ERC, Rally Liepaja: Oliver Solberg na frente
Oliver Solberg provou ser demasiado rápido para os seus rivais no primeiro dia da segunda prova do Europeu de Ralis, o Rali Liepāja. Conduzindo um Volkswagen Polo GTI R5, o jovem de 18 anos foi o mais lesto em duas das quatro especiais desenhadas em redor da cidade de Talsi, conseguindo uma vantagem de 10.0s, mesmo tendo deixado o carro ir abaixo num troço e feito um pião, noutro.
Nikolai Gryazin, campeão do ERC1 Júnior de 2018, rodava a 1.3s de Solberg após dois troços quando bateu: “Foi um dia bastante excitante. No primeiro troço deixei o carro ir abaixo porque havia mais aderência do que pensava. Fui um pouco otimista demais e perdi cinco segundos. Fui demasiado lento no segundo troço, mas apenas fui cuidadoso porque estava muito escorregadio e não queria correr riscos. De tarde, houve ataque na PE3 e 4, mas fiz um pião. Perdi talvez 15 segundos. Mas lidero. Uma vantagem de 10 segundos não é muito, mas nestas estradas rápidas é pelo menos uma pequena margem”, disse Oliver Solberg.
Mads Østberg, que compete na Letónia para se preparar para o Mundial de Ralis, foi segundo, apesar de ter relatado “alguns problemas” que o fizeram perder tempo. Alexey Lukyanuk, o líder do ERC após a sua vitória no mês passado no Rally di Roma Capitale, é terceiro, mas terminou o dia frustrado com a sua ordem de partida, que o fez perder tempo. Seja como for, Østberg não rouba pontos no ERC e Lukyanuk está bem posicionado para alargar a sua vantagem no campeonato.
O recém-chegado finlandês Eerik Pietarinen está em quarto lugar à frente de Craig Breen (Hyundai i20 R5). O companheiro de equipa de Breen, Emil Lindholm, caiu para sexto depois de um pião na PE4. O finlandês é seguido por Grégoire Munster e Mikko Heikkilä, que, tal como o compatriota Pietarinen, faz a sua estreia no ERC este fim-de-semana.
Raul Jeets da Estónia e Erik Cais completam o top 10 com o Callum Devine, logo a seguir. Ao terminar o primeiro dia na P10, Cais abrirá a estrada na etapa final do domingo. O campeão ERC3 Junior Efrén Llarena, que faz a sua estreia em pisos de terra num carro de Rally2, é 12º seguido por Sean Johnston. Tal como Llarena, o americano Johnston – um graduado da ERC3 – nunca tinha rodado com o seu Citroën C3 R5 em piso de terra antes do Rally Liepāja.
Classificação
1º Oliver Solberg (SWE)/Aaron Johnston (IRL) Volkswagen Polo GTI R5 44m25.1s
2º Mads Østberg (NOR)/Torstein Eriksen (NOR) Citroën C3 R5 +10.0s
3º Alexey Lukyanuk (RUS)/Dmitry Eremeev (RUS) Citroën C3 R5 +16.2s
4º Eerik Pietarinen (FIN)/Antti Linnaketo (FIN) Škoda Fabia R5 +30.6s
5º Craig Breen (IRL)/Paul Nagle (IRL) Hyundai i20 R5 +30.8s
6º Emil Lindholm (FIN)/Mikael Korhonen (FIN) Škoda Fabia Rally2 Evo +37.0s
7º Grégoire Munster (LUX)/Louis Louka (BEL) Hyundai i20 R5 +48.7s
8º Mikko Heikkilä (FIN)/Henri Arpiainen (FIN) Škoda Fabia Rally2 Evo +1m04.8s
9º Raul Jeets (EST)/Andrus Toom (EST) Škoda Fabia R5 +1m50.4s
10º Erik Cais (CZE)/Jindřiška Žáková (CZE) Ford Fiesta R5 MkII +1m54.5s
11º Callum Devine (IRL)/Brian Hoy (IRL) Hyundai i20 R5 +2m05.6s
12º Efrén Llarena (ESP)/Sara Fernández (ESP) Citroën C3 R5 +2m25.0s
13º Sean Johnston (DEU)/Alex Kihurani (GBR) Citroën C3 +2m50.6s
14º Dominik Dinkel (DEU)/Ursula Mayrhofer (AUT) Škoda Fabia Rally2 Evo +3m04.4s
15º Simos Galatariotis (CYP)/Antonios Ioannou (CYP) Volkswagen Polo GTI R5 +3m39.4s
FIA ERC2: Tibor Érdi Jr (HUN)/Szabolcs Kovács (HUN) Mitsubishi Lancer Evolution X
FIA ERC3: Mārtiņš Sesks (LVA)/Renars Francis (LVA) Ford Fiesta Rally4
FIA ERC1 Junior: Oliver Solberg (SWE)/Aaron Johnston (IRL) Volkswagen Polo GTI R5
FIA ERC3 Junior: Mārtiņš Sesks (LVA)/Renars Francis (LVA) Ford Fiesta Rally4
Abarth Rally Cup: Andrea Mabellini (ITA)/Nicola Arena (ITA) Abarth 124 rally
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI