ERC, Rally di Roma Capitale, Pedro Antunes em grande destaque
O piloto português esteve em Roma e ficou a uma classificativa do final. No entanto, esteve sempre em destaque e liderava o ERC3 Junior quando abandonou.
Pedro Antunes garantiu, quase em cima do fecho das inscrições da prova, a possibilidade de regressar a um campeonato em que deixou muito boas indicações em 2019. O piloto de Torres Vedras surgiu em Itália ao volante do seu habitual Peugeot 208 Rally 4. Logo na qualificação mostrou ao que vinha assinando a segunda melhor marca, abrindo excelentes perspetivas para a prova propriamente dita.
Antunes teve um início de rali algo prejudicado pelo comportamento dos pneus mas conseguiu terminar o primeiro dia de competição na segunda posição do escalão, a 11,2 segundos do líder, o estoniano Ken Tom ao volante de um Ford Fiesta Rally4. O português, no entanto, prometia dar o máximo e passar ao ataque.
Se bem o disse melhor o fez pois foi vencendo classificativas e encurtando a diferença para a liderança até conseguir igualar e passar momentaneamente pelo comando, passadas quatro provas especiais. O futuro vencedor da prova na classe, contudo, ripostou e Antunes voltou a descer à segunda posição quando faltavam apenas dois troços cronometrados para o final.
O piloto português fez então um grande ‘forcing’ e assumiu mesmo a dianteira na classificativa seguinte, detendo na ocasião um avanço de 4,2 segundos para o seu grande opositor. A disputa dos últimos quilómetros, na terceira passagem por Rocca San Stefano, seria fatal para as cores lusas quando Antunes sofreu um acidente e comprometeu um resultado que vinha sendo destacado internacionalmente.
“É sempre difícil encontrar palavras para descrever estes momentos, uma saída de estrada no último troço atirou-nos fora do rali quando já estávamos na liderança! Existem várias razões para acontecer o que aconteceu mas a principal foi a vontade de vencer e mostrar que os pilotos portugueses também conseguem.
Tentámos fazer um rali inteligente, com uma boa gestão no primeiro dia e atacar no segundo, estávamos a cumprir na perfeição mas infelizmente estas situações também fazem parte dos ralis. Agradeço do fundo do coração todas as mensagens de apoio que recebi, é um apoio fundamental e quero aproveitar para agradecer também à PT Rracing que está sempre à altura em qualquer campeonato e ao Pedro Alve pela prestação”, disse.