Baja TT do Pinhal: Triunfo de João Ramos
João Ramos e Vitor Jesus venceram e convenceram na difícil Baja TT do Pinhal batendo Miguel Barbosa e Pedro Velosa de forma clara. Tiago Reis e Valter Cardoso fecharam o pódio e com este resultado mantêm a liderança do campeonato.
Finalmente, depois de avanços e recuos, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno regressou, com a Baja TT do Pinhal. Uma semana depois do inicialmente previsto, finalmente a Escuderia Castelo Branco conseguiu levar a prova a bom porto, e nem as difíceis condições do terreno – é no mínimo irónico o que choveu uma semana depois de um incêndio que tanto assustou as gentes da zona – com muita água e lama no traçado impediram que a prova fosse muito bem disputada em todas as categorias.
Normalmente o TT realiza-se com tempo seco, mas quando chove, quer seja no Pinhal, ou em Portalegre, o verdadeiro sentido do TT vem ainda mais ao cimo e a atenção e destreza dos concorrentes tem que estar nos píncaros, tantas são as zonas enlameadas e desafiantes.
Em termos desportivos, e depois de um começo difícil de campeonato para João Ramos, e após uma derrota concludente na Baja TT ACP, o piloto da ‘Dama Negra’ e Vítor Jesus deram o máximo, tiraram tudo o que tinha a Toyota Hilux e venceram de forma concludente a prova da ECB, terminando com um significativo avanço de 3m09s para Miguel Barbosa e Pedro Velosa (Toyota Hilux).
Depois de terem chegado ao final do primeiro dia separados por pouco mais de minuto e meio, nas mesmas posições, primeiro e segundo, no segundo dia a margem foi sempre aumentado aos poucos. Depois de não ter pontuado na Baja TT Vindimas do Alentejo, e de ter sido segundo na Baja TT ACP, Ramos tinha mesmo que fazer os possíveis para vencer na prova da Escuderia Castelo Branco, o que conseguiu com todo o mérito.
Após ter sido o mais rápido na etapa inaugural, o portuense abria a pista no segundo dia, mas não teve quaisquer problemas. Passou no primeiro controlo de passagem com o segundo melhor tempo no setor, atrás de Miguel Barbosa. Mas a diferença era de apenas um segundo. No controlo seguinte, já estava novamente na frente e, a partir daí, foi sempre aumentando a diferença, concluindo os quase 300 Km de prova com uma vantagem de 3m09s sobre Miguel Barbosa. Com este resultado, Ramos repete o triunfo de 2018.
Barbosa pensou no campeonato
Miguel Barbosa e Pedro Velosa (Toyota Hilux) foram segundos, e já era expectável que não quisessem arriscar demasiado, ainda mais tendo em conta o estado dos pisos. É que para a semana já há outra prova e a dupla da Hilux já faltou à prova de abertura do CPTT. Seja como for, a prestação de Ramos foi exemplar e Barbosa teria sempre mais dificuldades, até porque esta não é do tipo de provas da sua preferência. Caso tivesse um azar no Pinhal poderia comprometer não uma, mas duas provas. Assim, com o segundo lugar, faz uma boa operação no campeonato, sendo que para a semana podemos contar com nova luta. Claramente, quando Barbosa percebeu que Ramos estava num “dia sim” preferiu não ‘responder’, controlando sim a posição em que estava, o que conseguiu com facilidade. Não nos admirávamos nada que as coisas em Reguengos já sejam algo diferentes.
Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer) terminaram na terceira posição da geral, mas tiveram que lutar muito pelo resultado, já que dois furos e um toque que desarranjou um pouco a carroçaria do Mitsubishi, atirou a dupla para o quarto lugar a mais de quatro minutos da liderança e com o estado dos pisos era arriscado… arriscar e por isso a ideia era recuperar até onde era realisticamente possível e fizeram-no. Com isso, mantêm a liderança do campeonato.
Alexandre e Pedro Ré, no espetacular BRP Can Am Maverick foram quartos classificados e venceram o T3. Esta era uma prova em que o pequeno buggy poderia estar mais perto dos melhores carros em termos de andamento, mas com os pisos tão escorregadios essa era uma missão demasiado arrisca e a dupla terminou na posição em que era mais evidente ficar, ainda assim na frente de alguns carros bem mais competitivos. No primeiro dia começaram o evento na sétima posição, mas a partir daí, foi sempre a subir terminando a prova num bom quarto lugar.
Pedro Dias da Silva/José Janela (Ford EXR05 Proto), terminaram no quinto lugar final, num resultado muito condicionado pelos problemas de travões do primeiro dia de prova, que os levou a terminar no oitavo lugar da geral, isto depois de, na fase inicial da prova, terem chegado a ocupar o quarto lugar da classificação geral. No segundo dia ainda conseguiram recuperar algumas posições.
Boa prova também fizeram Henrique Silva/Rui Gomes (Mini Paceman Proto). Depois de terminarem o primeiro dia de prova na sétima posição, conseguiram subir mais um lugar, um bom prémio para uma boa prova.
Nuno Matos e Joel Lutas (Fiat Fullback Proto) foram sétimos da geral, num evento muito condicionado pelos problemas de desembaciamento dos vidros do carro, o que os atrasou muito no primeiro dia, que terminaram em décimo. No dia decisivo, já sem problemas, subiram algumas posições. O tempo fora do carro também não ajudou nada, e certamente que em Reguengos vão rodar mais à frente, pois nesta prova ficaram longe do que todos sabemos serem capazes.
Luís Alcañiz e Victor Rodriguez (MINI Countryman) foram oitavos na frente de De Ghislain e Adelin Philippe num Yamaha Interceptor e a fechar o top 10 ficaram César Sequeira e Tânia Sequeira ( MINI Cooper Proto). Pelo caminho ficaram Manuel Correia e Miguel Ramalho (Mitsubishi HRX Ford), que eram sextos no final do primeiro dia de prova.
Boa luta no T2
Na categoria T2, Georgino Pedroso na Isuzu D-Max, arrancou na frente e ganhou vantagem terminando dessa forma o primeiro dia de prova, mas no segundo João Ferreira e David Monteiro (Nissan Pathfinder) recuperaram os 22 segundos que traziam de desvantagem e venceram com mais de dois minutos de avanço. Pelo caminho ficaram João Franco e Pedro Inácio (Nissan Navara DD2).
Entre os T8, José Mendes foi o último a rir. O piloto da Mitsubishi L200 partiu para a derradeira etapa a mais de oito minutos do líder, Michael Braun, mas adotou um ritmo constante e regular para assumir a liderança quando o adversário do Porsche Cayenne ficou de fora de prova. Destaque final para José Marrazes que, ao volante de um Nissan D21, acabou no primeiro lugar da Taça de Portugal de TT.
Apesar do bom andamento a espaços, Alexandre Franco/Rui Franco (BMW Evo X1) terminaram muito mal classificados. No primeiro dia eram quintos classificados e essa posição mostra o seu andamento mas no segundo quase tudo correu mal e perderam muito tempo.
Azarados estiveram também Alejandro Martins/José Marques, que com o competitivo Mini John Cooper Works deram um toque numa árvore logo no início da prova. Em que danificaram a suspensão. Regressaram no segundo dia, mas com a penalização terminaram em último. O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno regressa já no próximo fim-de-semana para disputar em Reguengos de Monsaraz a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.
João Ramos: “Foi uma prova extremamente dura”
João Ramos e Vítor Jesus precisavam mesmo deste resultado e na verdade tudo fizeram para o alcançar. Entraram ao ataque, e cedo foram para a frente da corrida, sendo que o único controlo de passagem que perderam, foi por um segundo. Os outros foram sempre os mais rápidos. Com este resultado, recolocam-se melhor na luta pelo campeonato, pois a primeira prova, a Baja TT Vindimas do Alentejo não correu bem em na Baja TT ACP foram segundos atrás de Miguel Barbosa: “Foi uma prova extremamente dura. Muito enrolada, como é característico deste local. Pelo traçado ser tão enrolado, o roadbook é um trabalho incrível que o navegador faz. Parabéns à organização por todos os esforços e nós também estamos de parabéns”, disse João Ramos.
Miguel Barbosa: “Não não nos era permitido correr riscos…”
Depois da vitória na Baja TT ACP, Miguel Barbosa e Pedro Velosa foram segundos na Baja TT do Pinhal: “Foi uma prova difícil, dura, complicada, com muita chuva, mas da qual saímos com um excelente resultado para o campeonato. Temos menos uma prova que os nossos concorrentes diretos e todas as provas até ao final do campeonato são a contar. Temos de ser muito pragmáticos na nossa abordagem às corridas e tendo uma corrida dentro de uma semana não nos era permitido correr riscos. Assim sendo o 2º lugar associado ao 1º já anteriormente conquistado é muito positivo. A equipa esteve bem, o Toyota não deu qualquer problema, o Pedro esteve impecável, pelo que só posso estar muito satisfeito. Agora que venha Reguengos ” disse.
Tiago Reis: “Mantivemos a liderança do Campeonato”
Tiago Reis e Valter Cardoso fora os primeiros de três vencedores noutras tantas provas deste CPTT. Nesta prova, foram novamente ao pódio: “A Baja Baja TT Pinhal não começou como esperávamos, onde tivemos dois furos e demos toque que acabaram por nos atrasar na classificação. No segundo dia partimos com o intuito de melhorar o quarto lugar da geral que ocupávamos. Os intentos eram claros e recuperar posições era primordial. O objetivo foi conseguido, subimos ao pódio e mantivemos a liderança do Campeonato. Na próxima semana, na Baja TT Capital dos Vinhos queremos ser mais rápidos e lutar pela vitória”, disse.
Alejandro Martins: “Toque numa árvore danificou a suspensão”
Depois de ter estado em bom plano na Baja TT ACP, Alejandro Martins foi infeliz na Baja TT do Pinhal. Uma suspensão danificada na sequência de um toque, impediu o piloto da AM 48 de prosseguir numa prova em que prometia ser um dos protagonistas: “um toque numa árvore na fase inicial da corrida. Não foi uma pancada violenta mas foi o suficiente para danificar a suspensão e impedir-nos de continuar. O carro está foi revisto e regressámos em Super Rally com o objetivo de fazermos quilómetros depois desta longa paragem” explicou Alejandro Martins.
Edgar Condenso novamente azarado
O Team Consilcar, de Edgar Condenso e Nuno Silva, regressou ao CPTT mas a participação na prova organizada da ECB terminou prematuramente: “Começámos sem terra-trip, a que se juntaram mais alguns problemas técnicos, que nos condicionaram desde o início. Fizemos tudo para nos manter em prova, mas acabámos por ser forçados a abandonar ainda durante o primeiro SS, numa altura em que ficámos sem limpa para-brisas na Ford Ranger. Com a chuva que se fez sentir, aliada ao piso bastante degradado, ficámos totalmente sem visibilidade, algo que colocaria em risco a nossa própria segurança”, disse Condenso que ainda não teve uma prova limpa de problemas: “Esperemos que tudo mude já no próximo fim de semana”, finalizou.
Nuno Matos: “Mais perto do patamar onde podemos estar”
Nuno Matos/Joel Lutas regressaram ao CPTT após uma interrupção de seis meses da competição. “Terminámos em 7º da geral, 6º em termos dos concorrentes que alinham no campeonato. É um resultado que nos deixa agradados, tendo em conta o tempo perdido no 1º dia. Fiquei muito mais satisfeito com a nossa performance de domingo. Ainda temos margem de progressão, mas estivemos bem mais perto do patamar onde sei que nos podemos posicionar. Já há bastante tempo que não conduzíamos o FIAT Fullback Proto, que se apresentou sem problemas, o que também foi bastante importante: O nível está muito elevado, por isso, para podermos ir mais além, temos que estar a cem por cento, e para isso é necessário ganharmos um ritmo que só as próximas semanas nos irão garantir.”
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 João Ramos/Vitor Jesus Toyota Hilux 4:20:29.0
2 Miguel Barbosa/Pedro Velosa Toyota Hilux +3:09.00 —
3 Tiago Reis/Valter Cardoso Mitsubishi Racing Lancer +7:51.00
4 Alexandre Ré/Pedro Ré BRP Can Am Maverick +11:08 (1ºT3)
5 Pedro D. Silva/José Janela Ford EXR05 Proto +12:44
6 Henrique Silva/Rui Gomes Mini Paceman Proto +14:38.00
7 Nuno Matos/Joel Lutas Fiat Fullback Proto +16:06.00
8 Luís Alcañiz/Victor Rodriguez MINI Countryman +18:33.00
9 De Ghislain/Adelin Philippe YAMAHA Interceptor +18:47.00
10 César SequeiraTânia Sequeira MINI Cooper Proto +23:16.00
11 Guillaume Mévius/Gregoire Waldburg Henrard Dunbee +26:24.00
12 João Ferreira/David Monteiro Nissan Pathfinder +47:37 (1º T2)
13 Georgino Pedroso/Carlos Silva Isuzu D-Max +49:51.00
14 José Mendes/Jorge Baptista Mitsubishi L200 +1:00:54.00 (1º T8)
15 Alexandre Franco/Rui Franco BMW Evo X1 +1:02:07
16 Cesário Santos/Alexandre Gomes Toyota RAV 4 +1:07:44
17 Bruno Rodrigues/Rui Maniés Mazda Proto CX5 +1:27:40
18 Joao Franco/Pedro Inácio Nissan Navara D22 +1:32:04
19 Alejandro Martins/José Marques Mini John Cooper Works +4h38.59s