ERC/Rally di Roma Capitale: LUKYANUK NO SEU MELHOR

Por a 27 Julho 2020 10:15

Alexey Lukyanuk, em Citroën C3 R5, dominou o Rally di Roma Capitale, prova de abertura do ERC 2020. Giandomenico Basso e Oliver Solberg completaram o pódio.

Após longa espera, teve finalmente início na passada semana o ERC 2020. A honra de abertura das hostilidades coube ao Rally di Roma Capitale, prova italiana que conseguiu reunir uma lista de inscritos invejável em que pontuavam quase cinco dezenas de concorrentes com viaturas R5. Vencedor em 2019 deste rali, Giandomenico Basso assinou o melhor tempo na qualificação, seguido por cerca de 4 décimos de segundo de Alexey Lukyanuk.

Com a ida da prova para a estrada as posições inverteram-se e o russo assumiu a liderança logo na classificativa inaugural. A partir daí, Lukyanuk foi aumentando paulatinamente a sua vantagem ao conseguir ser o melhor em todas as provas especiais do primeiro dia. O seu avanço a meio do evento era de 34,1 segundos para o segundo classificado, Giandomenico Basso num VW Polo GTi R5.

O italiano entrou ao segundo dia ao ataque e reduziu em 6 segundos a sua desvantagem. No entanto, nos troços cronometrados seguintes, Lukyanuk mostrou uma vez a sua tática preferida, ganhar rapidamente vantagem e depois gerir o seu avanço. Numa fase em que Andrea Crugnola era o melhor em prova especial, Basso apenas conseguiu recuperar 5 segundos em 5 classificativas, mostrando que, salvo um dos seus frequentes erros, Lukyanuk seria o vencedor deste rali, o que veio a acontecer.

Já a grande distância dos dois primeiros classificados, Oliver Solberg levou o seu VW Polo GTi R5 ao pódio e à vitória no ERC1 Junior. O jovem piloto, agora com licença sueca, arrancou mal mas rapidamente foi ganhando posições até chegar ao lugar em que viria a cortar a meta. Logo atrás, Craig Breen conseguiu ser quarto com o Hyundai i20 R5 depois de um rali em que sentiu inúmeras dificuldades e em que, por exemplo, ao longo do último dia apenas esteve duas vezes no lote dos dez pilotos mais rápidos em prova especial.

Quinto classificado, o romeno Simone Tempestini foi uma das boas surpresas do evento ao conseguir rodar regularmente entre os mais velozes e ter chegado a passar momentaneamente por um lugar no pódio. Com este resultado, foi, no entanto, segundo na competição júnior com carros mais potentes. Terceiro nesta categoria, o espanhol Efren Llarena foi sexto posicionado absoluto depois de um rali em que teve que se defender nos últimos quilómetros do ataque de Gregoire Munster.

O piloto mais rápido na segunda etapa foi um dos pilotos que era tido como um dos favoritos ao pódio, Andrea Crugnola, mas o piloto da Citroën Italia teve um acidente logo na PE 1 e comprometeu um bom resultado. O irlandês Callum Devine e o francês Adrien Fournaux fizeram parte duma longa lista de desistências que abriu logo na qualificação quando vários pilotos sofreram acidentes, talvez uma consequência do longo tempo que, devido à pandemia, os pilotos passaram longe dos volantes de competição. O ERC regressa a meados de agosto com o Rally Liepaja na Letónia.

CLASSIFICAÇÃO

1º Alexey Lukyanuk/Dmitry Eremeev Citroën C3 R5 1:58:57.0

2º Giandomenico Basso/Lorenzo Granai VW Polo GTi R5 + 16.1

3º Oliver Solberg/Aaron Johnston VW Polo GTi R5 + 1:03.2

4º Craig Breen/Paul Nagle Hyundai i20 R5 + 1:57.0

5º Simone Tempestini/Sergiu Itu Skoda Fabia R5 + 1:58.3

6º Efren Llarena/Sara Fernandez Citroën C3 R5 + 2:15.9

7º Gregoire Munster/Louis Louka Hyundai i20 R5 + 2:20.5

8º Filip Mares/Radovan Bucha Skoda Fabia R5 Evo + 2:26.0

9º Rudy Michelini/Michele Perna VW Polo GTi R5 + 2:31.9

10º Emil Lindholm/Mikael Korhonen Skoda Fabia R5 Evo + 2:54.0

59º Pedro Almeida/Hugo Magalhães Peugeot 208 Rally4 + 53:05.7

Vencedores:

FIA ERC2 Zelindo Melegari /Corrado Bonato Subaru Impreza STI

FIA ERC3 Ken Torn /Kauri Pannas Ford Fiesta Rally4

FIA ERC1 Junior Oliver Solberg /Aaron Johnston Volkswagen Polo GTI R5

FIA ERC3 Junior Ken Torn /Kauri Pannas Ford Fiesta Rally4

Abarth Rally Cup Andrea Mabellini /Nicola Arena Abarth 124 rally

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado