F1: O que está em causa com o protesto à Racing Point?

Por a 13 Julho 2020 12:26

A Renault protestou a legalidade do Racing Point RP20, pois entende que a equipa de Silverstone está a utilizar peças copiadas da Mercedes, que são “peças listadas”, ou seja não podem ser utilizadas por outra equipa. Esses são o tipo de componentes que cada equipa tem que desenhar e construir a sua . Mas a Renault protestou especificamente os dutos dos travões, uma peça que este ano passou a fazer parte das tais peças listadas, e tendo em conta que um protesto não pode ser feito em termos globais, ou seja a Renault não pode dizer simplesmente que o carro foi copiado, tem que dizer o quê, daí ter protestado os dutos, provavelmente porque são uma peça quase impossível de replicar através de fotos, e se o RP20 tiver dutos iguais ao Mercedes W10 é gato escondido com o rabo de fora.

Logicamente que não será fácil para a Renault provar algo, mas a FIA pode lá chegar. Os desenhos da peça têm que ter uma origem, e isso pode ser verificado. Como se sabe a Racing Point falou diversas vezes com o Departamento Técnico da FIA para ter a certeza que a federação estava confortável com a sua forma de fazer as coisas.

A questão aqui tem a ver com o facto que se forem encontradas peças que se perceba que são fornecimento direto ou foram concebidas a partir de um ficheiro CAD da Mercedes, a Racing Point provavelmente não poderá correr com este carro.

O grande problema da Racing Point é que o carro é bom… demais, e pelo que já se viu até aqui, pode estar melhor que o Ferrari e ao nível do Red Bull, pelo que a Renault, McLaren não vão ficar de mãos cruzadas quanto a este assunto.

Resta saber se a Racing point foi longe demais na sua cópia e agora a grande questão é saber se essa cópia foi feita como dizem os homens da equipa do ‘Mercedes cor de rosa’. Estes alegam que o trabalho foi feito a partir de fotografias, mas é isso que agora o departamento técnico da FIA vai analisar. Basicamente, é quase impossível copiar um monolugar a este nível, com a precisão que parece ter sido feita. Alegar que o fizeram a partir de fotografias pode ser um ponto muito difícil de comprovar por parte da Racing Point.

O grande problema disto tudo é se a questão vai para os tribunais civis, porque no fim disto tudo trata-se de dinheiro. Melhores resultados significam mais dinheiro. A Force India nos últimos anos conseguiu mais do que uma vez o quarto lugar, em 2016 e 2017, mas o ano passado foi sétima classificada. É um pulo enorme face ao que estão a fazer agora. Se não descobriram a pólvora, estão perto disso, mas se fizeram algo errado a FIA é que vai ter de descobrir. Até lá são inocentes.

Era bom que esta questão não saísse da esfera da F1/FIA, pois ir para os tribunais civis seria mau demais. Por fim, talvez os regulamentos tenham que se ‘descomplicados’. Agora, a FIA vai ter que descobrir se a Racing Point utiliza componentes desenhados diretamente a partir de um desenho da Mercedes e em segundo lugar, como os obteve. Já tivemos um caso de espionagem na F1, em 2007, muito grave, que resultou numa multa de 100 milhões. Vamos ver como termina isto…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
4 anos atrás

Em 2007 a denúncia começou com um simples e misterioso pó nos motores Ferrari após o GP do Mónaco onde a McLaren demolio a concorrência com uma dobradinha. Após isso, a caso descambou para o que já se sabe e a McLaren acabou por pagar uma multa por ter tido acesso aos designs da Ferrari e sobretudo, por ter acesso aos relatórios do uso dos pneus. A Renault para protestar é porque sabe muito mais que o que neste momento pode revelar, apenas querem um início de investigação. Não nos podemos esquecer que em 2018 após um investigação à HAAS… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Lisboa, eles sabiam tudo da Ferrari – só emails foram 323- e tais informações foram transmitida sdentro da McLaren. E esse pó, descoberto por um dos mecanicos , salvo erro antes de ir para a pista,era um composto que iria permitir assinalar nos sensores uma quantidade de combustível superior ao real. Mas essa é a ponta do iceberg. Logo na Austrália todos se aperceberam a presença na grelha de partida do Charlie Whiting e o Joe Baue (na altura era permitido estarem à volta do carro até 5 min), eles estranhamente não saíam de ao pé do Ferrari.Teriam encontrado qualquer… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

A Renault protestou aquilo que lhe pareceu mais difícil de copiar e é visível a olho nu, nada mais. Estão apenas a ver se cola e conseguem tirar um adversário do caminho na secretaria.

F1_4ever
4 anos atrás

A Racing Point diz que fez o seu com base em fotos do Mercedes W10. Se calhar “esqueceu-se” foi de dizer que as fotos eram dos planos de construção do W10, e não do carro já pronto…

jaguar-r1
jaguar-r1
4 anos atrás

Tenho pena se lhes acontecer algo. É uma equipa que com pouco faziam muito. Mas regras são regras. Se estiverem a prevaricar que sejam punidos. Se calhar tinham é que punir também a Haas primeiro… xD

Pity
Pity
4 anos atrás

Pelo que depreendo do que li noutro site, o “crime” da Racing Point foi não ter incluído os dutos na “lista de compras” que fez à Mercedes. Será um crime assim tão grave?

pokeralho46
pokeralho46
Reply to  Pity
4 anos atrás

Acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água, a Renault apresentou apenas provas novas (dutos) e a queixa até foi admitida, agora é esperar a clarificação.

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
4 anos atrás

Crime não é certamente, porque ninguém vai preso.

Lisboa
Reply to  Pity
4 anos atrás

Regras são regras.

Não pode haver excepções num mundo justo e democrático.

A Renault para fazer esta queixa é porque tem a certeza que algo não está dentro das regras impostas e previamente aceites por todas as equipas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

A Renault tem tanta certeza como qualquer um de nós. Até a própria Mclaren diz que não entende o porquê do protesto da Renault e que não vê bases legais para o fazer. Mas a FIA faz bem em investigar, o assunto tem de ser esclarecido para acabar com a choradeira caso se prove que não houve cópia nenhuma.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Se não me engano os dutos não fazem parte das peças que podem ser compradas a outras equipas. A Renault protestou essas peças porque são difíceis de copiar. Foi a maneira que encontraram de começar um processo que quem sabe pode tirar do caminho um dos adversários directos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

“Basicamente, é quase impossível copiar um monolugar a este nível, com a precisão que parece ter sido feita.” Estranho, a Haas em 2018 apareceu com uma cópia do Ferrari de 2017 e saltou automaticamente para o 4º lugar a nível de performance. A diferença é que nesse ano a Ferrari estava muito competitiva e a RB também, porque tinha dois pilotos ao mesmo nível. Porque até agora somente Pérez andou ao nível de um RB… O do Albon. Max estava a milhas de distância a nível de performance. Assim que alegar que o Racing Point está ao nível dos RB… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Tal como tu…que agora não pias, e ainda apoias o plágio da Racing Point…e andavas muito indignado com a Haas. Mesmo à “Pateta da Aldeia” como de costume.

RogerM
RogerM
4 anos atrás

O que está em causa? Que se abra um antecedente, e as equipas passam todas a fazer cópias literais de certos monolugares. Até alguma equipa se “lembrar” de protestar e proclamar legalmente a propriedade intelectual do desenho do componente.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Antecedente, ou precedente?

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
4 anos atrás

Antecedente…pois a FIA já acho os Racing Point legais. Precedente, vem agora a seguir com a confirmação por parte da FIA que “podem plagiar à vontade”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado