GP 70º Aniversário F1: Pole para Valtteri Bottas
Novo ‘shootout’ pela pole-position entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas desta feita ‘ganho’ por Bottas, que bateu o seu colega de equipa por uns escassos 0.063s, assegurando a sua segunda pole-position do ano, depois do ter conseguido na primeira corrida do ano, na Áustria.
Depois de três pole-position seguidas, desta feita Hamilton não conseguiu bater o seu colega de equipa, com a Mercedes a fazer mais um ‘lock down’ da primeira linha da grelha de partida. Para Valtteri Botttas esta é a 13ª pole da sua carreira.
Grande terceiro lugar do ‘regressado’ Nico Hulkeberg ao colocar o Racing Point na segunda linha da grelha pela segunda vez este ano (Stroll e Peres 3 e 4º na Hungria). Max Verstappen (Red Bull) foi apenas quarto na frente de Daniel Ricciardo (Renault) com Lance Stroll num bom sexto lugar, repetindo a posição na grelha da passada semana.
De referir que o piloto da Red bull passou da Q2 com pneus mais duros e vai começar a corrida com os pneus C2. Um stint longo para uma estratégia diferente?
Depois de ter sido sétimo na grelha no GP da Estíria, Pierre Gasly repetiu hoje a posição. Charles Leclerc colocou o seu Ferrari na oitava posição, contribuindo para uma das piores qualificação da Ferrari de que há memória, com Alex Albon (Red Bull) e Lando Norris (McLaren) a fechar o top 10.
Esta será uma grelha muito interessante, a começar logo pelo facto de Lewis Hamilton não partir na frente. Nico Hulkenberg na terceira posição é um ‘intruso’ interessante, vamos ver como se sai na luta com os ‘lobos à frente e atrás de si: Hamilton e Verstappen. Será que é desta que Hulkenberg vai ao pódio? Bem merecia, no que será provavelmente a sua corrida de despedida. Ou não…
Até aqui o melhor que Daniel Ricciardo tinha conseguido na grelha eram dois oitavos lugares, um dele aqui neste circuito na passada semana, pelo que o quinto posto que conseguiu agora é bem interessante.
Isto num dia em que a Ferrari bateu novos ‘mínimos Olímpicos’ com Sebastian Vettel eliminado na Q2, juntamente com Carlos Sainz (McLaren). Nico Hulkenberg foi segundo na Q2 , qualificando-se depois num fantástico terceiro lugar. Esteban Ocon bloqueou George Russell e será investigado após a sessão. Tendo em conta o que se viu, será quase certamente penalizado.
Sebastian Vettel realizou a sua pior qualificação da temporada ao ser 12º, apesar de uma aposta tardia no profundamente impopular composto C4, na Q2. A sua melhor volta tardia colocou-o à frente de Carlos Sainz Jr. da McLaren, o seu substituto em 2021 na Ferrari.
Desta feita Romain Grosjean levou o Haas para lá da Q1, o que sucede pela primeira vez desde o Red Bull Ring, e registou a melhor qualificação da equipa, esta época: 14º lugar. Já Daniil Kvyat, da AlphaTauri, foi uma eliminação surpresa na Q1.
Como curiosidade ficam os números do confronto dos companheiros de equipa em qualificação. O super Hamilton tem Bottas à perna, Vettel está mal, mas Leclerc já foi batido duas vezes. Lando norris quase arrasa Carlos Sainz, e Kimi Raikkonen foi batido quatro vezes por Antonio Giovinazzi.
Hamilton 3-2 Bottas
Vettel 2-3 Leclerc
Verstappen 5-0 Albon
Sainz 1-4 Norris
Ricciardo 4-1 Ocon
Gasly 5-0 Kvyat
Perez 1-2 Stroll / Hulkenberg 1-1 Stroll
Raikkonen 1-4 Giovinazzi
Grosjean 2-3 Magnussen
Russell 5-0 Latifi

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Manuel Gonçalves
8 Agosto, 2020 at 17:08
Ao menos que seja este a vencer ( se o deixarem)… No gp 1000… Rebente o 4 ao mesmo tempo, assim não corta a linha de chegada.. O tranças claro
Frenando_Afondo™
9 Agosto, 2020 at 1:36
E se for o outro a ficar de fora? Falo do branquelas, claro.
Sr. Dr. HHister
9 Agosto, 2020 at 9:01
Racista.
speedy68
8 Agosto, 2020 at 17:31
Minha equipe de coração é a McLaren e vejo no Norris um promissor piloto, mas falar mal de quem vai à frente só torna minha opinião incoerente e antidesportiva, afinal, quem vai à frente é superior e ponto … “contra factos não há argumentos” 👍🏻
Sr. Dr. HHister
9 Agosto, 2020 at 9:01
Normalmente quem vai à frente tem melhor carro.
pedro-prates44gmail-com
8 Agosto, 2020 at 18:22
Muito bom.
Paulatinamente, o Bottas tem vindo a melhorar o seu desempenho. Este ano está a dar mais luta do que no ano passado, ano em que já tinha dado alguma luta.
Roger M
8 Agosto, 2020 at 21:46
Estou curado de F1 ao fim de tantos anos. Tenho andado mais empolgado com UFC e os lançamentos e testes de foguetes da SpaceX, que de F1. Hoje nem me lembrei que havia Qualificação. E não fosse um pop-up do Youtube para o resumo do canal F1, nem me lembrava. Parabéns para o Nico com o seu terceiro posto na qualificação. Um dos pilotos que mais valorizo no grid, e muito subvalorizado. Tal como o Kobayashi, teve o azar de não ter tido uma oportunidade de progredir numa equipa vencedora, e de ter grandes patrocínios nas suas costas. Se continuar a impressionar, pode possivelmente ficar com a vaga na equipa.
Frenando_Afondo™
9 Agosto, 2020 at 1:36
Tchau tchau.
Sr. Dr. HHister
9 Agosto, 2020 at 9:05
O Nico infelizmente nunca vai ficar com a vaga na equipa! Se bem que está a envergonhar o Stroll e de que maneira.
Roger M
8 Agosto, 2020 at 21:54
Se o Bottas e o Rosberg a já chateavam em qualificação imaginem que agora por umas corridas o Hülkenberg substituía o Bottas. Alguns por aqui ainda ficavam à beira de um ataque de azia.
Korpios
8 Agosto, 2020 at 23:43
O Bottas ja bate o Lulu em Qualificaçao… Esta o mundo perdido
speedy68
8 Agosto, 2020 at 23:53
Ninguém elogia o Gasly, que vai largar à frente dos dois Ferr(olhos)aris … prepara-te Albon, já, já vais voltar atrás e ver o mundo preto e branco 😜🤪🥴
Frenando_Afondo™
9 Agosto, 2020 at 1:41
Os haters lá tiveram uma alegria, já estava difícil aguentar a bílis, né pessoal hahaha.
Grande Bottas a fazer a pole, claramente a ser prejudicado pela equipa que o deixou fazer a pole só para o prejudicar (trolololol). Hamilton a cumprir o que tem de fazer (ficar perto de Bottas, o eterno prejudicado e tal).
Hulkenberg precisou de um fim-de-semana (sem corrida incluída) para mostrar a “medianez” de Stroll. Bastou adaptar-se ao carro e acertar no setup e já está. E bateu o super-talentoso Verstappen, num monolugar que não é melhor que o RB. Agora dúvido que o faça na corrida, porque o RB em corrida ainda é bem superior ao RP.
Destaques para Gasly a limpar o chão com Kvyat (outra vez), a bater Leclerc e Albon. E isto num monolugar inferior.
O outro destaque vai para Ricciardo, a ficar logo atrás de Verstappen na carroça Renault. Imaginei o que faria no RB.
Sr. Dr. HHister
9 Agosto, 2020 at 9:03
Só espero que a sorte lhe sorria. Não há dúvidas que tem dado saltos de gigante e é um dos melhores do plantel graças à evolução que tem feito.