GP Grã-Bretanha F1: 7ª pole de Lewis Hamilton em Silverstone

Por a 1 Agosto 2020 15:54

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) assegurou em Silverstone a sua sétima pole position no Grande Prémio da Grã-Bretanha, depois de bater o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11), numa sessão novamente dominada pela Mercedes.

Depois de ser batido pelo finlandês na Q1 e Q2, Hamilton superou Bottas por três décimos de segundo na fase que interessava, e vai mais uma vez sair da primeira posição da grelha para o ‘seu’ Grande Prémio.

Tanto Hamilton quanto Bottas melhoraram nas suas últimas voltas, mas o inglês foi de novo melhor.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda), terminou na terceira posição, sem nunca ter estado em posição de desafiar os Mercedes, terminando mais de um segundo atrás destes. O holandês ainda melhor na sua derradeira tentativa, mas só foi suficiente para a segunda fila da grelha de partida, que vai partilhar com Charles Leclerc (Ferrari SF1000), que ficou a pouco mais de um décimo do piloto da Red Bull.

Leclerc ainda passou momentaneamente Verstappen na luta pelo terceiro lugar da grelha, mas o homem da Red Bull conseguiu melhorar e recuperar o terceiro lugar.

Depois de ter terminado a primeira ‘ronda’ de voltas da Q3, na sétima posição, Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) melhorou significativamente e completou o top cinco, à frente de Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) que caiu de quarto para sexto.

Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault) foi sétimo na frente de Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) que repetiu o oitavo lugar na grelha da Estíria. Esteban Ocon (Renault R.S.20) foi nono e pela segunda vez este ano arranca do top 10. Sebastian Vettel (Ferrari SF1000) viu ser-lhe retirado o registo da última volta, que só serviria para o nono lugar, e terminou a qualificação em décimo. O alemão, vai arrancar para a corrida com pneus macios, pois não melhorou o seu melhor tempo da Q2…na Q3.

Leclerc, Stroll e Ricciardo estão sob investigação dos Comissários Desportivos devido a um incidente no pitlane no início do Q3, depois do Ferrari ter sido libertado mesmo na frente do Racing Point, que travou forte, sendo passado por Ricciardo.

Pierre Gasly voltou a bater Kvyat em qualificação, mas falhou o que seria a sua segunda aparição consecutiva na Q3, apesar de ter um registo exatamente igual ao de Stroll, 1m26.501s, mas o registo do homem do monolugar cor de rosa foi feito primeiro, e isso é fator de desempate. O Alpha Tauri vai arrancar de acabou em 11º.

Alex Albon está a ter mais um fim de semana dececionante. Ficou em 12º lugar na qualificação, ao ser eliminado no Q2 pela segunda corrida consecutiva. A isto se junta o forte acidente no segundo treino livre. Ainda trocou os pneus médios para macios, mas já não conseguiu fazer o suficiente para entrar no top 10.

De regresso à F1 após três corridas e sete meses, Nico Hulkenberg vai partir do 13º lugar. Recebeu um telefonema tardio da Racing Point para correr no GP da Grã-Bretanha no lugar de Sergio Pérez, que testou positivo para a Covid-19, mas não teve tempo para fazer melhor. Seja como for, não foi a pior posição de qualificação da Racing Point este ano.

Daniil Kvyat foi 14º, mas tem cinco lugares de penalização para cumprir, devido a uma troca não programada de caixa de velocidades, enquanto George Russell passou novamente à Q2, mas enfrenta uma investigação pós-qualificação, por não ter abrandado num zona de bandeiras amarelas ainda na Q1.

Na primeira fase da qualificação ficaram os dois Haas e os dois Alfa Romeo. Magnussen terminou em 16º lugar, com Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen atrás de si na grelha. Romain Grosjean ainda esteve pior, porque perdeu a sua melhor volta da Q1 devido a infracção relativa aos limites da pista, em Copse. Nicholas Latifi foi mais uma vez último, e desta feita ‘enfeitou’ a questão com um pião.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado