Formula E: Seis corridas, nove dias, um campeão

Por a 3 Agosto 2020 17:54

Mais de cinco meses depois a Fórmula E vai decidir-se em apenas nove dias, com seis corridas pelo meio no Tempelhof Airport Street Circuit de Berlim, entre 5 e 13 de agosto. António Félix da Costa parte 11 pontos na frente, em boa posição para trazer o ‘caneco’.

Desde que a Fórmula E terminou a sua corrida de Marraquexe, no fim de fevereiro que os motores elétricos dos monolugares têm estado ainda mais silenciosos. Após mais de cinco longos meses de espera, equipas, pilotos e adeptos estão agora mais perto do desfecho da temporada de Fórmula E que se vai realizar com seis corridas em apenas nove dias, todas elas no aeroporto de Tempelhof, em Berlim. Como é habitual, pode ver tudo no Eurosport.

Mais à frente, explicamos o que sucedeu até aqui, mas o que pode acontecer daqui para a frente é uma perfeita incógnita. Na verdade, ainda nem sequer se chegou ao meio da época, pois já se realizaram cinco corridas… mais ainda faltam seis, sendo que a ‘beleza’ da questão é que se vão disputar em apenas nove dias.

As perspetivas são boas do ponto de vista luso, mas todo o plantel já teve dias de corrida bem díspares. Por exemplo, Félix da costa já ficou duas vezes em 10º e 14º, Mitch Evans, 10º e 18º, Alexander Sims ficou sempre no top 10… quando terminou. Já Maximilian Günther, para lá dos dois pódios, 1º e 2º, ficou sempre fora do top 10.

Portanto, como se percebe as coisas tanto podem correr bem, como violentamente mal, essa é uma das belezas da Fórmula E, e por isso é muito importante minimizar ao máximo os erros e tentar ter menos dias maus possíveis.

E no meio de tudo isto, os pilotos vão marcar-se uns aos outros, especialmente depois dos primeiros dois dias de corridas. Certo é que António Félix da Costa está numa equipa que é bicampeã, e por isso está bem ‘apoiado’ pelos melhores. Em resumo, com a DS Techeetah está no sítio certo para lutar pelo campeonato. Cada par de corridas usará uma configuração de pista diferente, apresentando oportunidades para estratégias distintas e condições de corridas imprevisíveis.

Toda a gente sabe que há muita coisas para acontecer, e a classificação do campeonato pode ainda dar muitas voltas, mas uma coisa é certa: mais vale partir à frente.

Como foi até aqui

António Félix da Costa foi uma dos cinco vencedores distintos nas cinco corridas até aqui realizadas. Sam Bird foi o primeiro, mas o inglês não teve muita sorte e daí para a frente, dois abandonos não permitem que seja melhor do que 10º no campeonato.

Os outros quatro vencedores têm sido bastante mais regulares, e ocupam as quatro primeiras posições do campeonato. O primeiro é António Félix da Costa, que somente venceu na derradeira corrida, em Marrocos, mas antes disse já tinha obtido dois segundos lugares nas corridas imediatamente anteriores e isso permite liderar com 11 pontos de avanço para Mitch Evans, que venceu no México, mas foi apenas sexto em em Marrocos, permitindo o distanciamento do português.

Dez pontos mais atrás de Evans, está Alexander Sims. Dois abandonos não permitem ao piloto da BMW estar melhor classificado, mas o triunfo numa das corridas na Arábia Saudita, e um quinto lugar no México, mantêm-no na corrida. Por fim, Maximilian Günther, que venceu no Chile, e está dois pontos atrás do seu colega de equipa na BMW, Alex Sims.

Com seis corridas pela frente que valem 25 pontos cada uma, significa que ainda há 150 pontos para atribuir, pelo que não se pode falar em pilotos afastados da luta pelo título, pelo que Lucas di Grassi, que é quinto e soma 38 tem as suas hipóteses, o mesmo sucedendo com Stoffel Vandoorne, que coma os mesmos pontos.

Nas equipas, as coisas estão bem mais equilibradas. A DS Techeetah lidera com 98 pontos, mais oito que a BMW i Andretti Motorsport, que por sua vez tem dois pilotos muito bem posicionados no campeonato, em terceiro e quarto. A Panasonic Jaguar Racing é terceira e está 24 pontos mais atrás. Seis corridas em apenas nove dias permitem muita coisa, vamos ver o que acontece.

Corrida/Prova/Local/Data

6 Berlin ePrix I Tempelhof Airport Street Circuit-Berlim 5 agosto

7 Berlin ePrix I Tempelhof Airport Street Circuit-Berlim 6 agosto

8 Berlin ePrix II Tempelhof Airport Street Circuit-Berlim 8 agosto

9 Berlin ePrix II Tempelhof Airport Street Circuit-Berlim 9 agosto

10 Berlin ePrix III Tempelhof Airport Street Circuit-Berlim 12 agosto

11 Berlin ePrix III Tempelhof Airport Street Circuit-Berlim 13 agosto

FÉLIX DA COSTA LÍDER

António Félix da Costa é o atual líder da classificação de pilotos, ocupando a DS Techeetah, igualmente, o topo do ranking, pelo que todos irão abordar as derradeiras corridas da presente temporada com a firme intenção de alcançar os títulos. Apesar do período conturbado, associado à pandemia do coronavírus que afeta o planeta há mais de três meses, os pilotos e a equipa têm-se preparado ativamente para a retoma do campeonato. Para António Félix da Costa: “É um momento muito estranho para todo o planeta, mas é bom estar de volta às competições. Retomamos o campeonato como líderes, mas não podemos esquecer que metade da temporada irá acontecer em apenas nove dias. Preparámos-nos para isso e vamos estar em Berlim com a mentalidade certa para vencer”, disse o piloto português, que sabe perfeitamente que apesar de tudo se decidir em apenas nove dias, há seis corridas ainda pela frente. Até aqui realizaram-se apenas cinco…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado