Kia Picanto GT Cup: Arranque com 5 vencedores distintos
Chegada de novos talentos acrescentou ainda mais qualidade ao pelotão, mas apesar do bom andamento dos Juniores, pilotos da categoria Pro continuam a fazer valer em pista a sua experiência
Repleto de piri-piri e com a sensação de que há margem para saborear condimentos ainda mais explosivos, sobretudo quando a terceira corrida do dia contou com 6 juniores que dominaram a classificação à geral! É precisamente com base no talento dos pilotos que em 2020 se juntaram ao Troféu, mas igualmente na evolução dos que permaneceram no pelo 3ª ano consecutivo que a Organização do Kia Picanto GT Cup considera que dificilmente poderia ter havido um melhor arranque de temporada no Autódromo Internacional do Algarve.
“O que vi ao longo deste fim-de-semana leva-me a acreditar que o futuro do automobilismo nacional está em boas mãos graças à entrada de mais um leque de jovens e talentosos pilotos no plantel do Troféu Kia Picanto GT”, destacou João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal.
“Assistimos a quatro corridas muito discutidas e a um excelente andamento dos pilotos Juniores, que forçaram os pilotos da categoria Club a darem ainda mais de si para igualarem o seu ritmo ou os levarem de vencida. Estou muito satisfeito com o fair-play e competitividade demonstradas em Portimão e creio estarem reunidas todas as condições para que esta 3ª temporada seja, novamente, um enorme sucesso”, concluiu.
CORRIDA 1
Debaixo de um sol abrasador, o extenso plantel composto por 17 carros e cinco estreantes nesta primeira contenda do fim-de-semana fez o que lhe competia: divertir os presentes com uma corrida divertidíssima, marcada pelo talento de alguns dos Juniores que se juntaram ao Troféu (Pedro Pinto e Lourenço Monteiro, os mais destacados), a confirmação de outros que já aqui residiam (Luís Maria Lisboa) e a qualidade de pilotos mais experientes que também não quiseram perder a oportunidade de apimentar a competição, deixando em evidência toda a sua destreza ao volante (Gonçalo Inácio, José Supico e Pedro Alves).
Coroando uma estreia de sonho no Kia Picanto GT Cup, Pedro Pinto (Júnior) deixou um claro sinal aos seus adversários com uma corrida imaculada que lhe permitiu vencer, na classe e à geral, a sua primeira corrida no Troféu monomarca mais picante do automobilismo nacional. Parabéns, também, à recém-chegada Be Fast Motorsport, estrutura que viu, assim, premiado o trabalho da sua equipa técnica.
Atrás do sobrinho de Gustavo Moura (Pedro Pinto) ficou o não menos talentoso Lourenço Monteiro (Júnior), sobrinho de outra figura do automobilismo nacional — Tiago Monteiro — e que realizou, também ele, uma corrida de calendário para terminar, com o apoio da Speedy Motorsport, esta primeira contenda a apenas 0,869s do vencedor.
Colado a ambos, Gonçalo Inácio justificou o palmarés e demonstrou os motivos para ser considerado um dos pilotos mais rápidos da Velocidade Nacional. Apesar de ter encarado esta primeira corrida, tal como todo o fim-de-semana, de forma cautelosa, procurando sobretudo amealhar pontos e experiência ao volante do Picanto, o piloto da Martinho Sport acabou mesmo por triunfar na categoria Club e no 3º posto da geral.
Igualmente em excelente plano, Luís Maria Lisboa deu a primeira alegria do ano ao Team Nuoorte e ao novo patrocinador, Century 21 Arquitetos, depois de se ter classificado no 4º lugar da geral e em 3º da categoria Júnior. Já Guilherme Dal Maso, a competir pelo 3º ano consecutivo no Kia Picanto GT Cup, deu um grande salto de qualidade para terminar em 5º da geral e 4º da Júnior.
Assistido pela Garagem João Gomes, o piloto do Picanto #31 (Dal Maso) terminou à frente do rookie e Júnior Manuel Alves (Veloso Motorsport), que concretizou uma excelente prova na sua estreia, e ainda de José Bastos (BCM Sports), que conseguiu recuperar de uma qualificação menos feliz para terminar no top 5 entre os Juniores.
No 8º lugar da geral e em 2º da Club, um visivelmente satisfeito José Supico (Chili Team) celebrou o primeiro pódio da sua carreira no Kia Picanto GT Cup, agradecendo o trabalho efetuado pelo colega de equipa Henrique van Uden na preparação do carro.
Igualmente com uma grande recuperação após uma qualificação em que admitiu ter tido dificuldades para realizar uma volta limpa, o atual campeão Pedro Alves (Pedro Alves Racing) limitou os danos ao terminar no 3º posto dentro da sua nova categoria (Club).
Mesmo a fechar o lote dos dez primeiros encontramos João Aguiar-Branco, que continua a sua evolução no Kia Picanto GT Cup com o apoio da Speedy Motorsport, à frente do Júnior Orlando Batina (Bastos Sport), e dos Club Tiago Madeira (Red Reaper Motorsport), Paulo G. Duarte (Duarte Advogados) e Pompeu Simões (Speedy Motorsport).
A terminar a classificação desta primeira corrida de um extenso fim-de-semana, Manuel Moura Teixeira (CRM Motorsport) voltou a divertir-se ao volante do Picanto partilhado habitualmente com Francisco Marrão, concluindo à frente de Luís Pedro (Speedy Motorsport) as 7 voltas de uma corrida que terminou com safety-car em pista, após o despiste de Manuel Leão (CRM Motorsport).
1 – #24 Pedro Pinto (Júnior)
2 – #18 Lourenço Monteiro (Júnior)
3 – #45 Gonçalo Inácio (Club)
4 – #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)
5 – #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)
6 – #68 Manuel Alves (Júnior)
7 – #30 José Bastos (Júnior)
8 – #27 José Supico (Club)
9 – #52 Pedro Alves (Club)
10 – #12 João Aguiar-Branco (Júnior)
11 – #16 Orlando Batina (Júnior)
12 – #73 Tiago Madeira (Club)
13 – #21 Paulo G. Duarte (Club)
14 – #2 Pompeu Simões (Club)
15 – #13 Manuel M. Teixeira (Club)
16 – #25 Luís Pedro (Club)
NC
17 – #77 Manuel Leão (Júnior)
CORRIDA 2
Depois do 3º lugar obtido no dia anterior, Pedro Alves voltou a subir ao pódio da categoria Club, mas desta feita para vencer na classe e à geral. O piloto vila-realense superou pelo caminho Henrique van Uden, resultado que dava corpo a um fim-de-semana que, deste modo, continuava a ser muito positivo para o Chili Team.
O mesmo sucedeu com o Júnior Luís Maria Lisboa: o piloto do Team Nuoorte alcançou o primeiro lugar na sua categoria, à frente de José Bastos (BCM Sports) e Pedro Pinto (Be Fast Motorsport), que completaram, assim, o pódio dos mais novos.
Logo atrás, seguiram-se Guilherme Dal Maso (Garagem João Gomes), 6º da geral e 4º da Júnior, Manuel Alves (Veloso Motorsport), o duo da Speedy Motorsport João Aguiar-Branco e Lourenço Monteiro, e ainda Orlando Batina (Bastos Sport).
Após os festejos do triunfo na categoria Club da Corrida 1, Gonçalo Inácio voltou a ir ao pódio no Picanto preparado pela Martinho Sport, desta feita para terminar no 3º lugar da categoria e em 11º da geral. Seguiram-se-lhe Luís Pedro e Pompeu Simões, ambos da Speedy Motorsport, Paulo Gonçalves Duarte, do Team Duarte Advogados, e finalmente Miguel Martins, outro estreante na competição.
CORRIDA 3
Arrancando, uma vez mais, da 1ª posição da grelha, tal como na primeira corrida do fim-de-semana, o rookie Pedro Pinto repetiu a alegria dada à Be Fast Motorsport para vencer uma vez mais à geral e na sua categoria. Seguiram-se-lhe Luís Maria Lisboa, que travou um aguerrido duelo com Lourenço Monteiro, e ainda Manuel Alves, Orlando Batina e João Aguiar-Branco, num top 6 totalmente dominado por pilotos da categoria Júnior.
No 7º posto da geral, Pedro Alves foi o melhor Club, após recuperar 6 lugares face à posição de partida. Mas teve sempre a pressão do Júnior Guilherme Dal Maso, piloto que continuava a demonstrar um ritmo muito forte na que é a sua terceira temporada no plantel do Kia Picanto GT Cup.
Segundo entre os Club, Gonçalo Inácio amealhou mais um resultado importante neste regresso à Velocidade Nacional, desenvencilhando-se de José Bastos, que fechou o top 10, e ainda de José Supico. O piloto do Chili Team (Supico) despediu-se de Portimão com satisfação acrescida, já que somou neste fim-de-semana os primeiros pódios da carreira.
Cada vez mais confiante ao volante do Picanto #25, Luís Pedro subiu mais uns degraus na classificação e na sua aprendizagem, terminando a corrida no 12º lugar da geral e em 4º da categoria Club. A fechar a classificação, concluíram a prova Tiago Madeira, Pompeu Simões, Paulo Gonçalves Duarte e Manuel Moura Teixeira.
CORRIDA 4
Liderando do princípio ao fim, Pedro Alves amealhou mais um triunfo ao seu currículo no Kia Picanto GT Cup, vencendo na classe e à geral para concluir com chave de ouro esta sua participação no Autódromo Internacional do Algarve. Novamente no encalce do campeão em título, Henrique van Uden fez de tudo para inverter posições, como o demonstram os 8 décimos de segundo que separaram os dois pilotos no final da corrida.
Cumprindo o que prometeu — e que passava por amealhar pontos e experiência —, Gonçalo Inácio subiu novamente ao pódio da categoria Club, naquela que foi a quarta presença (em quatro possíveis) do fim-de-semana. Um excelente resultado, sobretudo quando repetiu à geral a posição obtida nesta derradeira corrida.
Ligeiramente mais atrás assistiu-se a uma das grandes batalhas da prova, com José Bastos a fazer de tudo para segurar atrás de si um rapidíssimo Guilherme Dal Maso. O piloto do Picanto #31 travou ainda um interessante duelo com Luís Maria Lisboa, a que se juntou, depois, o estreante Manuel Alves. O piloto do carro #68 (Alves) viria mesmo a terminar a corrida entre ambos e a celebrar, com isso, o primeiro pódio da carreira entre os Juniores.
No 8º lugar da geral, Orlando Batina pagou o preço de uma qualificação menos positiva face ao que lhe é habitual, concluindo a prova à frente de Lourenço Monteiro e Pedro Pinto. A encerrar a classificação, outro confronto pleno em motivos de interesse e protagonizado, em exclusivo, por pilotos da categoria Club. No final, a vantagem recaiu sobre Pompeu Simões ao superar Paulo Gonçalves Duarte, Miguel Martins e Manuel Moura Teixeira.
Numa altura em que era 5º da categoria, João Aguiar-Branco acabou por desistir a cinco voltas do final da prova, ao passo que Luís Pedro não alinhou nesta última corrida.
A MELHOR ESCOLA
Para Tiago Raposo Magalhães, “o equilíbrio entre todos os carros e pilotos continua a demonstrar que o Kia Picanto GT Cup é a melhor escola de automobilismo em Portugal e o Troféu perfeito para alimentar a paixão pelo automobilismo.”
“A sua fiabilidade à prova de bala, aliada ao desempenho do carro, estiveram novamente em destaque ao longo deste fim-de-semana de corridas no Autódromo Internacional do Algarve”, sublinhou o CEO da CRM Motorsport.
Concluída a primeira prova do seu calendário desportivo, a comitiva do Kia Picanto GT Cup desloca-se agora a Braga, no fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro, para a segunda jornada desta terceira temporada da competição.
Resultados Corrida 2, Portimão 1 Super Racing Weekend
1 – #52 Pedro Alves (Club)
2 – #27 José Supico (Club)
3 – #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)
4 – #30 José Bastos (Júnior)
5 – #24 Pedro Pinto (Júnior)
6 – #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)
7 – #68 Manuel Alves (Júnior)
8 – #12 João Aguiar-Branco (Júnior)
9 – #18 Lourenço Monteiro (Júnior)
10 – #16 Orlando Batina (Júnior)
11 – #45 Gonçalo Inácio (Club)
12 – #25 Luís Pedro (Club)
13 – #2 Pompeu Simões (Club)
14 – #21 Paulo G. Duarte (Club)
15 – #73 Miguel Martins (Club)
Resultados Corrida 3, Portimão 1 Super Racing Weekend
1 – #24 Pedro Pinto (Júnior)
2 – #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)
3 – #18 Lourenço Monteiro (Júnior)
4 – #68 Manuel Alves (Júnior)
5 – #16 Orlando Batina (Júnior)
6 – #12 João Aguiar-Branco (Júnior)
7 – #52 Pedro Alves (Club)
8 – #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)
9 – #45 Gonçalo Inácio (Club)
10 – #30 José Bastos (Júnior)
11 – #27 José Supico (Club)
12 – #25 Luís Pedro (Club)
13 – #73 Tiago Madeira (Club)
14 – #2 Pompeu Simões (Club)
15 – #21 Paulo G. Duarte (Club)
16 – #13 Manuel M. Teixeira (Club)
Resultados Corrida 4, Portimão 1 Super Racing Weekend
1 – #52 Pedro Alves (Club)
2 – #27 Henrique van Uden (Club)
3 – #45 Gonçalo Inácio (Club)
4 – #30 José Bastos (Júnior)
5 – #31 Guilherme Dal Maso (Júnior)
6 – #68 Manuel Alves (Júnior)
7 – #20 Luís Maria Lisboa (Júnior)
8 – #16 Orlando Batina (Júnior)
9 – #18 Lourenço Monteiro (Júnior)
10 – #24 Pedro Pinto (Júnior)
11 – #2 Pompeu Simões (Club)
12 – #21 Paulo G. Duarte (Club)
13 – #73 Tiago Madeira (Club)
14 – #13 Manuel M. Teixeira (Club)
NC 12 João Aguiar-Branco (Júnior)
25 Luís Pedro (Club)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI