concorrência. Apesar da boa prestação do ano, no entanto Torn ainda não pode garantir o título num escalão que poderá ficar decidido já no próximo evento.

Em liça pelo cetro mantém-se também o espanhol Josep Bassas que venceu em Portugal e foi segundo em Roma, Letónia e agora na Hungria. O espanhol com Peugeot 208 Rally4 queixou-se bastante das condições em que este rali se disputou e espera poder começar a bater o seu rival já nas Canárias em que se sentirá claramente mais à vontade. Já a grande distância, mais de 5 minutos, dos primeiros, o norueguês Nore Ola completou o pódio da categoria na estreia no campeonato do novo Renault Clio Rally5.

Já no ERC2, o Rali da Hungria foi palco de mais uma demonstração de força e à terceira vitória consecutiva na classe de Tibor Erdi com um Mitsubishi Lancer Evo X. Com este resultado o húngaro passou também a liderar isolado o campeonato do escalão. A mais de 6 minutos do vencedor terminou o segundo classificado, o italiano Zelindo Melegari em Subaru Impreza STi, e a mais de 14 o ocupante do lugar mais baixo do pódio, o também italiano Andrea Mabellini, o melhor com os Fiat 124 Abarth Rally da competição monomarca.

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