GP 70º Aniversário F1: Pole para Valtteri Bottas
Novo ‘shootout’ pela pole-position entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas desta feita ‘ganho’ por Bottas, que bateu o seu colega de equipa por uns escassos 0.063s, assegurando a sua segunda pole-position do ano, depois do ter conseguido na primeira corrida do ano, na Áustria.
Depois de três pole-position seguidas, desta feita Hamilton não conseguiu bater o seu colega de equipa, com a Mercedes a fazer mais um ‘lock down’ da primeira linha da grelha de partida. Para Valtteri Botttas esta é a 13ª pole da sua carreira.
Grande terceiro lugar do ‘regressado’ Nico Hulkeberg ao colocar o Racing Point na segunda linha da grelha pela segunda vez este ano (Stroll e Peres 3 e 4º na Hungria). Max Verstappen (Red Bull) foi apenas quarto na frente de Daniel Ricciardo (Renault) com Lance Stroll num bom sexto lugar, repetindo a posição na grelha da passada semana.
De referir que o piloto da Red bull passou da Q2 com pneus mais duros e vai começar a corrida com os pneus C2. Um stint longo para uma estratégia diferente?
Depois de ter sido sétimo na grelha no GP da Estíria, Pierre Gasly repetiu hoje a posição. Charles Leclerc colocou o seu Ferrari na oitava posição, contribuindo para uma das piores qualificação da Ferrari de que há memória, com Alex Albon (Red Bull) e Lando Norris (McLaren) a fechar o top 10.
Esta será uma grelha muito interessante, a começar logo pelo facto de Lewis Hamilton não partir na frente. Nico Hulkenberg na terceira posição é um ‘intruso’ interessante, vamos ver como se sai na luta com os ‘lobos à frente e atrás de si: Hamilton e Verstappen. Será que é desta que Hulkenberg vai ao pódio? Bem merecia, no que será provavelmente a sua corrida de despedida. Ou não…
Até aqui o melhor que Daniel Ricciardo tinha conseguido na grelha eram dois oitavos lugares, um dele aqui neste circuito na passada semana, pelo que o quinto posto que conseguiu agora é bem interessante.
Isto num dia em que a Ferrari bateu novos ‘mínimos Olímpicos’ com Sebastian Vettel eliminado na Q2, juntamente com Carlos Sainz (McLaren). Nico Hulkenberg foi segundo na Q2 , qualificando-se depois num fantástico terceiro lugar. Esteban Ocon bloqueou George Russell e será investigado após a sessão. Tendo em conta o que se viu, será quase certamente penalizado.
Sebastian Vettel realizou a sua pior qualificação da temporada ao ser 12º, apesar de uma aposta tardia no profundamente impopular composto C4, na Q2. A sua melhor volta tardia colocou-o à frente de Carlos Sainz Jr. da McLaren, o seu substituto em 2021 na Ferrari.
Desta feita Romain Grosjean levou o Haas para lá da Q1, o que sucede pela primeira vez desde o Red Bull Ring, e registou a melhor qualificação da equipa, esta época: 14º lugar. Já Daniil Kvyat, da AlphaTauri, foi uma eliminação surpresa na Q1.
Como curiosidade ficam os números do confronto dos companheiros de equipa em qualificação. O super Hamilton tem Bottas à perna, Vettel está mal, mas Leclerc já foi batido duas vezes. Lando norris quase arrasa Carlos Sainz, e Kimi Raikkonen foi batido quatro vezes por Antonio Giovinazzi.
Hamilton 3-2 Bottas
Vettel 2-3 Leclerc
Verstappen 5-0 Albon
Sainz 1-4 Norris
Ricciardo 4-1 Ocon
Gasly 5-0 Kvyat
Perez 1-2 Stroll / Hulkenberg 1-1 Stroll
Raikkonen 1-4 Giovinazzi
Grosjean 2-3 Magnussen
Russell 5-0 Latifi
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ao menos que seja este a vencer ( se o deixarem)… No gp 1000… Rebente o 4 ao mesmo tempo, assim não corta a linha de chegada.. O tranças claro
E se for o outro a ficar de fora? Falo do branquelas, claro.
Racista.
Minha equipe de coração é a McLaren e vejo no Norris um promissor piloto, mas falar mal de quem vai à frente só torna minha opinião incoerente e antidesportiva, afinal, quem vai à frente é superior e ponto … “contra factos não há argumentos” 👍🏻
Normalmente quem vai à frente tem melhor carro.
Muito bom.
Paulatinamente, o Bottas tem vindo a melhorar o seu desempenho. Este ano está a dar mais luta do que no ano passado, ano em que já tinha dado alguma luta.
Estou curado de F1 ao fim de tantos anos. Tenho andado mais empolgado com UFC e os lançamentos e testes de foguetes da SpaceX, que de F1. Hoje nem me lembrei que havia Qualificação. E não fosse um pop-up do Youtube para o resumo do canal F1, nem me lembrava. Parabéns para o Nico com o seu terceiro posto na qualificação. Um dos pilotos que mais valorizo no grid, e muito subvalorizado. Tal como o Kobayashi, teve o azar de não ter tido uma oportunidade de progredir numa equipa vencedora, e de ter grandes patrocínios nas suas costas. Se continuar… Ler mais »
Tchau tchau.
O Nico infelizmente nunca vai ficar com a vaga na equipa! Se bem que está a envergonhar o Stroll e de que maneira.
Se o Bottas e o Rosberg a já chateavam em qualificação imaginem que agora por umas corridas o Hülkenberg substituía o Bottas. Alguns por aqui ainda ficavam à beira de um ataque de azia.
O Bottas ja bate o Lulu em Qualificaçao… Esta o mundo perdido
Ninguém elogia o Gasly, que vai largar à frente dos dois Ferr(olhos)aris … prepara-te Albon, já, já vais voltar atrás e ver o mundo preto e branco 😜🤪🥴
Os haters lá tiveram uma alegria, já estava difícil aguentar a bílis, né pessoal hahaha. Grande Bottas a fazer a pole, claramente a ser prejudicado pela equipa que o deixou fazer a pole só para o prejudicar (trolololol). Hamilton a cumprir o que tem de fazer (ficar perto de Bottas, o eterno prejudicado e tal). Hulkenberg precisou de um fim-de-semana (sem corrida incluída) para mostrar a “medianez” de Stroll. Bastou adaptar-se ao carro e acertar no setup e já está. E bateu o super-talentoso Verstappen, num monolugar que não é melhor que o RB. Agora dúvido que o faça na… Ler mais »
Só espero que a sorte lhe sorria. Não há dúvidas que tem dado saltos de gigante e é um dos melhores do plantel graças à evolução que tem feito.