WTCR: Audi em forma encurta distâncias
Na Eslováquia tivemos os Audi da Comtoyou em destaque enquanto os Lynk &Co sofreram por causa do BoP aplicado. Tiago Monteiro somou pontos importantes.
A pista de Slovakiaring recebeu a terceira ronda da Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA. A Hyundai regressou, depois do boicote feito na ronda passada (com direito a calibração do motor revista), e no Renault Megane da Vukovic, Aurélien Comte ocupou a vaga de Jack Young.
Os Audi da Comtoyou já tinham mostrado um nível apreciável nas primeiras rondas do ano, mas na Eslováquia, esse nível subiu um degrau e permitiu duas vitórias para a equipa belga e presença nos três pódios.
Nos treinos livres Nathanaël Berthon (Audi) começou a dar nas vistas e na qualificação o piloto francês esteve implacável. Na Q1, que decidia a grelha para a corrida 1, foi o mais rápido (2:10:15) seguido de Nicky Catsburg (Hyundai) e Jean-Karl Vernay (Alfa Romeo). Tiago Monteiro (Honda) ficou-se pela 13ª posição ficando à porta da Q2, que teve como homem mais rápido Catsburg (2:09:586), seguido de Gilles Magnus (Audi), Norbert Michelisz (Hyundai), Berthon e Tom Coronel (Audi), que passavam assim à Q3, que teve novamente Berthon como homem em destaque. O francês voltou a ser o mais rápido (2:09.510) e ficava com a pole para a corrida 3. Nestor Girolami (Honda), segundo classificado no campeonato ficou com a pole para a corrida 2 enquanto o líder Yann Ehrlacher (Lynk&Co) teria de largar de 15º nas três corridas.
Na primeira corrida, Berthon capitalizou a sua pole e venceu sem contestação. Atrás de si a luta aqueceu, mas foi Gabriele Tarquini (Hyundai) a subir ao pódio acompanhado de Vernay. O “caso” da corrida envolveu Girolami e Esteban Guerrieri (Honda). Girolami foi informado que o seu colega de equipa não atacaria, mas Guerrieri acabou por atacar de forma feroz e acabou na frente custando pontos que poderão ser importantes a Girolami, que não escondeu a frustração pelo sucedido.
A segunda corrida foi ainda pior para o piloto argentino que perdeu o primeiro lugar logo nos primeiros metros após a largada, ficando Guerrieri e Coronel na frente da prova, enquanto mais atrás a confusão se instalou e Attila Tassi (Honda) foi atirado para fora de pista juntamente com Tarquini obrigando à entrada do Safety Car. No recomeço da prova a luta Guerrieri vs Coronel aqueceu e na volta oito o piloto holandês aproveitou um ligeiro erro do seu adversário para subir ao primeiro lugar, que nunca mais largou até ao final. Guerrieri perdeu o segundo lugar para Magnus que voltou a fazer uma boa prova. Girolami voltou a ser o centro das atenções e na luta com Vernay sofreu um toque que o atirou contra as barreiras de forma violenta, o que destruiu o seu Civic e o obrigou a uma visita ao hospital por precaução, acabando assim o seu fim de semana.
A corrida três começou da pior maneira para Berthon que arrancou mal e viu Catsburg e Michelisz a ficaram com os lugares da frente, por pouco tempo pois um toque de Vernay atirou o húngaro para 14º. Catsburg ficou assim na frente da corrida e controlou as operações com Vernay e Berthon no top 3 enquanto mais atrás as lutas eram muitas e interessantes com destaque para Mikel Azcona (Cupra) com uma excelente recuperação de 17º para quinto. O top três manteve-se inalterado até ao final, mas Vernay perdeu o pódio na secretaria, sendo penalizado pelo toque em Michelisz, o que promoveu Berthon a segundo e Magnus a terceiro, numa operação fantástica da Comtoyou.
Monteiro longe dos lugares desejados
Um 13º lugar, na corrida 1, um 10º na corrida 2 e um radiador furado na terceira prova. O resumo de um fim de semana duro para o piloto português: “Não foi o fim-de-semana que estávamos à espera em termos de resultados. Não é fácil arrancar na segunda metade da grelha e sabíamos que os problemas no carro não iam ajudar em nada. É frustrante porque sentia-me bastante confiante e sei que tinha a capacidade por lutar pelos lugares da frente. Acho que isso foi visível com o número de ultrapassagens que consegui nas partes mais técnicas da pista mas não foi possível evitar perder posições nas rectas longas onde o carro perdia consideravelmente. Fiz o que pude e os resultados foram os possíveis”, disse Tiago Monteiro.
Corrida 1:
1º Nathanaël Berthon Audi 9 voltas
2º Gabriele Tarquini Hyundai +3.054
3º Jean-Karl Vernay Alfa Romeo +7.226
Corrida 2:
1º Tom Coronel Audi 11 voltas
2º Gilles Magnus Audi +1.053
3º Esteban Guerrieri Honda +3.582
Corrida 3:
1º Nicky Catsburg Hyundai 11 voltas
2º Jean-Karl Vernay Alfa Romeo +2.315
3º Nathanaël Berthon Audi +4.614
Campeonato:
1º Yann Ehrlacher 113 pts
2º Tom Coronel 92 pts
3º Gilles Magnus 82 pts
4º Esteban Guerrieri 78 pts
5º Nathanaël Berthon 78 pts
15º Tiago Monteiro 26 pts