DTM: Audi pode ficar se GT3 entrarem em cena
A Audi oficializou a saída do DTM no final deste ano, mas poderá dar um passo atrás se a regulamentação mudar.
As máquinas atuais não estão a convencer qualquer marca nova a apostar no DTM e com a saída da Audi. ajuntar à saída da R-Motorsport que colocou em pista os Aston Martin, o campeonato fica apenas com a BMW para 2021. Tal pode obrigar a uma mudança nos regulamentos.
Os GTE já foram referidos como opção, mas os GT3 poderão ser a solução. Uma versão mais potente dos atuais GT3 pode ser a base para um campeonato ligeiramente diferenciado, mas que pode atrair muitas mais marcas, dada a quantidade de carros GT3 disponíveis.
A própria Audi poderá dar o dito por não dito e manter-se na competição se os GT3 avançarem:
“No momento, o R8 ainda está a ser construído”, disse Dieter Gass, chefe da Audi, ao Motorsport.com. “Essa é outra discussão que ainda está em andamento no momento. Ainda não há 100% de clareza. Atualmente, estamos a trabalhar na nossa estratégia de automobilismo. Veremos todos os casos possíveis. Existe o portfólio da Audi. Isso está em discussão tanto quanto a estratégia do automobilismo. Como e se haverá um carro desportivo no futuro [para substituir o R8] não está decidido de acordo com minhas informações. ”
A plataforma GT3 pode ser uma solução que permita revitalizar até o DTM. Uma versão mais hardcore dos GT3 poderia ser escolhida com um pouco mais de potencia e downforce, sem que isso implicasse muito investimento das marcas. Assim o DTM continuaria diferenciado mas poderia receber um número de marcas bem superior ao que viu até agora.
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Epá…. Nem sei por onde começar, tamanha é a estupefacção com que fiquei depois de ler que querem colocar um carro de GT3 num campeonato que tem a palavra TURISMO no nome. A sério, sem palavras. Um GT num campeonato de turismo… 😤 Ainda mais quando assinaram um acordo com os Japoneses para criar uma classe única, onde uma das regras é ter motores frontais. Isso para mim, abre a possibilidade da Ferrari lá colocar carros GT3, assim como outras marcas. Se a Audi não quer fazer mais carros DTM, então que não se ponham com ideias e acabem com… Ler mais »
Já existiu o Blancpain sprint, mas para mim tinha o defeito de ter 2 pilotos por carro que é coisa que não me seduz muito. Pena não fazerem um campeonato sprint só com 1 piloto por equipa com os LMP1.
A Audi não quer, nem a mercedes, nem Aston Martin nem os japoneses querem correr no DTM.
Então acabam ou mudam. Eu prefiro uma bela competição do que não ter. provavelmente discorda em favor do purismo do Turismo.
Isso que dizes não faz qualquer sentido quando os DTM (supostos turismos) andam mais do que os GT3 (GT´s). Se reparares, os carros do Super GT (Acordo com os “Japoneses”) são carros GT, tanto que o Honda NSX, Nissan GTR e Lexus andam nos GT’s a volta do mundo. Logo menos sentido faz o que dizes e se esses carros fossem correr para o DTM, eram carros de GT e não de turismo. A Audi tanto que não quer mais, como já anunciou a saída… Assim como a Aston Martin e Mercedes. Logo a DTM só tem duas opções… Fica… Ler mais »
O que nao faz qq sentido é ter 2 competições praticamente iguais. Para quê um DTM com equipas clientes com GT3 mais caros qd exite um ADAC GT Masters que já é orientado para equipas clientes e com menor custo? Ou o DTM é virado para equipas oficiais e tem carros proprios, ou então, se as equipas nao querem, o melhor mm é fechar portas.
Já que menciona o ADAC GT Masters, porque não juntá-lo com o DTM e criar um campeonato como o antigo DRM( Ford Capri Zakspeed, Lancia Beta Montecarlo turbo, Toyota Celica turbo, Porsche 935 moby dick, BMW 320i turbo)?
É uma solução mas transformaria o DTM em mais um campeonato GT3. Se os alemães olhassem para o que se passa na Austrália, poderiam criar um campeonato com base nos V8 Supercar, até porque a Opel e a Holden partilham o mesmo topo de gama, Imsignia e Commodore respectivamente, bastando trazer a Mercedes com um classe E(que já lá correu há uns anos atrás), a BMW com um série 5 e a Audi com o A6. Além de que é um campeonato não muito dispendioso se compararmos com o DTM, e os australianos conseguem manter o campeonato só com a… Ler mais »