Open de Portugal de Velocidade: Bom começo
Paulo Pinheiro/Pedro Marreiros (Porsche 991 GT3 Cup) e José Correia (Nissan Nismo GTR-GT3), duas vezes, levaram de vencida as três corridas do novo Open de Portugal de Velocidade by Michelin que tiveram lugar em Portimão. Houve de tudo em pista. Emoção, espetáculo…
Começou em Portimão o novo Open de Portugal de Velocidade by Michelin, competição que este ano encerra várias novidades: Depois da ANPAC, agora é a vez da Prime Promotion promover a competição, como já percebeu há um novo patrocinador, a marca de pneus Michelin e também e não menos importante, há um ‘Prize Money’, no valor de 15 mil euros. Portimão foi a primeira de quatro jornadas, que visitam os três circuitos permanentes de Portugal (Portimão, Estoril e Braga. As provas têm, a exemplo do ano passado, dois formatos: Sprint (2 corridas com duração de 20 minutos cada) e Endurance (1 corrida com duração de 45 minutos e troca de piloto). Por fim, quatro categorias: Open de Portugal GT (classes G1, G2 e G3), Open de Portugal de Turismos (classes T1, T2, T3, T4 e T5), Open de Portugal Superseven (classes SS1 e SS2) e Open de Portugal KIA Ceed GT Cup. Este ano, e ao contrário do que sucedeu no passado, só vai haver dois Campeões, um de GT, outro de Turismos.
Em termos desportivos, Paulo Pinheiro/Pedro Marreiros (Porsche 991 GT3 Cup) e José Correia (Nissan Nismo GTR-GT3), venceram as duas primeiras corridas, que valem 20 pontos cada, sendo que a última, ganha novamente por José Correia, vale o dobro: 40 pontos.
Depois de dominar as sessões de qualificação, José Correia (Nissan GT-R GT3), a primeira corrida foi um espelho do que se passou nas sessões de qualificação, com José Correia a impor o Nissan GT-R GT3, controlando sempre as ténues investidas de Fábio Mota e de Paulo Pinheiro com relativo à vontade. Contudo, o domínio de José Correia terminou quando um furo decorrente de um problema com a suspensão do seu carro, o fez perder muito tempo, forçando uma paragem nas boxes e o fim da possibilidade de começar a temporada com uma vitória.
Após várias voltas atrás do Porsche de Fábio Mota, Paulo Pinheiro conseguiu passar para a frente e rumar a uma vitória que acabou por ser tranquila, pois atrás de si, Fábio Mota conheceu alguns problemas com o seu Porsche, e viu-se ainda ultrapassado por Francisco Mora (Cupra TCR), fechando o pódio desta primeira corrida do Open de Portugal de Velocidade by Michelin.
Na segunda, José Correia (Nissan GT-R GT3) ‘vingou-se’ ao dominar do arranque à bandeira de xadrez a segunda manga da competição. O piloto de Braga fez pleno uso da superioridade técnica do seu carro para manter um andamento impossível de acompanhar pelos Porsche 911 GT3 Cup, nomeadamente, os pilotados por Pedro Marreiros (2º classificado) e por Fábio Mota, que completou o pódio. Porém, a distância final para o vencedor não reflete a imagem correta, pois Pedro Marreiros optou por poupar ao máximo os pneus do 911 991 GT3 Cup para a terceira corrida.
Contas feitas, Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro largaram da ‘pole position’ para a terceira e última corrida da jornada de Portimão, enquanto que José Correia saiu da última fila da grelha de partida: “Depois do azar de sábado, a segunda corrida foi bem mais simples: saí na frente e mantendo um ritmo rápido sem exageros, consegui distanciar-me. Quando percebi que a vantagem era alargada, comecei a gerir.”
A terceira corrida começou logo com um desaguisado em pista. Paulo Martins terá tocado no carro de Gabriela Correia, que por sua vez ‘levou’ consigo Luís Silva, o que resultou na entrada do Safety Car.
Indiferente a tudo o resto, vindo do fundo da grelha, José Correia não demorou a chegar ao primeiro lugar. Pedro Marreiros ainda se aproximou, mas o piloto do Nissan não deu hipóteses e venceu com 8.548s de avanço, a corrida. Fábio Mota e Bruno Pires (Porsche 997 GT3 Cup) foram terceiros da corrida e segundos classificados na sua categoria, a G2, com José Rodrigues (Honda Civic Type R) a triunfar entre os TCR. Jorge Silva/Pedro Silva (Renault Clio RS) venceram a categoria T4, José Fafiães (Honda Type R) triunfo entre os TCS e Paulo Martins/Bruno Sá (VW Golf GTI) fizeram o mesmo na T2. Por fim Gabriela Correia (Cupra TCR DSG) triunfou na classe T1. No final, já nas boxes, houve muita polémica, resultante do toque em pista, em que estiveram envolvidos Paulo Martins, Gabriela Correia e Luís Silva.
Classificações
Corrida 1
Pos. Classe Nome Carro Tempo/Fif.
1 G2 Pinheiro-Marreiros Porsche 991 GT3 Cup 11 Voltas
2 TCR Francisco Mora Cupra TCR Seq 8.345
3 G2 Mota – Pires Porsche 997 GT3 Cup 8.864
4 G2 Nuno Baptista Porsche 997 GT3 Cup 21.483
5 TCR Daniel-Joaquim Cupra TCR Seq 37.965
Corrida 2
1 G1 José Correia Nissan Nismo GTR – GT3 11 Voltas
2 G2 Pinheiro-Marreiros Porsche 991 GT3 Cup 15.978
3 G2 Mota – Pires Porsche 997 GT3 Cup 26.913
4 TCR Francisco Mora Cupra TCR Seq 28.887
5 G2 Nuno Baptista Porsche 997 GT3 Cup 32.357
Corrida 3
1 G1 José Correia Nissan Nismo GTR – GT3 18 Voltas
2 G2 Pinheiro-Marreiros Porsche 991 GT3 Cup 8.548
3 G2 Mota – Pires Porsche 997 GT3 Cup 18.370
4 TCR José Rodrigues Honda Civic Type R 26.381
5 TCR Francisco Mora Cupra TCR Seq 26.760