GP Grã-Bretanha F1: A ‘louca’ última volta de Lewis Hamilton
Sendo o piloto ganhou o título mundial de 2008 nas últimas centenas de metros da última volta, Lewis Hamilton sabe uma coisa ou duas sobre finais dramáticos. Mas já há muito que não vivia um final tão dramático como a deste Grande Prémio da Grã-Bretanha de F1, quando foi obrigado a ‘coxear’ até à meta em apenas três rodas, com o Red Bull de Max Verstappen a aproximar-se rapidamente.
Pode ver e ouvir como os acontecimentos se desenrolaram da perspetiva de Hamilton, completo com o diálogo via rádio com o engenheiro Pete Bonnington – no vídeo da câmara de bordo acima, incluindo o momento em que o pneu do seis vezes campeão se esvaziou: CLIQUE AQUI
“Eu estava constantemente a olhar para o pneu, que estava a funcionar bem. Estava a tentar avaliar o seu desgaste, mas não tinha qualquer sensação de que estivesse particularmente gasto. Depois na reta maior, pude sentir a queda das rotações do motor quando se começa a ter fricção extra e a não rodar à mesma velocidade. Senti também o equilíbrio do carro a inclinar-se para a esquerda.
Senti pânico, por um segundo, e quase não consegui fazer a curva 7, mas depois disso consegui rodar nas seguintes curvas”.
No calor do momento, com a adrenalina, suponho que o instinto de luta pela sobrevivência se manifesta” disse Lewis Hamilton, que teve que cumprir o resto do percurso, mas como se pode perceber no vídeo, com Pete Bonnington a avisá-lo da recuperação de Max Verstappen, que estava a cerca de 30 segundos e terminou a cinco: “No calor do momento em que se sente a adrenalina, acho que o instinto de ‘luta pela sobrevivência’ se revela. Fui capaz de me manter calmo e realmente comedido e tentar trazer o carro para casa. Mas claro que depois de começar a pensar nas coisas que poderiam ter acontecido, se o pneu saísse da jante numa curva de alta velocidade ou algo do género. Por isso, sinto-me incrivelmente grato por termos conseguido vencer. Quando ouvia dizer que o Max estava a apanhar-me a uma velocidade louca, entrei no Hangar a direito e consegui ouvir [ Bonnington] a dizer 19 segundos nessa altura, por isso estava a tentar ganhar velocidade naquela reta, mas a roda estava a fazer uma verdadeira confusão e eu estava a pensar como é que vou passar por estas últimas cantos sem perder muito tempo? Felizmente cheguei às duas últimas curvas, e ainda ouvi 7, 6, 5… e consegui manter a calma. Estou muito grato”.
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Lewis, desta vez o arroz esteve quase a ficar mal cozido. Bolas!
Julguei que mesmo em 3 rodas batesse o Record do circuito na última volta… Leiteiroso.
Foi-se o arroz, ficou o leite
E o melão!
Posso estar a dizer um disparate mas vejam só o calibre da suspensão dienteira da Mercedes no carro do Hamilton com o pneu furado e a direito a asa dianteira do lado esquerdo não tocava no chão.
Isso é em parte devido ao downforce da traseira. Claro chegado às curvas e era ver a placa a arrastar por todo o lado.
Aliaz qualquer carro que toque num dos 4 Mercedes lixa-se sempre… Os Mercedes raramente danificam a suspensão… Mesmo qd este pinguço teve aquela saída nos treinos nada ficou danificado… Algum material fora do comum estará a ser utilizado ( lá vem novamente as célebres jantes pretas a esconder algo… Pela certa, tem mesmo de ser!
Que grande última volta. Que grande campeão. Esta vai ficar para a história como uma das voltas mais lendárias de sempre.
A calma e a frieza do Bono…. Esse sim, um grande campeão.
Bom piloto esse bono, para rookie nao teve nada mal 😂😂😂
A quarentena terminou… Corta as trancinhas…
Ate as tranças sao bem feitas pela mercedes, nao posso cortar, mas tu podes cortar ai umas fatias dos melões que te tenho dado ao longo destes 7 anos
Um grande agropecuário isso sim para o leite que fábrica, vai ka vai! E dp uma coisa mt importante, qd tudo corre bem, da para arriscar tudo qd necessário… Não me venham com a história que a sorte procura-se…
Patético quererem à força elevar esta personagem de hollywwod-C ( os B movies sao objecto de culto)ao estatuto de herói pelo q sucedeu no domingo. Mas querem falar de génio? Abrir o livro das recordaçoes e lembrar alguma coisa do outro mundo, para perceber a verdadeira medida do talento de certos pilotos? Ok entao: Spa 1998. De Pouhon até Blanchimont nao com uma roda vazia, mas a rodar com só TRÊS, pois a quarta desapareceu na estratosfera, nunca mais foi encontrada. Nessa parte do circuito o tao destestado Schumacher percorreu o sector central com curvas rápidas de “apoio” ,completamente alagadas,… Ler mais »
Comparar Hamilton com Schumacher, Senna, Prost ou Piquet, é comparar o cu com as calças.
Quantos pilotos fizeram quase voltas inteiras em situação identica? muitos mesmo.
Nao metam o Lulu na mesma categoria que Senna Schumacher e Prost. E um insulto a F1. Naqueles tempos era preciso braço.
Verdade, mas ha mta gente k insiste em comparar o incomparável.
Tudinho no braço. Até porque Prost e Schumacher nem ganharam campeonatos com suspensão ativa, controlo de tração, launch control, direção assistida, ABS, fly by wyre e sobretudo telemetria bi-direcional.