World RX Espanha/ MUNDIAL RALICROSS: Kristoffersson rumo ao título

Por a 19 Outubro 2020 10:39

Depois da anulação da prova de Montalegre, Barcelona recebeu a caravana do Mundial de Ralicross mas devido à pandemiaCOVID-19, o evento foi realizado a portas fechadas.Timmy Hansen conquistou a sua primeira vitória da temporada e Johan Kristoffersson somou o seu quarto triunfo do ano enquanto Mattias Ekstrom distanciou-se na luta pelo título.

A dupla jornada do Campeonato Mundial de Ralicross 2020, com o nome oficial “World RX of Pirineus-Barcelona 2030”, com o foco numa possível candidatura aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2030, começou na manhã de sábado sem uma das equipas inscritas de forma permanente no campeonato. A GCK Unkorrupted de Guerlain Chicherit retirou-se da prova reportando nas redes sociais que “durante os testes efetuados depois da prova de Riga, foram descobertos grandes problemas que não puderam ser resolvidos a tempo”. Com esta ausência da prova espanhola, os comissários desportivos cumprindo com o regulamento da FIA, multaram a equipa por não ter participado na competição com 50.000 euros, multa que se encontra suspensa até ao final da temporada. Veremos agora se os Renault Clio RS RX voltarão a aparecer em Spa e que pilotos estarão ao volante. Assim sendo foram 16 os pilotos que disseram presente no arranque da prova de Barcelona, com quatro wild-cards entregues a Oliver Bennett (Mini John Cooper Works RX), Enzo Ide (Audi S1 quattro), Tomi Kárai (Audi S1 quattro) e Patrick Guillerme (Hyundai i20 N RX).

Corrida 1 –Timmy Hansen quebra o jejum

Timmy Hansen quebrou o jejum de vitórias que vinha desde a Letónia 2019, vencendo a primeira prova disputada no sábado. Nas qualificações Kristoffersson impôs o VW Polo GTi RX em três das quatro sessões, com a excepção a ficar para o Renault Mégane RS RX de Andreas Bakkerud na Q2 onde Kristoffersson quase capotou o Polo ao levar um toque do Audi de Robin Larsson. Nestas sessões, Timmy Hansen ficou classificado sempre no lugar imediatamente a seguir a Kristoffersson.Nas duas Meias-finais Kristoffersson venceu uma e Hansen a outra, mas o homem do Peugeot 208 WRX foi ligeiramente mais rápido, deixando antever uma luta curiosa para a Final.Chegados à corrida decisiva do dia Kristofferson partiu da pole e apesar de alguns toques na primeira curva, conseguia sair de lá na liderança com Timmy Hansen logo atrás. O sueco do Peugeot apoiado pela Red Bull não atacou nas voltas iniciais, mas percebeu que estava a perder tempo atrás do VW Polo e à terceira volta decidiu ir à Joker Lap. A partir daí Timmy Hansen começou a galgar caminho e a fazer voltas rápidas.Kristoffersson foi à Joker Lap na derradeira volta e ao regressar ao traçado principal tinha Hansen ao seu lado, com os dois carros a tocaram-se mas com o Peugeot a levar a melhor rumo ao primeiro triunfo deste ano. Kristoffersson foi 2º e o lugar mais baixo do pódio ficou nas mãos de Kevin Hansen que assim completou um excelente resultado para os Peugeot 208 do Team Hansen.Niclas Gronholm, Ekstrom e Bakkerud ficaram nos lugares seguintes.

Corrida 2 – Kristoffersson sobrevive ao ataque de Bakkerud

Johan Kristoffersson teve de lutar no domingo de forma dura para regressar às vitórias depois de ter sido surpreendido no sábado pelos manos Hansen que demonstraram em Barcelona a evolução positiva do Peugeot 208 WRX, em resultado dos testes realizados pela equipa após a prova da Letónia. O dia de domingo começou por ser dominado pelo bicampeão do DTM Mattias Ekstrom, que liderou após as qualificações, enquanto Kristoffersson sofria nas suas séries e não estabeleceu um único tempo mais rápido em nenhuma das qualificações, terminando em quinto lugar na classificação intermédia que establece as grelhas para as duas Meias-finais. No entanto na Meia-final 1 Kristoffersson “regressou” às suas habituais exibições. Arrancando do terceiro posto da grelha, Kristoffersson ultrapassou Kevin Hansen no arranque e depois fez o mesmo a Ekstrom com uma melhor estratégia na Joker-lap para garantir uma partida da primeira linha para a Final.Num fim de semana de ressurgimento para Bakkerud, o norueguês foi o mais rápido na Q3 e depois venceu a Meia-final 2 para garantir a pole para a Final. Na derradeira corrida do dia, quando o sinal verde se acendeu, Ekstrom arranca mal e cai para trás, enquanto Kristoffersson faz o melhor arranque e ganha vantagem face a Bakkerud para meter o seu VW Polo meio carro à frente do Renault Mégane na travagem para a primeira curva. Mas abusando de uma travagem muito tardia, Bakkerud acaba por tocar no VW Polo, com o Megane a levantar as rodas e a ir violentamente contra a barreira de pneus acabando por entrar em pião, sendo depois “colhido” na lateral pelo Audi S1 quattro de Robin Larsson que tinha feito um excelente arranque! Os dois pilotos desistiram no imediato, saindo ilesos de dentro dos seus carros.Entretanto na frente Kristoffersson liderava sobre Timmy Hansen, Anton Marklund e Ekstrom, com o piloto sueco Bicampeão do Mundo de 2017 e 2018 a demonstrar um ritmo superior a todos os demais, que nem o próprio Timmy Hansen conseguiu acompanhar, apesar deste ter montado 4 pneus novos no seu Peugeot 208. Com mais uma vitória, Kristoffersson lidera agora o campeonato com uma vantagem sobre Ekstrom de 27 pontos na tabela de pilotos, o que significa que o sueco do VW poderá já garantir o Tri na próxima e penúltima prova do campeonato que se disputa em Spa no próximo mês de Novembro.

Classificação

FINAL SUPERCARESPANHA 1

Cl Piloto Carro Tempo

1º Timmy Hansen Peugeot 208 WRX 6 voltas em 4m47,809s

2º Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX a 0,417s

3º Kevin Hansen Peugeot 208 WRX a 2,030s

4º Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX a 2,978s

5º Mattias Ekstrom Audi S1 quattro a 3.422s

6º Andreas Bakkerud Renault Mégane RS a 4,407s

Volta mais rápida: Kristoffersson(Volkswagen) em 45,321s

FINAL SUPERCAR ESPANHA 2

Cl Piloto Carro Tempo

1º Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX 6 voltas em 4m39,638s

2º Timmy Hansen Peugeot 208 WRX a 2,737s

3º Anton Marklund Renault Mégane RS a 5,002s

4º Mattias Ekstrom Audi S1 quattro a 19,397s

5º Andreas Bakkerud Renault Mégane RS a 6 voltas

6º Robin Larsson Audi S1 quattro a 6 voltas

Volta mais rápida: Kristoffersson(Volkswagen) em 44,113s

CAMPEONATOMUNDO PILOTOS

1º Johan Kristoffersson (VW) 219 Pontos

2º Mattias Ekstrom (Audi) 192

3º Timmy Hansen (Peugeot) 163

4º Niclas Gronholm (Hyundai) 147

5º Kevin Hansen (Peugeot) 135

6º Robin Larsson (Audi) 122

7º Andreas Bakkerud (Renault) 121

8º Timo Scheider (Seat) 92

9º Anton Marklund (Renault) 90

10º Timur Timerzyanov (Hyundai) 81

Próxima Prova: Bélgica(Spa) a 21e 22de Novembro de 2020

Estreia de sonho de João Ribeiro

O atual Tricampeão Nacional de Ralicross S1600teve a sua estreia internacional neste fim-de-semana, disputando as duas primeiras provas do Europeu de Ralicross S1600. Substituindo este ano o Citroen Saxo S1600 por um Skoda Fabia S1600 com “pedigree Europeu”, João Ribeiro teve uma estreia de sonho, chegando à Final em ambas as provas, sendo sempre o melhor piloto dos Skoda, num campeonato que é extremamente competitivo e que conta com muitos pilotos cheios de talento a mostrarem-se às equipas do Mundial.Com uma adaptação rápida ao traçado que desconhecia, foi impressionante a frieza como João Ribeiro geriu as suas provas, especialmente nos “momentos mais quentes” que são bem intensos e frequentes nestas provas, aproveitando bem as oportunidades, arriscando ultrapassagens e não se deixando ficar na hora de defender a sua posição quando era atacado mais fortemente pelos aguerridos pilotos do Europeu. Depois de ter chegado à Final no sábado com um honroso 6º posto a 2s apenas do 5º (Artur Egorov), no domingo ainda foi melhor: “Consegui ser o 5º classificado na Final de hoje. Depois de um bom arranque, na disputa da segunda curva tive uma pequena saída de pista que me custou bastante tempo, terminando assim no melhor lugar possível.Saímos deste fim de semana bastante felizes e com sensação de dever cumprido por este grande resultado.Obrigado a todos, e esperamos estar presentes no próxima ronda que de desenrola na Alemanha em Dezembro.”Oxalá hajam apoios para poder continuar este projeto internacional, pois talento e potencial não faltam a João Ribeiro, como ficou demonstrado na prova catalã.

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